Gestão Produtividade

Como cortar custos e melhorar os processos com um software ERP

Uma frase que define de forma resumida o objetivo de todo empreendedor é: reduzir os custos e aumentar o lucro. Toda empresa deve estar constantemente se atualizando em busca de novas soluções para otimizar os seus ganhos.

É justamente visando essa otimização que a implementação de um software ERP é indicada. Nesse artigo você vai saber o que é ERP e como ele pode te auxiliar na administração do seu negócio, contribuindo para diminuir os gastos e tornar os processos mais eficientes.

O que é ERP?

O Enterprise Resource Planning, ou ERP, é um sistema de gestão empresarial. O que o diferencia dos outros softwares é que ele unifica todos os setores em um único sistema. Então, se hoje você conta com um software para o departamento pessoal, outro para o setor de vendas e outro para fazer a contabilidade, por exemplo, o software ERP te possibilita integrar todas essas funções.

Vantagem do uso de um sistema ERP

A vantagem principal está na integração que o sistema proporciona: os diferentes departamentos de uma empresa passam a tomar as decisões com mais precisão e mais rapidez, pois têm acesso a todas as informações necessárias em um único ambiente.

A comunicação é fundamental para o crescimento de qualquer negócio. Muitas vezes, uma falha na comunicação ou até mesmo a demora no repasse de alguma informação pode gerar desperdícios e prejuízos. Com o uso de um software ERP, a comunicação dentro da empresa se torna mais eficiente e muito mais ágil.

Como o software ERP contribui para a redução de custos?

É apenas um que funciona por muitos

Por ser capaz de unificar as tarefas dos diferentes setores, o ERP substitui o uso de vários outros softwares. Dessa forma, você evita o gasto com implementação, manutenção, suporte técnico e treinamento de diversos sistemas diferentes.

Integração com clientes e fornecedores

Além de unificar os diferentes setores da empresa, o software ERP pode ser integrado a sistemas de fornecedores e clientes. A troca de informações fica otimizada e permite que você esteja sempre um passo a frente no planejamento, evitando gastos de última hora.

Atendimento de qualidade

Uma das vantagens que um sistema ERP traz é a de facilitar a criação de uma loja virtual. Atualmente, a tendência natural é que as principais tarefas do dia a dia sejam realizadas através da internet e ter uma loja virtual vai certamente trazer muita visibilidade para a sua empresa.

Menor custo de mão de obra e aumento de produtividade

Sistemas ERP’s são muito funcionais, de fácil uso e adaptação. Isso permite que os funcionários gastem menos tempo inserindo as informações. Menos tempo na realização das tarefas significa maior produtividade e menos gasto.

Controle maior e mais preciso

Por ter todos os processos da empresa reunidos, o software ERP permite que você tenha uma visão mais ampla e direta dos seus negócios. Você vai poder controlar seu estoque de forma precisa, evitando desperdícios e compras de última hora. Além disso, através de relatórios e indicadores fornecidos pelo sistema, você consegue visualizar as áreas que necessitam de investimento, onde é possível cortar gastos e até mesmo avaliar o desempenho de seus funcionários.capa-sem-fundo-gestao-financeira-eficiente

Os softwares ERP’s são desenvolvidos sob medida de acordo com a necessidade de cada empresa, pesquise a melhor alternativa para você e invista nessa ferramenta para te ajudar a administrar melhor os seus negócios e reduzir os custos. Aproveite e baixe nosso e-book sobre Gestão Financeira.

Você pode gostar
Como ficará a emissão de NF-e a partir de 2017?
5 razões para fazer um planejamento que aumente a produtividade
5 razões para fazer um planejamento que aumente a produtividade

Deixe o seu comentário para

Seu comentário*

Nome*
Website