Perceber os erros que podem acabar com a sua empresa e que o seu negócio não anda bem é a parte fácil.
Encontrar a verdadeira fonte do problema e solucioná-lo já não é tão simples assim.
Justamente por isso, estabelecer um planejamento estratégico para sua empresa e analisar seus resultados periodicamente é tão importante.
Além do mais, isso permite que o gestor saiba quais áreas do empreendimento necessita de investimento, e regula quanto pode ser investido também.
Existem alguns erros que podem acabar com sua empresa, por isso deve existir uma força maior dentro da empresa que faça o possível para evitar que os mesmos venham a acontecer.
Separamos os 5 principais pontos a serem levados em conta durante sua gestão:
1 – Falta de Treinamento de funcionários
Não pense que treinamento de funcionários é um investimento desnecessário. Na verdade ele é extremamente importante!
É claro que na hora da contratação de um colaborador, você procura por características que sejam importantes para sua empresa e que também estejam capacitados para o cargo proposto.
Mas a questão é que o mercado está em constante transformação e assim como as pessoas acompanham tais mudanças, sua empresa deve fazer o mesmo.
Oferecer oportunidades de desenvolvimento para seus colaboradores mostra para sua equipe que o gestor se preocupa com os mesmos.
Isso dá a ele motivação para trabalhar melhor, o que apresenta benefícios e taxas positivas no desempenho de todos.
Além do mais, isso vai garantir que sua equipe trabalhe de forma igualitária e integrada, o que garante otimização nas tarefas feitas e diminui o retrabalho.
2- Ignorar o feedback dos clientes e funcionários
Jamais ignore o Feedback de de seus clientes, isso pode fazer você perder oportunidades de negócio únicas.
Além do mais, este tipo de opinião pode te ajudar a compreender o perfil de seus clientes de maneira prática.
O que ajuda muito no momento de estabelecer a estratégia de seu empreendimento.
O Feedback de seus funcionários é igualmente importante.
Os mesmos lidam com suas funções diariamente, e podem vir a ter idéias de como melhorar o processo. Manter um canal de conversa aberto com eles
3- Pouco investimento em Marketing
Sempre que um empreendedor se depara com uma situação que requer que alguns custos sejam cortados do seu orçamento, ele costuma investir muito menos, ou até mesmo nada em Marketing.
Isso é um péssima decisão. Marketing é essencial para o bom andamento.
Imagine organizar uma festa, encomendar as bebidas, a comida, reservar a data e local e não convidar ninguém.
É exatamente isso que acontece quando você tem um negócio e não o promove através da publicidade.
Esta é a ferramenta que garante que as pessoas saibam que seu empreendimento existe, e por fim que os mesmos levem isso em conta quando precisarem de produtos ou serviços do seu nicho de mercado.
Não investir na publicidade de seu negócio é um erro que pode levar a empresa a um colapso, ou até mesmo ao fechamento dela.
Na verdade é bastante simples: se você não captar clientes, seus lucros não serão suficientes para manter o negócio em andamento.
Levando em conta que o marketing é fundamental para atrair novos compradores, além de fidelizar os já existentes.
4- Estabelecer Metas inalcançáveis
Metas e objetivos são realmente bastante importantes de serem estabelecidos.
Porém, eles devem ser baseados em possibilidades reais. Um bom exemplo disso é a meta de crescimento de uma empresa.
É importante não se afobar no início de tudo e acabar colocando os pés pelas mãos exagerando e investindo grandes quantidades em áreas de seu empreendimento que não tinham necessidade.
Descubra onde quer chegar, estipule seus objetivos e faça um planejamento consciente.
5- Falta de investimento em tecnologia
Inovação e tecnologia são essenciais no sucesso de qualquer empreendimento. Deixar de investir nisso é um erro grave.
A tecnologia permite que tudo aconteça de forma mais ágil, além de evitar o retrabalho.
Apostar na inovação e em novas tecnologias é importantíssimo para que o empreendimento consiga acompanhar as tendências do mercado.
Somente dessa forma, o negócio desenvolve novos produtos, e consegue explorar outros mercados a fim de aumentar suas chances de crescimento.
De acordo com o Centro de Empreendedorismo e Novos Negócios da FGV-EAESP, entre as empresas que sobrevivem mais de cinco anos no mercado, 86% fizeram investimentos em inovação e tecnologia.
Portanto fica claro que a longevidade de um empreendimento está diretamente ligada a esse fator.
Empresas que, por exemplo, utilizam um software para melhorar seus processos conseguem centralizar suas informações e recebem relatórios para análise de seus resultados periodicamente, algo que já destacamos ser extremamente importante!
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