A resposta sobre o que é um modelo de negócio não é nada complexa, afinal, se trata da maneira como uma empresa cria e entrega valor para os seus consumidores.
Nesse cenário, a partir do momento em que você cria um modelo de negócios, é possível ter uma visão macro de todas as etapas que fazem parte das ações realizadas por sua organização.
E embora esse conceito seja simples, gestores e empreendedores costumam ter dificuldade na hora de documentar um modelo de negócio.
Se esse é o seu caso, siga a leitura conosco nesse artigo, pois ao longo dele explicaremos em mais detalhes o que é um modelo de negócio e como montar o seu.
Modelo de negócio: o que é?
Um modelo de negócio é a descrição de como uma empresa cria, distribui e captura valor.
E justamente esses pontos de criação, distribuição e captura de valor são considerados atividades-chaves de qualquer empresa.
Como exemplo de o que é um modelo de negócio, podemos dizer que as empresas do século 21 criam valor por meio de seus usuários através de redes sociais, que hoje são considerados um veículo de distribuição.
Além disso, elas também conseguem capturar valor em anúncios e ofertas feitas em espaços publicitários que permitem a contagem de cliques.
Importância do modelo de negócio
Um modelo de negócio é importante porque dá às empresas a chance de se diferenciarem, inovarem, conquistarem clientes e até mesmo reduzirem custos enquanto geram receita.
Para empreendedores iniciantes, ele é ainda mais importante porque dá mais segurança para tomar decisões dos seus negócios e ter um norte para cada ação.
Além do mais, o modelo de negócios permite que qualquer pessoa consiga entender facilmente o funcionamento de uma empresa de maneira prática, rápida e principalmente visual – algo fundamental para novos colaboradores, investidores ou sócios.
Tipos de modelo de negócio: confira
Os principais tipos de modelo de negócios são: franquias, assinatura, freemium, marketplace e SAAS.
Na sequência, entramos em mais detalhes sobre as características de cada um desses tipos e damos exemplos de empresas que trabalham com eles. Confira!
– Franquias
As franquias são um modelo em que terceiros pagam pelo direito de uso de uma marca e de sua estrutura de gestão por um tempo que pode ser indeterminado ou não.
Os exemplos mais conhecidos de franquias são: O Boticário, Cacau Show e Subway.
– Assinatura
O modelo de assinatura é o que os negócios oferecem aos seus clientes produtos ou serviços por meio do pagamento de uma taxa que pode ser semanal, mensal, semestral ou anual.
Os principais exemplos de modelos de negócio de assinatura são: Netflix, Sky e TAG Livros.
– Freemium
Pelo freemium o consumidor tem um produto que é oferecido de forma gratuita, mas tem como plano de fundo a cobrança de um valor para conseguir ter acesso a recursos adicionais.
Esse modelo tem como exemplo empresas atuais do mercado, como: Spotify e Kaspersky.
– Marketplace
O marketplace se trata de um espaço virtual de uma loja grande que permite que lojas menores “aluguem” seu ambiente online, com o critério de que elas devem ter uma porcentagem sobre as suas vendas.
Isso é perfeito para pequenos negócios porque dribla eles da necessidade de construir um site do zero para vender online e possibilita que se use o nome de grandes lojas do varejo para levar seus produtos e serviços a um número muito maior de clientes.
Como exemplo de marketplaces podemos citar: Americanas, Magalu, Shopee, Netshoes, Casas Bahia e Amazon.
– SAAS
Por fim, temos o Software as a Service, ou Software como Serviço, mais conhecido como SAAS.
Com esse modelo o cliente paga para assinar um serviço e tem direito de acessá-lo de qualquer lugar em que estiver, seja por notebooks ou smartphones.
Exemplos de modelo de negócio SAAS são: Netflix, Paypal, Google Analytics e Netsuite.
Modelo de negócio: saiba por onde começar
O primeiro passo para começar o seu modelo de negócio é determinar qual a sua proposta de valor, ou seja, o pacote de bens e serviços que agregam valor para um segmento de clientes específicos de um mercado.
A proposta de valor também pode ser definida como a oferta que o seu negócio tem para os clientes, descrevendo exatamente quais são as suas características adicionais e os principais benefícios.
O segundo passo envolve estipular quais são os canais que o seu negócio irá se comunicar com seus clientes para oferecer a proposta de valor.
Será por meio dos canais que você conseguirá sensibilizar os seus clientes sobre os seus produtos ou serviços oferecidos, além de auxiliá-los com formas de usar, de comprar e, claro, dar um suporte pós-venda.
E já que começamos a falar sobre ter mais contato com os clientes, você também deve considerar como será o seu relacionamento com clientes em seu modelo de negócio.
É fundamental definir nesta etapa a maneira com que a sua empresa irá se comunicar com os clientes e qual é o tipo de relacionamento ideal que vocês buscam.
A criação de um modelo de negócio segue determinando a sua fonte de renda, ou seja, o dinheiro que você irá gerar a partir de cada segmento de cliente, considerando o quanto cada um deles está disposto a pagar por seu produto ou serviço.
Aqui, é possível que a sua empresa consiga gerar um ou mais fluxos de receita.
Uma das etapas finais da criação de um modelo de negócio envolve as atividades-chaves, que podem variar de acordo com cada empresa, podendo ser:
- produção;
- resolução de problemas;
- plataforma / rede.
Por fim, é hora de pensar na estrutura de custo, o que significa descrever quais serão todos os custos relacionados para operar o seu modelo de negócio, como:
- os custos mais importantes inerentes ao modelo de negócio;
- os recursos-chave que são mais caros;
- as atividades chave são mais caras;
- valores do relacionamento pretendido com os clientes.
Depois de estabelecer esses custos, você precisa distinguir qual das classes de estrutura de custo de um modelo de negócio você irá seguir: se ele será orientado pelos custos ou pautado pelos valores.
Conclusão
Como você viu ao longo deste artigo, o modelo de negócio é a descrição de como uma empresa cria, distribui e captura valor.
E ele é importante porque dá às organizações a chance de se diferenciarem, inovarem, conquistarem clientes e até mesmo reduzirem custos enquanto geram receita.
Além do mais, para empreendedores iniciantes, ele é ainda mais importante, pois dá mais segurança para que eles tomem decisões dos seus negócios e tenham um norte para cada ação.
Então bora seguir o passo a passo que citamos na reta do final do texto e montar o seu modelo de negócio?