Engana-se quem pensa que o controle de vendas é útil somente para acompanhar o fluxo de caixa de um negócio.
Esse controle tem o poder de disponibilizar a sua empresa informações valiosas para que você alcance cada vez mais bons resultados.
Algumas oportunidades que você pode encontrar fazendo o controle de vendas da sua organização são:
- melhorias no gerenciamento de estoque;
- estruturação de novas estratégias para produtos mais vendidos e também para os menos vendidos;
- ajuda em pedidos mais assertivos para os seus clientes.
E aí, você já sabia que realizar o controle de suas vendas abriria portas para tantas possibilidades assim?
E essa é só a ponta do iceberg, pois fazendo um controle correto você consegue muito mais e é isso que vamos te mostrar ao longo deste artigo.
Siga a leitura!
O que é controle de vendas?
O controle de vendas é um processo que engloba vários setores de um negócio para garantir que a empresa saiba onde o seu dinheiro está sendo investido.
Deste modo, com controle de vendas adequado, uma organização consegue fazer projeções a longo prazo e tem a chance de visualizar melhorias que devem ser priorizadas para otimizar o resultado de todos os setores.
Ou seja, esse controle colabora para a criação de um processo de vendas mais assertivo e que leva em conta as suas metas, o ritmo dos seus colaboradores e o desejo de seus clientes.
Importância do controle de vendas
O controle de vendas é importante porque ele é a chave para empresas alcançarem a estabilidade e se tornarem bem sucedidas.
Isso porque com esse método você torna o processo de vendas realista de acordo com os seus colaboradores e clientes e conseguem lucrar de maneira mais rápida e concreta.
Tal prática reflete diretamente na qualidade do seu produto e serviço, diminuindo os gastos extras do seu negócio e entregando o melhor para os seus clientes.
Para tornar mais fácil a compreensão da importância do controle de vendas, vamos imaginar que você tem uma empresa no setor alimentício.
Neste exemplo, imagine que a gestão de estoque e de controle de vendas do negócio não são precisas e que você tem uma demanda grande de matérias-primas que no momento não são úteis.
Logo, você terá mais gastos com seu estabelecimento e o espaço do seu estoque será diminuído, resultando em desperdícios.
Mas se você tivesse um controle de vendas correto, esses erros poderiam ter sido evitados.
Conseguiu enxergar a importância dessa metodologia agora?
Quais os indicadores de um controle de vendas?
Os indicadores de um controle de venda são necessários para guiar as análises que você terá em mãos com esse método, conseguindo visualizar melhor o progresso no time de vendas.
Isso porque são os indicadores que farão você ter uma visão geral da performance deste setor e apontar quais são os pontos de melhoria e o que deve seguir a todo o vapor na operação.
Sabendo disso, os principais indicadores de um controle de vendas são:
- taxa de conversão;
- ticket médio;
- custo de aquisição de cliente (CAC);
- lifetime Value (LTV).
Como fazer um caderno de controle de vendas?
Fazer o controle de vendas em um caderno é um costume comum de micro e pequenos empreendedores que estão iniciando a sua gestão.
Para fazer um caderno de controle de vendas, é importante que você tenha campos para registrar:
- data;
- nome do cliente;
- valor do pedido.
Mas nós ressaltamos que essa opção de controle de venda deve ser feita quando você conhece bem os seus clientes e não existe a necessidade de fazer a emissão de documentos fiscais.
Na maioria das vezes o caderno é usado junto com uma calculadora para fazer a soma dos pedidos e o registro dos itens que estão em falta e dos devedores.
Como você pode ver, estamos falando de um controle manual, que embora pareça fácil é um pouco limitante.
Isso porque raramente é possível manter um controle eficiente de vendas, clientes, estoque, finanças, entre outros pontos, em um caderno com todas as informações necessárias.
Ou seja, esse tipo de registro pode interromper um pouco o crescimento do seu negócio, além de existir uma chance muito grande de você perder ou encontrar informações nas páginas do caderno.
Porque você não deveria ter um caderno de controle de vendas
Como falamos acima, fazer o controle de vendas em um caderno aumenta a chance de você não conseguir encontrar informações nas páginas com anotações.
De fato, esse método ainda é muito utilizado por pequenos negócios que ainda não tem um volume de informações grande que precisam ser anotadas.
Mas não é porque o seu negócio é pequeno que você não precisa de uma gestão efetiva, afinal, isso pode ser fatal para o crescimento da sua empresa no mercado.
Diante desse cenário, você provavelmente está se perguntando qual é a solução, já que o caderno de controle de vendas não é a melhor opção.
A solução mais viável para qualquer tamanho de negócio é contar com tecnologias que deixem de lado os processos manuais como caderno, permitindo que você ganhe mais agilidade e tenha os seus dados registrados em um local seguro, como um software para controle de venda.
Como fazer controle de vendas numa empresa
Para fazer o controle de vendas de uma empresa você precisa:
- registrar todo o seu processo de vendas;
- ter indicadores que você deseja acompanhar estabelecidos;
- contratar um software comercial;
- registrar as suas vendas neste software;
- determinar uma regularidade para fazer análises;
- fazer uma gestão à vista.
Abaixo, entramos em mais detalhes sobre cada uma dessas etapas. Acompanhe!
Registre seu processo de vendas
É fundamental que a sua empresa crie o hábito de registrar todas as vendas que são feitas.
É com esse registro que vocês conseguirão visualizar quais foram os passos corretos que vocês deram, quais foram os equivocados e o que foi ignorado durante o atendimento.
Saiba quais os indicadores que irá acompanhar
Acima nós trouxemos alguns indicadores de um controle de vendas que você pode usar em seu negócio.
Definir quais indicadores você quer acompanhar permite que você entenda como o seu time de vendas está trabalhando e quais os resultados de suas performances.
Contrate um software comercial
Um software comercial ou um sistema de gestão permite que empresas cresçam 35% mais rápido e tenham 10% a mais de produtividade comparado a outros métodos de gestão, de acordo com estudo desenvolvido pelo IDG Research Services.
Ou seja, não há dúvidas de que um software comercial em sua empresa é de extrema eficiência e que a automatização de processos só traz benefícios para um negócio.
Um dos mais indicados é o sistema ERP, que traz inúmeras vantagens para o trabalho do seu time de vendas e melhora muito a qualidade de seu serviços e produtos, colaborando para a rentabilidade da sua empresa.
Registre suas vendas por meio do software
Fazer o registro das suas vendas nesse software que você adotará é um dos passos mais importantes de como fazer um controle de vendas.
Além do mais, esse tipo de sistema conta com inúmeras funcionalidades que você pode explorar em prol do seu negócio, como:
- emissão de boletos;
- controle financeiro;
- conciliação bancária;
- geração e registro de venda, de ordens de serviço e orçamento;
- emissão automática de NFS-e;
- importação de NF-e de entrada.
Determine regularidade para análise
Como um software para controle de vendas gerará dados valiosos do seu negócio e você deve estabelecer alguns indicadores para acompanhar, é preciso determinar uma regularidade para fazer essas análises.
Lembre-se que conforme a sua empresa cresce e os clientes mudam, às vezes é preciso revisar os seus indicadores e adotar novos, algo que só é possível identificar se você fizer essa análise com certa regularidade.
Faça gestão à vista
Chamamos de gestão à vista um modelo de gestão em que você consegue visualizar os seus resultados em tempo real.
Esse método é muito precioso para empresas que têm processos internos que estão em constante em movimento, pois assim é possível ter uma visão dos resultados mais precisa e imediata, abrindo espaço para que a performance do seu grupo seja feita com mais cuidado.
Um exemplo de gestão à vista é o Dashboard, que se trata de uma aplicação digital ou analógica que mostra o controle de metas e resultados individuais do seu time.
Qual o melhor software para controle de vendas?
O melhor software para controle de vendas é o da Hábil, pois com ele você consegue impulsionar os resultados do seu negócio e ter um controle mais efetivo sobre ele.
O seu uso também permite que você veja bons resultados na produtividade e lucratividade com o simples ato de substituir os seus processos manuais por processos automáticos.
Além do mais, a automação de vendas que o nosso software disponibiliza permite que você usufrua de vantagens como:
- segurança dos seus dados;
- controle financeiro;
- atendimento mais eficiente;
- otimização de tempo;
- controle de estoque;
- diminuição de retrabalho;
- redução de erros humanos;
- organização
- economia de recursos.
O Hábil 10 é o sistema de gestão empresarial que facilita o controle da sua empresa.
Com ele, você tem agilidade e segurança para gerenciar suas vendas, fazer controle financeiro, emitir notas fiscais e muito mais.
Estamos há 23 anos no mercado brasileiro, com a aprovação de 2.000+ empresas desde o início!
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Conclusão
Agora você já sabe que o controle de vendas é um processo que engloba vários setores de um negócio para garantir que a empresa saiba onde o seu dinheiro está sendo investido.
E para ter um controle adequado do seu negócio de vendas você deve:
- registrar todo o seu processo de vendas;
- ter indicadores que você deseja acompanhar estabelecidos;
- contratar um software comercial;
- registrar as suas vendas no software da Hábil;
- determinar uma regularidade para fazer análises;
- fazer uma gestão à vista.