Nunca foi tão fácil e dinâmico ser empreendedor em tempos digitais. É possível criar empresas e organizações sem ter mesmo um local físico, e desenvolver serviços e produtos que não requerem insumos ou recursos caros demais.

Mesmo diante de toda essa facilidade, uma boa parcela desses negócios não deslancham e ficam só na teoria. E tudo por um motivo muito simples: a falta de conhecimento em saber como planejar sua rotina.

É importante ressaltar o seguinte: a rotina não tem nada a ver com o tédio ou com processos repetitivos e compulsivos. É da natureza humana ter uma vida rotineira, desde o momento em que se acorda até a hora de dormir.

Portanto se você é empreendedor e deseja crescer em sua profissão, mas saber que para isso precisa planejar melhor a sua rotina e está tendo dificuldades nessa parte, então continue lendo esse post e descubra como planejar sua rotina da melhor forma possível.

Importância do planejamento e rotina do empreendedor

Todo empreendedor deve ser ousado, persistente e bem convicto de suas ideias e missões, isso é inegável. E acima de tudo, é preciso que ele seja assertivo em suas ações empreendedoras.

Toda pessoa que deseja alcançar bons resultados precisa, ao identificar qual a coisa mais importante, planejar e aplicar, passo a passo, todo o seu planejamento em base diária, semanal e mensal.

A consistência é essencial para que o empreendedor consiga ser eficiente em seus projetos e trabalhos. Essa qualidade requer tempo e determinação. Realizando pequenas ações “regulares”, que no longo prazo, trazem resultados muito mais sólidos.

Compromissos e Folgas: A importância de cumprir o que prometeu e também de saber descansar

É importante frisar que, por mais que seus objetivos sejam grandes e necessitam de muito trabalho para serem alcançados, focar 100 % dos seus esforços neles não é uma atitude inteligente.

Muitos empreendedores querem abraçar o mundo, assumindo compromissos além do que podem cumprir, e acabam fracassando em entregar seu valor. Além de causar frustração, essa atitude tira toda a credibilidade que você pode ter com relação às pessoas em sua volta.

Sendo assim, todo empreendedor precisa reconhecer suas limitações e prometer aquilo que pode realmente cumprir sem atrasos. Mesmo que seja algo simples e que requer pouco esforço, não esqueça dos prazos e entregue no tempo combinado.

Outro erro em focar totalmente no trabalho empreendedor é se esquecer de descansar e ter um tempo para atividades recreativas. A mente é muito parecida com o corpo que, se exercitado constantemente, sem um período de descanso, causa fadiga e acaba não rendendo tanto quanto deveria.

Em outras palavras, toda rotina precisa ser planejada com um tempo reservado para descontrair a mente. Pode ser um período para se jogar algo no computador ou videogame, leitura ou atividades físicas. O que não se pode é deixar de lado esse momento para repor as energias e renovar a mente.

Dicas para saber como planejar sua rotina empreendedora

Para você conseguir planejar melhor a sua rotina de trabalho, é importante que siga algumas dicas básicas, sendo que as principais são:

  • Defina a coisa mais importante para você e monte seu plano em cima disso;
  • Pense em pequenos passos, mas que podem ser cumpridos regularmente;
  • Monitore seu progresso por meio de registros ou anotações;
  • Não deixe de reservar um pequeno espaço de tempo para atividades recreativas;
  • Compartilhe sua rotina com seus amigos ou familiares, e peça para que eles te ajudem a lembrá-lo todos os dias.

A organização é essencial para que o empreendedor tenha sucesso em sua jornada. Saber como planejar sua rotina e manter esse planejamento bem definido é, sem dúvida alguma, uma característica importante e presente nos empreendedores de sucesso hoje em dia.

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *