Como otimizar a gestão administrativa do seu comércio

Empresas que realizam uma boa gestão administrativa têm mais chances de expandir sua participação no mercado e, assim, aumentar as vendas, além de correr menos riscos de acumular dívidas. 

Chegar a esse cenário, buscado por todos os donos e gestores, no entanto, pode representar um grande desafio. Mas não é impossível de ser alcançado. Neste artigo, nós compartilhamos dicas que ajudam na administração do seu negócio. Boa leitura.

O que é gestão administrativa?

A gestão administrativa é um conjunto de processos que visa encontrar as melhores práticas para a administração de uma empresa, contribuindo para que todas as suas áreas sejam mais eficientes e produtivas.

Quando bem realizada, a gestão administrativa organiza atividades e colaboradores, para que tudo funcione em harmonia. Assim, é possível alcançar maior produtividade e melhores resultados financeiros com menos recursos e em menos tempo.

Quais problemas podem ser causados pela má administração?

Quando você não se preocupa em realizar a gestão administrativa da sua empresa, basicamente deixa de controlar a maneira como seu negócio se desenvolve. É como se você a deixasse em uma autogestão. Entretanto, é preciso considerar que sem a orientação de um gestor para definir os comandos e os rumos que se deve seguir, dificilmente se obterá sucesso.

Além disso, os prejuízos e os problemas podem começar a se acumular com o tempo. Entre as principais consequências de uma administração ineficiente estão:

  • falta de controle de estoque
  • precificação incorreta
  • baixa lucratividade
  • baixo retorno sobre investimentos
  • perda de produtividade
  • estabelecimento de metas inalcançáveis
  • funcionários desmotivados
  • gastos desnecessários
  • desconhecimento das dificuldades da empresa
  • falta de competitividade no mercado
  • perda de clientes.

Vale ter em mente também que além dessa lista extensa de consequências, a má gestão administrativa pode levar ao mais grave dos problemas para uma empresa: a falência.

5 dicas para melhorar a gestão administrativa do seu estabelecimento

Agora, se você se deparou com algumas das dificuldades mencionadas acima e está buscando alternativas para melhorar os processos internos da sua empresa, saiba que é possível estruturá-los de forma simples e organizada.

Com pequenas mudanças é possível gerar grandes benefícios para o seu negócio. Confira as dicas a seguir:

Controle as finanças

É essencial que você tenha um controle rígido sobre as despesas e os ganhos da sua empresa, só assim poderá identificar se o seu negócio está gerando lucros ou, ao contrário, dando grande prejuízo.

Nesse tópico, uma dica valiosa é seguir sempre a regra de ouro da gestão financeira: nunca misturar contas e ganhos pessoais com os da empresa.

Estabeleça indicadores de desempenho

Indicadores de desempenho são fundamentais para controlar a situação da sua empresa. Estabelecer indicadores-chave para mensurar a produtividade, a lucratividade e outros quesitos é uma ótima maneira de ter sempre um parâmetro confiável de como seu negócio está se saindo.

Treine seus funcionários

A capacitação da equipe de colaboradores é uma parte essencial da boa gestão administrativa. Afinal, uma empresa se faz com todo o seu quadro de funcionários. Quando o grupo não é coeso e não absorve a cultura do negócio, a tendência é que o desempenho caia, justamente por não haver comprometimento com o resultado desejado.

Uma boa opção é apostar em treinamentos, capacitações e integrações como bonificação e premiação para os seus profissionais.

Faça gestão fiscal e contábil

Jamais deixe de lado as questões burocráticas que envolvem ter uma empresa, como a parte fiscal e contábil. A falta de conhecimento e de atenção com essas áreas pode ocasionar sérios problemas com a Receita Federal e outros órgãos de controle, gerando multas e sanções que trazem prejuízos e podem até levar ao fechamento da empresa.

Por isso, conte com uma equipe especializada em contabilidade e finanças, para que ela mantenha a gestão fiscal e contábil em dia e garanta que seu negócio está atuando dentro da legalidade.

Use um sistema de gestão

Por fim, para fazer uma boa gestão administrativa é importante investir em ferramentas tecnológicas, como um bom sistema de gestão, que ajudam a automatizar e otimizar os processos da empresa. 

Softwares de gestão comercial ajudam a reduzir erros e melhoram o controle do seu negócio, assim, garantem economia e eficiência.

Esperamos que nosso conteúdo ajude a melhorar a gestão administrativa da sua empresa. E se você quiser uma boa ferramenta para automatizar os processos do seu negócio, conheça o Hábil 10 e descubra como ele pode apoiar o seu comércio.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *