Poucos segmentos foram tão afetados pela crise gerada pelo surgimento do novo coronavírus quanto o comércio. Donos de lojas, restaurantes e outros estabelecimentos tiveram de se reinventar. E a verdade é que ninguém sabe, realmente, como será o comércio pós-pandemia.
Apesar das incertezas, no entanto, já é possível tirar muitas lições do cenário que se construiu por conta dessa pandemia. Neste artigo, listamos sete dessas lições que podem ajudar sua empresa a estar mais preparada para o mundo depois da covid-19. Confira!
1. Ter reservas financeiras para momentos de emergência
Esta é uma estratégia fundamental para empresas de qualquer porte: ter reservas financeiras para momentos emergenciais e de crise. Isso porque essa reserva permite ter fôlego mesmo em períodos de grande instabilidade do mercado, como o que foi trazido pela pandemia.
É verdade que para donos de pequenos negócios fazer essa poupança para tempos difíceis é um grande desafio. Mas vale se esforçar e buscar práticas que ajudem na criação dessa reserva, pois isso ajuda sua empresa a crescer de forma sustentável e diminui os riscos de ter de fechar as portas por conta de crises que pegam a todos desprevenidos.
2. Investir no comércio online
Já há alguns anos o e-commerce vem ganhando espaço. E a crise do coronavírus mostrou que esse é um mercado que não pode ser esquecido por quem é dono de comércio. Durante a pandemia, os negócios que se deram melhor foram aqueles que se adaptaram às vendas online, já que o distanciamento social obrigou a todos a terem de aderir às compras pela internet.
Então, se você quer se dar bem no comércio pós-pandemia, é fundamental se atualizar e colocar sua empresa na internet, oferecendo aos seus clientes as melhores experiências de compra online.
3. Desburocratizar processos
Inicialmente, a burocracia criava ordem e dava segurança aos processos. Mas com o tempo, passou a gerar o efeito contrário: muitas barreiras foram criadas, deixando os fluxos de trabalho ineficientes e passíveis de complicações.
Por isso, mesmo antes da pandemia muitas empresas já buscavam maneiras de reduzir a carga burocrática, e a crise do coronavírus intensificou essa procura.
Dentre as ações que ajudam na desburocratização, fazer uma análise da operação do seu negócio e identificar processos que se tornaram obsoletos é um bom ponto de partida.
Aderir ao home office, quando possível, e investir na digitalização e na automação de tarefas são outras formas eficientes de diminuir a burocracia no comércio pós-pandemia.
4. Saber se adaptar rapidamente às mudanças
Trabalhar de casa, passar a vender pela internet, aprender novas formas de gerenciar sua empresa, respeitar o uso de máscara e o distanciamento social, essas são algumas das mudanças que a pandemia da covid-19 nos impôs. E como já dissemos neste texto, os negócios que estão lidando melhor com essa crise são aqueles que souberam se adaptar.
Como dono de empresa, é importante que você seja flexível e esteja preparado para ajustar seu empreendimento de forma rápida aos novos cenários colocados pelo mercado.
5. Investir em tecnologia
Embora a tecnologia fosse fundamental para a economia e os negócios já antes da pandemia, com a crise da covid-19 nossa dependência de soluções como a computação em nuvem, o streaming e o e-commerce se multiplicou. E por isso quem quiser se dar bem no comércio pós-pandemia terá de investir em tecnologia.
6. Estar mais atento às necessidades da sociedade e da comunidade
Se tem uma coisa que a pandemia deixou claro é que precisamos dar mais atenção às coisas que realmente importam. Por isso, buscar entregar produtos e/ou serviços que não têm proposta de valor para o cliente, ou seja, que não resolva efetivamente um problema dele, não é o caminho.
É preciso estar antenado no que seu público e a sociedade em geral estão buscando no mercado e entregar soluções de verdade para eles.
7. Cuidar melhor dos colaboradores
Se você deseja criar um ambiente de trabalho no qual as pessoas se desenvolvam, se sintam valorizadas e estejam profundamente engajadas com o que fazem, você deve investir no cuidado de seus funcionários.
Sem dúvidas, essa ação vai trazer melhores resultados para o seu negócio, fazendo com que os colaboradores deem duro para que as coisas andem como o planejado.
Esperamos que nosso conteúdo ajude você a absorver importantes lições para o comércio pós-pandemia. E se quiser ver outros textos com dicas e informações úteis para o seu negócio, acompanhe as publicações aqui, no blog da Hábil.