Nos últimos meses, o crescimento do comércio eletrônico foi muito significativo. Com o isolamento social e o fechamento de lojas físicas em grande parte do país, até mesmo as pessoas mais resistentes a esse tipo de negócio acabaram cedendo e fizeram suas compras online pela primeira vez. 

Nesse cenário, acredite, se você tem um comércio, mas ainda não começou a vender pela internet, está perdendo dinheiro.

Sim, é isso mesmo! Vender pela internet pode ajudar a melhorar os resultados do seu comércio e nós vamos mostrar o porquê. Acompanhe e boas vendas!

Vale a pena levar um comércio físico para vender pela internet?

Veja abaixo alguns números relacionados ao comércio eletrônico e você mesmo irá responder se vale ou não a pena vender pela internet:

  • temos hoje no país mais de 150 milhões de usuários de internet. Desses, 140 milhões mantêm contas nas redes sociais.
  • as vendas online apresentam crescimento maior que o varejo tradicional em praticamente todos os países que já operam o comércio eletrônico.
  • apesar do crescimento, a participação das vendas online na América Latina ainda está abaixo do índice mundial, o que mostra o potencial de crescimento desse mercado.
  • enquanto o comércio tradicional cresceu 12% em 2018, o e-commerce alcançou 41% no mesmo período.
  • já são 58 milhões de consumidores online no Brasil, isso representa 27% da população do nosso país.
  • em 2018, o número de pedidos no e-commerce chegou à marca de 123 milhões, e o ticket médio de compras foi de R$ 434, alta de 1%.

Conclusão: vale muito a pena vender pela internet, pois há um mercado muito promissor, cheio de consumidores esperando para comprar os seus produtos de forma prática e segura. Assim, não há motivos para não começar agora mesmo a investir nas vendas online.

Quais são os primeiros passos para vender pela internet?

Para começar a vender pela internet você deve:

Estar preparado para entrar na web

É preciso entender como funciona um e-commerce, quais são os investimentos, quem são os parceiros, fornecedores, clientes e concorrentes, como será a estratégia de marketing etc.

Ter um site 100% funcional 

O seu site deve funcionar da melhor forma possível. O cliente precisa navegar nele com facilidade, ele não pode ser lento, precisa ter imagens de boa qualidade e não deve ser cheio de anúncios e propagandas.

Ser verdadeiro

Só prometa o que pode cumprir. Dê ao seu cliente informações honestas, desde o valor do frete até o prazo de entrega

Cuidar da logística

O tempo de espera deve ser igual ou menor do que o prazo acordado no site e a mercadoria precisa chegar intacta até o comprador.

Oferecer múltiplos canais de contato para o cliente

Esteja presente nas redes sociais, tenha um blog, um chat ou e-mail específico para o atendimento ao cliente, além de um número de telefone bem visível no site. Facilite o acesso do consumidor ao seu negócio.

Ter uma equipe preparada e bem treinada

Contrate pessoas para cuidar do conteúdo, do design, da Tecnologia da Informação e do marketing do seu e-commerce.

Anunciar online

Faça anúncios na internet por meio de links patrocinados ou nas mídias sociais.

Investir em SEO (Search Engine Optimization)

Entenda e explore o uso das palavras-chave, com isso, seu site ficará mais bem posicionado nos buscadores e mais gente irá conhecer o seu negócio.

Ter um site seguro

Não se pode descuidar da segurança do cliente, esse é um dos fatores mais importantes quando se fala em comprar e vender pela internet.

Investir na gestão do negócio

Só com uma boa gestão você conseguirá entregar o produto certo no prazo prometido e, assim, conquistar novos clientes.

Quais são os benefícios de vender pela internet?

Além de ser um mercado em plena expansão, vender pela pela internet tem muitos benefícios, os principais deles são:

  • exigir um investimento inicial menor do que o de uma loja física
  • ao vender pela internet, seu negócio fica disponível para o consumidor 24 horas por dia e permite que o cliente conheça os seus produtos sem precisar se locomover
  • lojas virtuais gastam menos com infraestrutura e manutenção
  • sua empresa poderá alcançará um grande número de pessoas, de qualquer lugar do mundo
  • você pode acompanhar e analisar resultados em tempo real.

Então, gostou deste conteúdo? Animado para vender pela internet? Para mais informações, dicas e novidades que ajudam a impulsionar os seus negócios, acompanhe as publicações aqui, no blog da Hábil.

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