Você sabe: ninguém gosta de enfrentar fila. Mas o que você pode fazer para evitar filas e aglomerações no seu comércio e, assim, conseguir atender aos clientes com segurança e tranquilidade?
Nós respondemos a essa pergunta neste artigo. Acompanhe!
Como as filas e aglomerações prejudicam a operação de um comércio
Com certeza você ou alguém que você conhece já deixou de entrar em uma loja ou restaurante porque encontrou uma grande fila na porta. Pode ser também que depois de encher o carrinho ou a sacola de compras você tenha abandonado os itens no meio do caminho ao se deparar com uma fila enorme no caixa.
Se você não gosta de filas, por que o seu cliente gostaria? Assim, se você não quer perder mais nenhuma venda é hora de adotar estratégias para agilizar o atendimento em sua loja e não deixar mais nenhum consumidor esperando.
Sem falar, é claro, que grandes filas prejudicam a movimentação dentro loja, estressam os funcionários e atrapalham a execução das atividades rotineiras do estabelecimento.
Como evitar a formação de filas ajuda no combate ao coronavírus
Distanciamento social e uso de máscara são medidas preventivas comprovadamente eficazes no combate à Covid-19. Por isso, muitos governos restringiram a circulação de pessoas ou proibiram o atendimento presencial em diversos tipos de estabelecimentos comerciais.
Porém, com a reabertura gradual do varejo, sua loja precisará de estratégias para se manter funcionando e, ao mesmo tempo, evitar filas e aglomerações que são um risco para a saúde de clientes e colaboradores.
Agora, impedir a formação de filas se tornou uma medida sanitária e o estabelecimento que conseguir resolver esse problema oferecendo um serviço ágil e de qualidade, conquistará ainda mais clientes.
Quais as vantagens de evitar filas no comércio
Além da questão sanitária, as vantagens do fim das filas e aglomerações no comércio são muitas, incluindo:
- redução do estresse dos clientes e funcionários
- possibilidade de atender aos consumidores com mais tranquilidade e com melhor qualidade
- mostra que a empresa está preocupada com o bem-estar dos consumidores e preza por um bom atendimento
- demonstra a agilidade e eficiência do serviço prestado.
Como organizar uma fila no comércio?
Para organizar uma fila no comércio você pode adotar uma grade de isolamento, manter um controle do fluxo de pessoas na entrada e na saída e ter um espaço agradável para a espera.
As grades de isolamento são uma opção para comércios de grande porte e que tenham um alto número de acesso de pessoas no ambiente.
Assim, com essas grades, fica mais fácil delimitar o espaço para filas e restringir o acesso a determinadas áreas do seu comércio.
Já para ter um controle de fluxo de pessoas na entrada e saída, a nossa sugestão é que você use senhas ou comandas, pois assim o seu espaço fica mais organizado.
Por fim, a nossa terceira dica de como organizar uma fila no comércio envolve ter uma área de espera agradável para os seus clientes ficarem.
Isso envolve ter um espaço aconchegante, limpo e com uma boa temperatura para promover o bem-estar dos seus clientes enquanto eles aguardam o atendimento.
Dicas para evitar filas e aglomerações no seu comércio
Confira dicas para evitar filas e aglomerações no seu estabelecimento:
1. Incentive as compras online
O comércio eletrônico não para de crescer e sua loja não pode ficar de fora dessa tendência que deve continuar, mesmo com o fim da pandemia.
Boa parte dos consumidores gostaram da experiência de ter tudo em casa sem precisar sair, sem trânsito, aglomerações e filas, e tendem a continuar comprando por meio dos canais digitais.
Assim, mesmo com a reabertura do comércio, continue investindo no atendimento e nas vendas online.
2. Automatize o atendimento no caixa
Tente automatizar ao máximo a atendimento no caixa da sua loja, adotando ferramentas que facilitam o processo de pagamento e reduzam o tempo dos clientes nas filas, como:
- balança para pesagem de produtos integrada ao caixa
- leitor de código de barras
- máquinas de cartões de crédito
- funcionalidades como pagamento por meio de QR Code.
3. Considere implementar o autosserviço de pagamento
Dar aos consumidores a possibilidade de pagarem seus produtos sem a ajuda de um funcionário também pode ser uma ótima ideia, principalmente em tempos de pandemia. E isso acontece porque, além de evitar filas, essa medida elimina o contato pessoal entre o cliente e o funcionário do caixa.
Essa solução também ajuda na fidelização de clientes, uma vez que eles acabam dando preferência aos estabelecimentos onde se perde menos tempo.
4. Conheça a etiquetagem eletrônica
Com a etiquetagem eletrônica é possível que o consumidor pare no caixa apenas na hora de realizar o pagamento, eliminando a necessidade de se fazer a leitura do preço de cada um dos itens da compra.
A leitura é feita de forma remota por etiquetas que permitem que isso ocorra. Assim, a uma distância de até 12 metros, as mercadorias são contabilizadas e quando o cliente chega ao caixa, basta pagar.
5. Treine os colaboradores
Para evitar filas e aglomerações no seu comércio é fundamental que os seus colaboradores sejam treinados para atenderem com mais agilidade e qualidade.
Isso é essencial para ninguém ficar perdido quanto às suas funções, algo que geralmente acontece porque o profissional não teve um treinamento devido ou as suas funções não foram bem especificadas.
Portanto, lembre-se que um colaborador bem treinado e que tem as suas funções bem explicadas tem a capacidade de atender com mais agilidade e evitar filas.
6. Faça uma estimativa de público
Outra forma de evitar filas em seu comércio é fazer uma estimativa de público, algo que pode ser mensurado instalando câmeras com infravermelho na entrada e no interior do lugar.
Essas câmeras têm sensores de calor que fazem com que elas consigam calcular a densidade de pessoas em um espaço.
Deste modo, a partir dessa medição, o seu comércio conta com o sistema que usa esses resultados e entrega a você respostas atualizadas sobre, por exemplo, o número de caixas que precisam estar abertos para atender a sua demanda atual.
Isso porque as câmeras calculam o fluxo de entradas, saídas e permanência dos seus clientes, enquanto a outra ferramenta instrui em relação à abertura e fechamento de caixas de acordo com esses números de clientes.
7. Tenha um sistema inteligente
Contar com o sistema inteligente se trata de adotar algumas tecnologias que ajudem a evitar filas no seu comércio.
Por exemplo, ao contar com um autosserviço de pagamento, conforme falamos acima, você dá aos seus clientes a chance deles pagarem os seus produtos sem a necessidade de ter um colaborador para fazer isso por eles.
Isso diminui a quantidade de filas no seu comércio e corta possíveis problemas com caixas fechados.
Esse método de sistema inteligente permite que os seus clientes usem scanners portáteis e leitores de códigos de barras para passar as suas compras por conta própria e realizarem o pagamento com cartão de débito, crédito ou alimentação.
Assim, além de evitar filas, você proporciona mais agilidade no dia a dia dos seus consumidores!
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Conclusão
Esperamos que nossas dicas ajudem a evitar filas aí, no seu estabelecimento. E para ver outros conteúdos que ajudam na gestão do seu negócio, siga acompanhando as publicações aqui, no blog da Hábil.