Veja como evitar filas e outras aglomerações no seu comércio

Você sabe: ninguém gosta de enfrentar fila. Mas o que você pode fazer para evitar filas e aglomerações no seu comércio e, assim, conseguir atender aos clientes com segurança e tranquilidade?

Nós respondemos a essa pergunta neste artigo. Acompanhe!

Como as filas e aglomerações prejudicam a operação de um comércio

Com certeza você ou alguém que você conhece já deixou de entrar em uma loja ou restaurante porque encontrou uma grande fila na porta. Pode ser também que depois de encher o carrinho ou a sacola de compras você tenha abandonado os itens no meio do caminho ao se deparar com uma fila enorme no caixa. 

Se você não gosta de filas, por que o seu cliente gostaria? Assim, se você não quer perder mais nenhuma venda é hora de adotar estratégias para agilizar o atendimento em sua loja e não deixar mais nenhum consumidor esperando. 

Sem falar, é claro, que grandes filas prejudicam a movimentação dentro loja, estressam os funcionários e atrapalham a execução das atividades rotineiras do estabelecimento. 

Como evitar a formação de filas ajuda no combate ao coronavírus

Distanciamento social e uso de máscara são medidas preventivas comprovadamente eficazes no combate à Covid-19. Por isso, muitos governos restringiram a circulação de pessoas ou proibiram o atendimento presencial em diversos tipos de estabelecimentos comerciais. 

Porém, com a reabertura gradual do varejo, sua loja precisará de estratégias para se manter funcionando e, ao mesmo tempo, evitar filas e aglomerações que são um risco para a saúde de clientes e colaboradores. 

Agora, impedir a formação de filas se tornou uma medida sanitária e o estabelecimento que conseguir resolver esse problema oferecendo um serviço ágil e de qualidade, conquistará ainda mais clientes.

Quais as vantagens de evitar filas no comércio

Além da questão sanitária, as vantagens do fim das filas e aglomerações no comércio são muitas, incluindo: 

  • redução do estresse dos clientes e funcionários
  • possibilidade de atender aos consumidores com mais tranquilidade e com melhor qualidade
  • mostra que a empresa está preocupada com o bem-estar dos consumidores e preza por um bom atendimento
  • demonstra a agilidade e eficiência do serviço prestado.

4 dicas para evitar filas em lojas e outros estabelecimentos

Confira quatro dicas para evitar filas e aglomerações no seu estabelecimento:

1. Incentive as compras online

O comércio eletrônico não para de crescer e sua loja não pode ficar de fora dessa tendência que deve continuar, mesmo com o fim da pandemia.

Boa parte dos consumidores gostaram da experiência de ter tudo em casa sem precisar sair, sem trânsito, aglomerações e filas, e tendem a continuar comprando por meio dos canais digitais.

Assim, mesmo com a reabertura do comércio, continue investindo no atendimento e nas vendas online

2. Automatize o atendimento no caixa

Tente automatizar ao máximo a atendimento no caixa da sua loja, adotando ferramentas que facilitam o processo de pagamento e reduzam o tempo dos clientes nas filas, como: 

  • balança para pesagem de produtos integrada ao caixa
  • leitor de código de barras
  • máquinas de cartões de crédito
  • funcionalidades como pagamento por meio de QR Code.  

3. Considere implementar o autosserviço de pagamento

Dar aos consumidores a possibilidade de pagarem seus produtos sem a ajuda de um funcionário também pode ser uma ótima ideia, principalmente em tempos de pandemia. E isso acontece porque, além de evitar filas, essa medida elimina o contato pessoal entre o cliente e o funcionário do caixa. 

Essa solução também ajuda na fidelização de clientes, uma vez que eles acabam dando preferência aos estabelecimentos onde se perde menos tempo. 

4. Conheça a etiquetagem eletrônica

Com a etiquetagem eletrônica é possível que o consumidor pare no caixa apenas na hora de realizar o pagamento, eliminando a necessidade de se fazer a leitura do preço de cada um dos itens da compra. 

A leitura é feita de forma remota por etiquetas que permitem que isso ocorra. Assim, a uma distância de até 12 metros, as mercadorias são contabilizadas e quando o cliente chega ao caixa, basta pagar. 

Esperamos que nossas dicas ajudem a evitar filas aí, no seu estabelecimento. E para ver outros conteúdos que ajudam na gestão do seu negócio, siga acompanhando as publicações aqui, no blog da Hábil.

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