A receita recorrente é uma forma de negócio que mantém empresas com entradas constantes e fixas em seus caixas.
Ela é muito benéfica porque se trata de um modelo sustentável e lucrativo, uma vez que deixa claro ao empreendedor o quanto ele vai faturar em curto, médio e longo prazo.
Não é à toa que cada vez mais negócios estão interessados e fazendo migrações para o modelo de receita recorrente, afinal de contas, o modelo é vantajoso até mesmo para clientes, pois eles estão cada vez mais acostumados a pagar por serviços recorrentes.
Para tornar mais claro para você o que é esse modelo de negócio, podemos dar como exemplo a Netflix e o Spotify.
Mas caso você ainda queira se aprofundar no assunto, basta seguir a leitura conosco neste artigo!
O que é Receita Recorrente?
A receita recorrente diz respeito a um fluxo contínuo de faturamento gerado para um negócio.
Esse é um modelo de negócios que se enquadra na economia da recorrência, perfeito para empresas que vendem produtos e serviços através de assinaturas, planos ou mensalidades.
Mas para ter esse tipo de receita você deve manter uma base de clientes que faça compras regularmente com seu negócio durante um período definido em contrato.
E é justamente isso que difere esse modelo de negócio das vendas pontuais, ou seja, aquelas em que você precisa ter uma boa parte dos seus consumidores como esporádicos, comprando apenas uma ou duas vezes por ano.
Isso porque na receita recorrente a sua empresa comercializa o acesso ao produto e serviço cobrando mensalmente dos clientes (ou semanalmente, trimestralmente e afins).
Desse modo, fica mais fácil ter uma previsão clara do valor que o seu negócio irá receber ao longo de um certo período.
Isso traz benefícios para o seu financeiro, como facilidade de projetar os lucros e controlar os gastos com mais exatidão, além de abrir espaço para fazer um planejamento mais eficiente e avaliando investimentos de longo prazo.
Os serviços de streaming por assinatura, academias com planos e escolas de cursos com mensalidades são ótimos exemplos de empresas que trabalham com receitas recorrentes.
Como funciona a receita recorrente?
Na prática, a receita recorrente funciona com o seu negócio desenvolvendo o modelo de venda contínua e conquistando a fidelidade dos clientes.
O relacionamento com os clientes é mantido através de assinaturas, planos e mensalidades em que eles realizam os pagamentos e se mantêm com o seu serviço ou produto por mais tempo.
Isso faz com que esse modelo só funcione para produtos e serviços com uma demanda contínua e alta no mercado.
Alguns exemplos de negócios que funcionam muito bem com a receita recorrente são: academias, universidades, cursos, serviços de streaming, lavanderias, escritórios de contabilidade e empresas SaaS (Software as a Service).
O comércio também pode se beneficiar da receita recorrente com clubes de assinatura, por exemplo, entregando os kits de produtos temáticos e selecionados aos seus assinantes durante um mês.
Até mesmo os mercados e farmácias têm entrado nesse modelo, abrindo espaço para que os seus clientes assinem um contrato que libere acesso aos seus produtos ou serviços durante um período e sejam cobrados periodicamente.
Receita recorrente: principais vantagens
As principais vantagens da receita recorrente é manter uma receita previsível para o seu negócio, ter menos inadimplências, captar clientes com mais facilidade e ter um maior controle das suas demandas.
Na sequência, entramos em mais detalhes sobre cada uma dessas vantagens. Acompanhe!
– Receita previsível
A primeira grande vantagem da receita recorrente é que ela é previsível, principalmente se comparada ao faturamento de vendas pontuais.
Nós sabemos que o modelo de negócio tradicional tem muitas altas e baixas nas vendas, portanto, esse modelo é uma forma de driblar essa montanha russa no caixa e descomplicar o seu planejamento financeiro.
O resultado é ter mais liberdade para fazer projeções de vendas e investimentos com seu faturamento.
– Menos inadimplência
Para se proteger de quedas bruscas de demanda em períodos de instabilidade econômica ou de clientes que não pagam, este também é um ótimo modelo de negócio.
Isso porque a sua empresa não fica exposta a esses riscos uma vez que tem uma base de clientes comprometida com os pagamentos ao longo de um certo período combinado em contrato.
– Facilidade na captação de cliente
A captação de clientes também é uma grande vantagem que vem com as vendas recorrentes.
E o melhor de tudo é que a chance de tornar os clientes fiéis é ainda maior neste modelo!
Isso porque com a receita recorrente você cria uma relação mais duradoura com o cliente, logo, a chances de ele ficar apaixonado pelo seu serviço ou produto são ainda maiores.
Mas é claro que para isso você precisa trabalhar para ter clientes sempre satisfeitos, pois caso contrário você pode lidar com uma alta taxa de cancelamento.
O que é receita não recorrente?
A receita não recorrente é aquela que não é previsível e que ocorre em eventos isolados.
Um exemplo de receita não recorrente é a venda de um ativo importante da empresa que leva a uma receita inesperada, mas que não irá se repetir com frequência.
O que é receita recorrente anual?
A receita recorrente anual se trata da receita previsível e recorrente que é gerada pelos clientes ao longo de um ano.
Ela também é vista como uma métrica que permite quantificar o crescimento de um negócio, avaliar o seu modelo de assinatura e prever a sua receita.
No mais, a receita recorrente anual abre espaço para diversas aplicações cruciais que permitem medir o desempenho de uma empresa no mercado, principalmente em relação à sustentabilidade em longo prazo.
Como vender por recorrência?
Para vender por recorrência você pode apostar em clubes de assinatura, trabalhar com serviços de streaming ou empresas de software.
Quando falamos em clubes de assinatura, você tem espaço disponível para livros, vinhos, produtos de beleza, cosméticos e tantos outros.
Os serviços de streaming são os modelos mais clássicos desse negócio e você pode se basear em grandes nomes do ramo, como a Netflix, Spotify e Prime Vídeo.
Por fim, também é possível vender por recorrência com empresas de software, que cada vez mais estão migrando para esse modelo por ser mais fácil gerenciar as suas entregas e soluções por meio da nuvem.
Neste ramo, podemos citar nomes como a TOTVS, os sistemas PDV e de gestão da Eleve.
Conclusão
E aí, gostaria de conhecer mais sobre o modelo de receita recorrente?
Como você viu, esse formato é muito benéfico para o caixa da sua empresa e permite que você consiga ter mais estabilidade financeira e clientes mais fiéis.
E para que você tenha o controle de todas as áreas da sua empresa, lembre-se que você pode e deve contar com um sistema de gestão empresarial como a Hábil!