Financeira Gestão Produtividade

5 razões para fazer um planejamento que aumente a produtividade

5 razões para fazer um planejamento que aumente a produtividade

Todas as ações e tarefas de uma empresa são guiadas pelo desejo de aumentar a lucratividade.

A melhor forma de fazer com que isso aconteça é aumentando a produtividade do seu negócio.

Não existe uma receita mágica. Contudo, existe o planejamento, que pode ser voltado e construído exatamente para este fim visando a meta pré estabelecida pelo gestor.

Um bom planejamento das atividades é essencial para aumentar sua produtividade.

Se você tem um caminho bem definido, terá que planejar suas atividades de acordo com as metas.

Caso não tenha um propósito, todas as atividades serão vazias e não te levarão a lugar algum, e um negócio que não flui e cresce não permanece no mercado.

Com o planejamento bem determinado, sua empresa trabalha em prol do sucesso e de uma meta pré estabelecida por você e sua equipe, o que só trará benefícios.

Conheça as 5 dicas a seguir que separamos especialmente para te ajudar a aumentar a produtividade da sua empresa:

Defina uma meta de produtividade

É extremamente importante que o planejamento apenas seja construído depois que sua meta de produtividade estiver estabelecida.

Para isso você precisa conhecer muito bem sua empresa, o que por consequência vai evitar que sua meta de produtividade esteja muito distante de sua realidade.

Estabelecer metas que não sejam de fato possíveis para o tamanho da sua empresa pode desmotivar você e sua equipe, o que pode vir a desandar as ações internas que lhe cabem, ou que cabem a sua equipe.

Algumas opções podem ser levadas em consideração na hora de fazer isso.

Você pode fazer reuniões com sua equipe para estimar possibilidades de metas, ouvi-los vai te ajudar a manter os pés no chão na hora de estabelecer objetivos e metas de produtividade.

Também vale lembrar que não é necessário estipular uma meta final de cara, pois é possível aumentar isso gradativamente e de forma alinhada com as metas alcançadas com o tempo.

Metas podem ser diárias, semanais ou até mensais. Descubra qual é a melhor possibilidade para o seu modelo de negócio e a aplique.

É importante que estas metas estejam estabelecidas com clareza para sua equipe.

Melhor ainda é fazer com que todos entendam como estas metas contribuem para os resultados finais da empresa.

Planejamento Semanal

Separe um dia da semana para planejar as tarefas. Comece sempre pelas mais urgentes, pois assim, você vai conseguir evitar atrasos e fará tudo com muito mais calma. Lembre-se de que a pressa é inimiga da perfeição e você quer evitar o retrabalho.

Coloque todas as tarefas da sua vida no planejamento, tudo merece estar na sua lista de tarefas, desde uma reunião, até o futebol com os amigos, use bem as suas horas semanais disponíveis. É importante equilibrar trabalho e lazer, mas faça isso de forma muito bem pensada.

Mas muita calma aqui. Porque antes de sair adicionando qualquer tarefa e compromisso, você deve verificar se a mesma é realmente importante para te ajudar a alcançar seu objetivo final.

Dê nomes fáceis a elas para te ajudar a lembrar e deixe o tempo necessário para a execução, sem extrapolar. Você pode separar as mesmas em etapas, ou por prioridade; o importante é ser organizado e encontrar a melhor maneira de fazer com que isso funcione na sua empresa.

Vale lembrar que cada modelo de negócio encontra sua própria maneira de organizar e planejar tarefas.

Identifique as falhas

Falhas na produção, na gestão, falta de publicidade, atendimento ruim? Encontre os problemas da sua empresa e passe a corrigir cada um deles.

Isso é extremamente importante pois diminuirá a margem de erro do seu negócio e a produtividade irá aumentar por consequência.

Também é importante evitar o retrabalho. Encontre a melhor maneira de desenvolver as tarefas de sua empresa de forma que ela seja bem executada de uma só vez. Isso vai fazer você ganhar tempo.

As soluções para os problemas podem ser encontradas através de feedbacks dos seus colaboradores e dos seus clientes.

Portanto fique de olhos bem abertos e mantenha uma conversa muito franca com seus colaboradores e clientes a fim de evitar que as falhas se repitam a longo prazo. Controlar ações e se ater aos detalhes é a chave mestra aqui.

Motive sua equipe

Sua equipe precisa estar engajada com a empresa para produzir mais, eles precisam acreditar nas suas metas e estar de acordo com o planejamento.

Justamente por isso é importante que suas decisões sejam alinhadas com sua equipe de colaboradores.

A melhor forma de fazer isso é ouvindo as ideias dos seus colaboradores, pedindo feedbacks e incentivando todos eles, dando sempre o reconhecimento quando atingirem os objetivos através de abonos salariais, comemorações, presentes, dias de folga, entre outros.

Portanto valorize as iniciativas e ideias dos seus colaboradores, eles lidam com suas tarefas diariamente e podem ter ideias para melhorar suas ações internas que você talvez nunca venha a ter.

Software de gestão

Um software de gestão é recomendado para se livrar da agenda e de papéis, juntar todas as informações em um único lugar e ajudar a medir a produtividade economizando seu tempo e melhorando suas ações internas.

Tendo seus processos centralizados em um software, você encontrará todas as informações geradas pelo seu negócio de forma facilitada, o que vai permitir que as tomadas de decisão sejam mais certeiras, assim como a ação de estabelecer uma meta de produtividade que realmente esteja ao seu alcance.

Ao utilizar um software, muitos dos seus processos serão otimizados, o que virá a garantir o aumento da produtividade da sua empresa.

Portanto, estabeleça suas metas e use o planejamento a favor da produtividade que você deseja alcançar.

Evite longas reuniões, é importante que você só às faça quando realmente for necessário para gerar benefícios reais e determinar questões importantes com sua equipe.

Utilize as dicas acima, as aplique no seu negócio, e você irá perceber o aumento real da produtividade na sua empresa, alcançando as metas estabelecidas por você, e por fim, melhorando sua lucratividade.

Escolha um software que ofereça as melhores ferramentas para seu modelo de negócio e perceba as mudanças positivas acontecendo com essa decisão.

Conheça as soluções que o software do Hábil Empresarial oferece para ajudar você a alcançar seus objetivos, melhorar sua produtividade e otimizar suas ações internas.

Descubra qual solução é a melhor para seu modelo de negócio e alcance suas metas através das ferramentas do Hábil Empresarial

5 razões para fazer um planejamento que aumente a produtividade

Você pode gostar
Como cortar custos e melhorar os processos com um software ERP
Mudança da nf-e da versão 3.10 para 4.0
Mudança da versão da NF-e 3.10 para 4.0: entenda!

Deixe o seu comentário para

Seu comentário*

Nome*
Website