Entender o que é fluxo de caixa é primordial para o bom andamento de um negócio, especialmente em termos financeiros.
Realizar o controle financeiro do dia a dia, mesmo com aprendizado, é desafiador. Compreender a saúde financeira da sua empresa é fundamental para ter um fluxo de caixa sempre positivo.
Infelizmente muitos empreendedores que estão começando agora a sua caminhada se perdem nesse sentido.
Pela falta de experiência ou por qualquer outro motivo, são muitos os empresários que demoram para compreender o fluxo de caixa do seu próprio negócio.
Nós queremos ajudar.
Vamos te mostrar a seguir o que é fluxo de caixa e como essa ferramenta é primordial para o bom caminhar do seu negócio.
Vem conferir!
O que é fluxo de caixa?
Bom, comecemos pelo começo.
O Fluxo de Caixa trata-se de um controle da movimentação financeira de um negócio com um acompanhamento mais fiel.
o Fluxo de Caixa, temos um espaço específico de tempo e levamos em consideração todas as entradas e saídas de dinheiro neste período.
São feitos recortes detalhados que cabem em um dia, em uma semana e em um mês e a partir desse estudo fica mais fácil analisar a saúde financeira de qualquer empresa.
Como fazer o fluxo de caixa?
Sem compreender como fazer esse sistema fica difícil você ter total controle sobre a situação financeira da empresa.
Sendo assim, abaixo nós vamos te mostrar o que é necessário para que você desenvolva esse projeto no cotidiano do seu empreendimento:
- Separe as saídas de capital da sua empresa – Podemos chamar de saídas o pagamento de fornecedores, as despesas administrativas como telefone, internet, papelaria e as variáveis, como amortização de empréstimos, pagamento de produtos e afins;
- Defina as entradas de capital do seu negócio – Entrada é tudo aquilo que seu negócio recebe a partir da venda de produtos ou da prestação de serviços;
Para que isso funcione é muito importante que você preencha as entradas e as saídas de capital diariamente.
Para fazer a análise do período, você terá que somar as entradas desse espaço de tempo específico (pode ser um dia, uma semana, um mês ou um ano) e depois diminuir pelas saídas ocorridas.
Qual a importância desse sistema para a saúde financeira da sua empresa?
Mas por que é ótimo, afinal?
O que você ganha quando faz esse tipo de fluxo na sua empresa? O que vem de bom desse tipo de ação?
Gerenciamento de gastos – Quando você faz a análise desse fluxo no caixa é perfeitamente possível perceber onde sua empresa está gastando demais e corrigir;
Melhor controle financeiro empresarial – Quando você faz esse tipo de fluxo, você sabe o que está gastando e o motivo de cada gasto, sabe de onde está recebendo e o porquê. Isso traz segurança para as finanças;
Possibilita um planejamento financeiro – Quando você faz esse fluxo também é viável prever uma série de gastos ou de ganhos antes mesmo que eles aconteçam, dando a empresa a possibilidade de evitar prejuízos e prever crises.
Facilita a tomada de decisão – Quando você faz esse tipo de fluxo fica muito mais fácil tomar decisões importantes para o futuro da empresa.
Quando você sabe como anda a saúde financeira da sua empresa, a contratação de outro colaborador, a troca de um fornecedor ou até a compra de um material específico fica mais fácil de ser planejada.
Tendo os números nas mãos você consegue dimensionar se qualquer decisão tomada funcionará dentro do prisma financeiro do negócio.
O que faz com que elas sejam tomadas de uma forma muito mais consciente e muito mais sábia, trazendo mais eficiência;
Como você pode ver o fluxo de caixa é um processo que pede dedicação e tempo para ser levado adiante.
Porém, uma vez que ele passa a fazer parte da rotina do negócio, você só tem a ganhar, e o mesmo vale para a sua empresa!