Empreendedorismo Gestão Produtividade

Livros fundamentais sobre empreendedorismo

Livros-fundamentais-sobre-empreendedorismo

Quando os estudiosos do futuro fizerem suas pesquisas sobre o mundo dos negócios no início do século 21, a palavra empreendedorismo, certamente, estará presente com muito destaque.

Não importa o tamanho do negócio nem mesmo o tipo de serviço ou produto que será ofertado, todo empreendedor deverá ter noções básicas de administração para gerenciarem suas empresas.

Pensando nisto, listamos cinco livros para quem está começando a empreender e para quem já está no mercado e deseja se inspirar cada vez mais para continuar trilhando esse caminho e alcançar o sucesso desejado.

Confira!

5 livros sobre empreendedorismo que você deve ler

A arte da guerra – Sun Tzu

Não se assuste com o título e saiba que apesar de o livro realmente tratar sobre guerra (confronto armado), ele é uma lição incrível sobre administração.

Foi escrito pelo estrategista chinês Sun Tzu no século IV a.C., ou seja, antes de Cristo nascer, e acreditem, é super atual.

Os treze capítulos abordam sobre como montar estratégias de guerra vitoriosas e podem ser interpretados como lições para quem deseja obter sucesso no ramo do empreendedorismo empresarial.

A hora da verdade – Jan Carlzon

Ao ler este livro esteja preparado para rever os seus conceitos sobre liderança e se surpreender com uma história real.

O autor era o presidente executivo de uma companhia de aviação escandinava que, para livrar a empresa de uma grande crise, alterou completamente a gestão do seu empreendimento

O segredo foi inverter a ordem da famosa pirâmide de hierarquia e dar poder para os funcionários da linha de frente, ou seja, para os trabalhadores que efetivamente entravam em contato com os clientes.

Sonho Grande – Cristiane Correa

Uma das melhores fontes de aprendizado é estar em contato com pessoas bem sucedidas da sua área.

Partindo desta ideia, o livro reúne as trajetórias de sucesso dos três empresários brasileiros Jorge Paulo Lemann, Marcel Telles e Beto Sicupira.

Em um curto período de tempo (cinco anos), eles compraram as três marcas americanas Budweiser, Burger King e Heinz e ampliaram sua atuação e renome.

O príncipe – Nicolau Maquiavel

Provavelmente você já ouviu falar deste livro (escrito em 1513) nas suas aulas de história e, com certeza, já ouviu muitas vezes a expressão “os fins justificam os meios”, presente no livro.

É interessante ressaltar que tal expressão é usada, na maioria das vezes, deslocada do sentido que Maquiavel deu a ela e por isso é entendida por muitas pessoas, de forma incorreta, como sinônimo de falta de ética. O livro é um tratado político que possui ótimas lições sobre administração e empreendedorismo.

Outliers (Fora de série) – Malcolm Gladwell

O autor reúne as trajetórias de grandes personalidades como Bill Gates, Mozart e Beatles para apresentar os principais pontos em comum em suas carreiras e chegar à conclusão de que eles não se fizeram sozinhos.

Gladwell ainda trata da importância que a prática possui para o sucesso e acredita que sejam necessárias dez mil horas de prática para se alcançar excelência em alguma atividade.

E então, qual dos livros sobre empreendedorismo citados acima, você pretende ler primeiro? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco a sua decisão! Aproveite e baixe também nosso material:7 passos para iniciar a carreira empresarial

Você pode gostar
Mapeamento de processos: porque aplicar na sua empresa?
Mapeamento de processos: porque aplicar na sua empresa?
4​ ​dicas​ ​de​ ​organização​ ​e​ ​gestão​ ​para​ ​sua​ ​loja de​ ​autopeças

Deixe o seu comentário para

Seu comentário*

Nome*
Website