Quer tornar seu comércio mais eficiente e com isso aumentar suas vendas e a lucratividade do negócio? Então você precisa conferir nossas 7 dicas que ajudam a otimizar a gestão de loja e, assim, alcançar o sucesso que você tanto deseja. Boa leitura!

1. Defina metas e objetivos

A primeira providência a ser tomada para melhorar a gestão da sua loja é definir metas e objetivos, pois é a partir deles que as ações de aperfeiçoamento serão desenvolvidas pela equipe de colaboradores. 

Mas atenção, para que seus funcionários se sintam motivados a cumprir essas metas, faça o seguinte:

  • defina metas e objetivos alcançáveis
  • discuta as metas com cada um deles individualmente
  • defina como o progresso será medido
  • defina como você apoiará sua equipe a alcançar seus objetivos
  • revise as metas e o progresso em intervalos pré-determinados.

2. Mantenha o controle financeiro

É essencial para uma boa gestão de loja manter o controle financeiro. Por isso, planeje o seu orçamento cuidadosamente, considerando todas as despesas fixas e variáveis do negócio e o retorno que você pretende ter com cada investimento.

É fundamental também ter controle sobre o fluxo de caixa, ou seja, da movimentação de entradas e saídas de dinheiro da empresa.

Criando uma rotina de controle financeiro, será possível reduzir gastos e planejar investimentos que ajudem no crescimento do seu comércio.

3. Cuide bem do seu estoque

Gerenciar o estoque dos seus produtos de forma organizada é outro passo importante para uma boa gestão de loja.

Quando isso acontece, você tem os seguintes benefícios:

  • agilidade nas entregas
  • controle da rotatividade e sazonalidade dos produtos
  • possibilidade de planejar suas reposições com mais eficiência
  • tomar decisões mais estratégicas de venda
  • evitar tanto a falta quanto o excesso de mercadorias no estoque, contribuindo para o giro dos produtos e se prevenindo de prejuízos financeiros.

4. Capacite seus colaboradores

As empresas que estão constantemente preocupadas em capacitar seus colaboradores saem na frente. Afinal, vendedores bem treinados são mais eficientes e produtivos. 

Dessa forma, por mais simples que possam ser, inclua programas de treinamento na rotina da sua equipe e garanta que as capacitações deem conta do que deve ser aperfeiçoado nos processos e na administração da empresa. E claro, planeje também avaliações periódicas para identificação de pontos a serem trabalhados para uma gestão de loja cada vez mais eficaz. 

5. Tenha um produto “chamariz”

Um produto chamariz é aquele que é comercializado com uma margem de lucro muito baixa ou mesmo a preço de custo como estratégia para atrair mais clientes. Em muitos casos, esse tipo de oferta atrai consumidores que acabam comprando também outros itens. Ou seja, um produto chamariz é um investimento. 

O chamariz ideal varia de loja para loja. Por isso, faça testes e descubra quais são os itens que funcionam melhor para você. Vale também negociar com seus fornecedores para conseguir melhores preços e condições de pagamento para essas mercadorias. 

6. Invista em marketing de conteúdo

Aumentar a presença online da sua loja é importante se você deseja atrair mais consumidores e aumentar suas vendas. E o marketing de conteúdo pode ser a melhor estratégia para alcançar esse objetivo.

Assim, invista no compartilhamento de conteúdos relevantes para o seu público-alvo nas redes sociais, site e blog da sua loja. Com isso você torna sua marca conhecida e os consumidores passam a confiar e desejar os seus produtos 

7. Use um sistema de gestão 

A tecnologia pode facilitar a gestão de loja, assim tire proveito de tudo que ela pode te oferecer. 

Um bom sistema de gestão tornará seu trabalho mais fácil e você perderá menos tempo em tarefas rotineiras, podendo dar mais atenção à sua equipe e aos clientes. Confira algumas tarefas que podem ser  facilitadas com o uso da tecnologia:

  • controle de estoque
  • acompanhamento das vendas
  • controle do fluxo de caixa
  • rotinas contábeis
  • controle financeiro.

Pronto! Agora que você já conferiu nossas 7 dicas para otimizar a gestão de loja, que tal acessar o site da Hábil e conhecer tudo que nosso sistema de gestão pode fazer pelo seu negócio? Você vai se surpreender.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.