Para manter o controle da inadimplência de clientes, um sistema de gestão de cobrança é a melhor saída para o seu negócio.
Isso porque com ele você consegue realizar a cobrança de clientes que ultrapassam as datas estipuladas de pagamentos e que causam danos ao seu financeiro.
Deste modo, você tem a sua disposição uma gestão de controle que te ajuda e mantém em dia a saúde de suas finanças.
Para entender melhor como esses sistemas funcionam, além de se aprofundar em o que é gestão de cobrança e como fazê-la da melhor maneira, basta seguir a leitura conosco neste artigo!
O que é gestão de cobrança?
A gestão de cobrança é a administração de clientes que têm pendências financeiras, ou seja, os inadimplentes.
Assim, essa gestão une diversas práticas para administrar esses pagamentos que você tem para receber, principalmente usando ferramentas tecnológicas, para otimizar e facilitar esse processo.
Mas além disso, esse tipo de gestão também coopera para o controle e contato com clientes que têm faturas em aberto, mas que estão dentro do prazo de vencimento, além de clientes antigos, com faturas fechadas, que podem ser ótimos para as suas vendas.
Portanto, a meta da gestão de cobrança é sempre diminuir a taxa de clientes inadimplentes e garantir que todos paguem de acordo com os prazos que foram estipulados, além de ajudar você a controlar todos os outros pagamentos que estão por vir e que já foram feitos, sendo uma mão na roda na organização geral das finanças do seu negócio.
Importância de uma gestão de cobranças eficiente
Uma gestão de cobranças eficiente é importante porque ajuda você a garantir que todo dinheiro que os seus clientes te devem serão efetivamente pagos e entrarão no seu caixa.
Afinal de contas, é por meio dessa gestão que você identifica os inadimplentes e consegue ter uma noção do quanto de dinheiro ainda está por vir para o seu caixa, além de conseguir entrar em contato com esses clientes de forma mais amigável.
No mais, isso é benéfico para a saúde financeira do seu negócio e para o seu lucro, pois com esse modelo de gestão você melhora o seu fluxo de caixa e, com o dinheiro recebido, consegue custear as despesas e compras de recursos necessários para o seu funcionamento seguir ativo.
Gestão de cobranças: passo a passo de como fazer
Para fazer uma gestão de cobranças, você deve oferecer condições de pagamento adequadas aos seus clientes, efetuar as cobranças com antecedência e ter um bom software para realizar toda gestão.
Na sequência, entramos em mais detalhes sobre cada um desses passos. Confira!
– Ofereça condições de pagamento adequadas
Seja claro quanto todas as opções de pagamento que o seu cliente tem disponível para quitar a dívida que tem com você.
Isso inclui informar os números de parcelas possíveis, os acréscimos e também as formas de pagamento, como boleto, crédito, débito, TED e PIX.
– Efetue as cobranças de forma antecipada
Uma simples notificação alguns dias antes da fatura vencer pode evitar um cliente inadimplente, pois alerta ele sobre o pagamento e permite que ele se planeje financeiramente para arcar com a sua dívida.
Aqui, é importante evitar ligações e mensagens por WhatsApp, pois o seu cliente não é um devedor, portanto, use as notificações por SMS ou mesmo um e-mail, sempre em um tom de lembrete.
– Use um software para a gestão de cobrança
Um software para a gestão de cobrança permite que você consiga acompanhar os status de todos os pagamentos e possa enviar alertas das datas de vencimento para os clientes.
Além do mais, eles são perfeitos para ter uma visão clara a quantas andam as finanças da sua empresa, tornando mais fácil o planejamento de estratégias de cobrança.
Algumas funcionalidades típicas desses softwares são:
- emissão de boletos;
- mensagens como lembretes de cobranças;
- cadastro de clientes;
- carnês e mensalidades.
Como evitar problemas com a gestão de cobrança?
Para evitar problemas com a gestão de cobranças, você deve deixar o seu cliente escolher uma data para o vencimento, oferecer benefícios, se antecipar nas cobranças e impor limites.
Abaixo, explicamos como fazer tudo isso na prática. Acompanhe!
Deixe seu cliente escolher o vencimento
Quando você deixa o seu cliente escolher a data de vencimento do pagamento que ele tem em aberto, ele consegue gerenciar melhor suas contas pessoais e adaptá-las para a data mais próxima do seu salário.
Ofereça benefícios
Para incentivar e cultivar bons pagadores, você pode oferecer aos seus clientes benefícios, como brindes e descontos caso os débitos sejam pagos sempre na data estipulada de vencimento.
Assim você consegue manter uma boa relação com clientes que pagam as contas em dia e ainda chama a atenção de clientes inadimplentes, pois eles terão uma vantagem ao pagarem nas datas combinadas.
Se antecipar nas cobranças
Como já falamos antes, antecipar as cobranças ainda é uma das estratégias mais eficazes da gestão de cobrança, pois assim você notifica e alerta os seus clientes para uma conta que está prestes a vencer.
Mas lembre-se: aqui o tom deve ser sempre de lembrete, pois esse cliente ainda não está inadimplente.
Imponha limites
Se for possível fazer isso em seu negócio, imponha limites para a primeira compra ou limites na forma de pagamento, pois assim você consegue conhecer melhor um novo cliente antes de confiar nele.
Principais erros cometidos no processo de gestão de cobranças: saiba como evitá-los
Os principais erros cometidos na gestão de cobranças são os atritos com clientes e a falta de controle com a inadimplência.
Entenda abaixo como evitá-los.
– Atritos com o cliente
Como cobrador, é importante que você não seja desrespeitoso com os clientes devedores.
Isso geralmente leva a atritos e dores de cabeça, portanto, mantenha sempre um tom amigável, mesmo que sério, e com o foco em achar uma solução.
Lembre-se que o Código do Consumidor protege os clientes de práticas que os coloquem em situações de vexame ou ameaça, o que pode levar você a uma ação por danos morais.
– Falta de controle com a inadimplência
Se você não controlar os seus clientes inadimplentes, a sua gestão de cobranças não caminhará.
Então, use ferramentas que permitam que você tenha um alerta de vencimentos de faturas, possibilitando que a partir delas você consiga notificar todos os seus clientes, seja por e-mail ou celular.
Conclusão
E aí, gostou de conhecer mais sobre a gestão de cobrança? Está pronto para colocá-la em prática em seu negócio?
Então anota aí as dicas que demos para isso:
- ofereça condições de pagamentos adequadas;
- efetue cobranças de formas antecipada;
- use um software para gestão de cobrança.