Na era digital é fundamental que empresas contem com um gerenciador financeiro para automatizar os seus processos nesta área.
Isso porque essa ferramenta possibilita que as finanças da companhia sejam organizadas totalmente online e de forma simplificada.
Entre as suas principais funções podemos destacar:
- pagamentos automáticos;
- faturamentos;
- levantamento de dívidas;
- cobranças automáticas;
- lucratividade;
- orçamentos.
E aí, ficou interessado em saber mais sobre essa plataforma? Então, siga a leitura conosco!
O que é um gerenciador financeiro?
Um gerenciador financeiro é um sistema de finanças usado em notebooks, computadores e até mesmo tablets e smartphones para ajudar no controle de todo o dinheiro que entra e sai de uma empresa.
O seu objetivo é automatizar processos do setor financeiro para organizar orçamentos e de quebra ele colabora para definir objetivos da organização de maneira estratégica e eficiente.
Por exemplo, ele permite que você consiga identificar quais setores da companhia mais precisam de atenção e investimentos e quais são aqueles que podem passar por uma redução de custos sem prejudicar as operações.
No mais, essa ferramenta também se destaca por fazer a gestão das finanças ao cuidar de tarefas como:
- pagamentos;
- controle de dívidas;
- controle de entradas e saídas;
- gestão de gastos.
Como funciona um gerenciador financeiro para empresas?
Um gerenciador financeiro para empresas funciona como um retrato da saúde financeira do seu negócio.
E isso ocorre porque nesse sistema você preenche informações como:
- entradas financeiras no seu negócio;
- saídas financeiras do seu negócio;
- contas variáveis;
- contas fixas;
- inadimplências;
- contas a receber;
- contas a pagar.
Com base nisso, o gerenciador financeiro mostra qual o real status do seu negócio financeiramente falando.
Principais funções de um gerenciador financeiro
Entre as principais funções de um gerenciador financeiro podemos destacar:
- gerar gráficos e relatórios de consumo;
- sincronizar contas e dados bancários;
- organizar as despesas da empresa por categorias;
- fazer planilhas de controle de gastos;
- conferir o glossário financeiro da empresa;
- auxiliar em objetivos e metas;
- programar alerta de contas a pagar.
Como usar um gerenciador financeiro
Para usar um gerenciador financeiro da melhor maneira você precisa contratar um sistema ideal, alimentá-lo com dados do seu negócio, fazer análises dos resultados apresentados e criar planos de ação e metas.
Na sequência, entramos em mais detalhes sobre como fazer cada um desses pontos na prática. Acompanhe!
Contrate um bom gerenciador de finanças empresarial
Para contratar um bom gerenciador de finanças empresarial você precisa levar em conta algumas características que ele precisa ter para suprir as demandas do seu negócio, como relatórios e filtros, mensagens de lembretes, gráficos e garantia da segurança dos seus dados.
Relatórios e filtros
Um bom gerenciador financeiro é aquele que permite que você consiga gerar relatórios e usar filtros para visualizar e entender certas informações do seu negócio.
Assim, colaboradores do setor financeiro podem visualizar de maneira mais fácil ou imprimir relatórios de lançamentos, saldos da empresa por período e saldos por conta.
Já os filtros são responsáveis por dar acesso a dados e informações específicas, basta que você selecione um campo, como:
- valor;
- categoria;
- cliente;
- fornecedor;
- empresa;
- período;
- centro de custo;
- situação.
Mensagens de lembrete
Outra característica importante do gerenciador de finanças é avisar você sobre todos os compromissos financeiros do negócio – principalmente as contas a pagar, afinal, se elas atrasam, resultam em multas.
Mas os lembretes não são só para você, como também podem ser enviados para clientes por e-mail como forma de reforçar e lembrar o pagamento de uma determinada conta com a sua empresa.
Gráficos
Os gráficos são fundamentais para você conseguir mensurar o desempenho das suas finanças, o número de vendas, fazer comparação de dados, levantar estimativas e ter uma noção bem precisa dos lucros e gastos da organização.
Por exemplo, através de um gráfico você consegue ter noção do quanto foi gasto em um mês comparado com o mesmo mês do ano passado.
Ou ainda saber quais serviços e produtos do negócio têm gerado mais receita nos últimos três meses.
Segurança dos dados
Por último, mas não menos importante, está a segurança de dados.
Todos os dados financeiros da sua empresa precisam estar em um lugar seguro para não correrem nenhum risco de vazamento.
Portanto, ao escolher um gerenciador financeiro garanta que os seus dados serão criptografados, pois essa é a tecnologia mais eficiente para que pessoas mal intencionadas não consigam ter acesso a nenhuma informação da sua empresa.
Além do mais, um bom gerenciador também vem incluso com backups automáticos, exigência de senhas para acesso de certas áreas e varreduras que evitam a presença de vírus.
Alimente o software com dados
Para aproveitar todas as características que citamos acima de um bom gerenciador financeiro, você precisa alimentar o software com dados.
Isto é, para ter em mão relatórios e gráficos sobre as finanças da sua empresa, é preciso que você insira as informações financeiras do seu negócio no gerenciador constantemente.
O lado bom é que essa alimentação do gerenciador é algo completamente automático e prático de ser feito, ou seja, não é uma atividade que vai tomar horas do seu dia.
Faça uma análise
Os relatórios e métricas apresentados pelo gerenciador são ótimas ferramentas de análise que você pode usar em prol da sua empresa.
Com eles em mãos você consegue organizar melhor todas as finanças e manter um controle de todos os valores do seu negócio.
Além do mais, todos os dados fornecidos irão ajudar nas futuras tomadas de decisões da companhia, uma vez que você terá dados valiosos que permitem que análises completas sejam feitas e planejamentos sejam ainda mais estratégicos.
Crie planos de ação e metas
Uma das formas mais eficientes de usar um gerenciador financeiro é visualizar todos os dados sobre a saúde financeira do seu negócio que ele entrega para criar planos de ação e metas sem base em achismos, mas sim em dados concretos.
E quando falamos em definir metas para o setor financeiro de um negócio, é fundamental que você siga um passo a passo que consiste principalmente em entender quais são todos os números, dados e situação atual das finanças da empresa.
Como você pode ter notado, isso é mais do que possível com a inserção desse software na empresa.
Depois você pode começar a definir algumas metas e ações para o setor financeiro, como:
- buscar por inovações, como outras ferramentas tecnológicas para outros setores que automatizam os seus processos, bem como o gerenciador é para o setor financeiro.
- aumentar o faturamento do negócio com valores percentuais ao invés de valores específicos;
- aumentar o lucro líquido, que se trata do resultado de qualquer quantia que sobra da receita de vendas após todas as despesas da empresa serem pagas;
- reduzir despesas, ou seja, diminuir o volume de despesas mensais após analisar todos os gastos atuais e elaborar um planejamento.
Qual é o melhor gerenciador financeiro?
Com todas as informações que apresentamos até esse momento no artigo, você provavelmente está se perguntando qual é o melhor gerenciador financeiro do mercado para usar em seu negócio.
Para chegar a essa resposta, você precisa levar em consideração alguns pontos.
O primeiro de tudo é ter em mãos um software de gestão financeira que seja descomplicado na hora de automatizar os processos do seu negócio e que possa ser acessado de maneira rápida e eficiente por qualquer dispositivo, seja notebook, tablet ou smartphone.
Ele também precisa ser capaz de fazer a leitura de documentos por meio de PDFs e fotos e exigir pouco preenchimento de dados manuais, principalmente se as movimentações financeiras do seu negócio forem muitas.
Pensando em todos esses aspectos, afirmamos que o sistema de gestão financeira da Hábil é a melhor opção que você encontrará.
Você pode acessá-lo pelo computador ou pelo celular e consegue ter na palma da sua mão relatórios rápidos e visuais, além de ter a chance de gerar notas fiscais e boletos de maneira automática, reduzindo as chances de erro e garantindo um envio rápido aos seus clientes ou fornecedores.
Diga tchau às planilhas de Excel e aos registros manuais e comece agora mesmo a economizar tempo com um sistema de controle financeiro completo que automatiza os processos da sua empresa.
O Hábil 10 é o sistema de gestão empresarial que facilita o controle da sua empresa.
Com ele, você tem agilidade e segurança para gerenciar suas vendas, fazer controle financeiro, emitir notas fiscais e muito mais.
Estamos há 23 anos no mercado brasileiro, com a aprovação de 2.000+ empresas desde o início!
Ficou interessado no que o Hábil 10 pode fazer pelo seu negócio?
Entre em contato agora com um dos nossos especialistas e descubra como podemos ajudar você.
Conclusão
Hoje a nossa missão era apresentar a você o gerenciador financeiro, as suas principais funções e como usá-lo de maneira estratégica em sua empresa.
Agora que você já conhece todos os pontos positivos desse sistema, que tal adotar a melhor plataforma para sua empresa?
Para isso, conte com a Hábil!