Você sabia que a sua loja de confecção pode crescer muito no mercado?

Não é preciso contar com grande volume de funcionários e gestores.

Existem técnicas e estratégias poderosas que podem ser implementadas para permitir o crescimento do negócio.

Como gerenciar pequenos negócios?

O gerenciamento de pequenos negócios passa por todas as fases de qualquer empresa.

Tem o planejamento, estudo do mercado, estabelecimento de metas e objetivos e prospecção de clientes.

Manter os processos e contas em dia também é o mais recomendado para que o negócio decole.

Conheça seu mercado antes de abrir sua loja!

Um dos maiores macetes para crescer no mercado de confecções é avaliar o segmento antes mesmo de abrir a loja.

Muitos empreendedores cometem o erro de começar e lançar uma marca no mercado sem nenhuma informação ao seu respeito.

Negligenciam o público-alvo, a localização do ponto comercial, o volume da demanda e o custo para abertura e manutenção do empreendimento.

Estar preparado e saber em qual terreno se está pisando é essencial para tomar decisões mais assertivas, desde o início.

Vejamos alguns desses itens:

  • Público-alvo: pessoas que serão atingidas pelo negócio. Para quem você deseja vender? Qual perfil de cliente você deseja atender na sua loja de confecção?
  • Localização: deve ser pensada de forma estratégica. De preferência, o ponto da loja de confecção deve estar localizado em região de grande circulação de pessoas que compõe o público-alvo.
  • Demanda: qual o potencial de vendas? Existe público suficiente para tornar o empreendimento viável? Existem concorrentes no mercado oferecendo os mesmos serviços?
  • Custos: os custos dizem respeito ao montante necessário para abertura do negócio (aluguel do ponto, compra de equipamentos etc) e ao capital de giro, valor necessário para manter o negócio funcionando até que comece a dar lucro.

Planeje seu dia a dia, tenha controle sobre seu estoque, fornecedores, compras, vendas e clientes

Mesmo os negócios pequenos devem contar com um bom planejamento diário.

É preciso analisar o estoque, a relação com os fornecedores (principalmente o volume e intervalo de entregas), a quantidade de vendas realizadas e o número de clientes atendidos.

O planejamento deve ser completo, levando em conta cada um dos setores do negócio.

A confecção pode ser pequena, mas os processos são diversos.

Para que exista crescimento é preciso analisar todos os aspectos do negócio.

Mantenha tudo em dia, mesmo que a administração seja pequena

Um dos grandes erros cometidos por gestores de pequenas lojas de confecção é não colocar as coisas em dia, principalmente as contas.

Um pequeno descuido aqui, uma pequena omissão ali e pronto, está formada a bola de neve.

Você pode ter muita dor de cabeça!

Mesmo que a administração seja pequena, tudo deve estar em dia. Principalmente as questões financeiras e tributárias.

Não é nem um pouco recomendável negligenciar a parte administrativa.

O crescimento do negócio depende da capacidade do gestor de lidar com a parte burocrática.

Faça planos de curto, médio e longo prazo e metas para cumprir estes objetivos

Como saber que a loja de confecção está crescendo?

A melhor maneira é estabelecer metas de curto, médio e longo prazo.

As metas de curto prazo podem ser semanais ou mensais, por exemplo.

Já as metas de médio prazo podem estar relacionadas ao número de clientes, parcerias de negócio e estratégias de marketing.

As metas de longo prazo, por sua vez, podem estar relacionadas ao aumento do faturamento total do negócio.

Quanto está entrando no caixa hoje? Quanto você deseja estar faturando nos próximos 5 anos?

De posse de todas as metas é só pensar em estratégias que permitam realizar cada uma delas.

As metas funcionam como diretrizes, orientando as atividades.

Além disso, ajudam o gestor a analisar os resultados, investigar a eficiência dos processos e das estratégias aplicadas.

Ao levar tudo isso em conta a sua loja de confecção vai decolar!

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