Se você quer que a sua empresa venda mais, precisa saber da importância de contar com uma equipe de vendedores comprometida e motivada. Neste artigo, nós mostramos como motivar vendedores e, assim, conseguir melhores resultados para o seu negócio.
O que é motivação?
A motivação é um sentimento de impulso que faz com que todos nós tomemos atitudes para atingir os nossos objetivos.
Esse sentimento está relacionado a fenômenos emocionais, sociais e também biológicos, além de estar altamente atrelado a comportamentos que envolvem o cumprimento de metas.
Então, quando falamos em motivação para vendedores, estamos falando de uma forma de fazer com que os colaboradores deem o melhor de si e façam tudo o que está ao seu alcance para conquistar os objetivos profissionais dentro da organização em que trabalham.
Qual o papel da motivação nas empresas?
Nas empresas a motivação tem um papel fundamental para que os colaboradores alcancem e cumpram as metas estabelecidas.
Isso porque dentro do âmbito profissional todos nós somos movidos por um propósito que é vinculado a uma recompensa, que geralmente costuma ser o nosso salário no final do mês ou uma folga, por exemplo.
E é por isso que a motivação para vendedores é algo muito discutido pela área de Recursos Humanos, pois é uma forma de estimular os colaboradores a realizarem as suas tarefas e alcançarem as metas estipuladas pela empresa.
Qual a importância de manter seus vendedores motivados?
Os vendedores precisam de motivação para atingir suas metas, atender bem aos clientes e ter sucesso nas vendas. No entanto, eles podem perder o incentivo devido a uma série de fatores, como estresse, má remuneração e ambiente de trabalho pesado.
E quando isso acontece é preciso agir para resgatar o comprometimento e a motivação da equipe de vendas. Caso contrário, além da queda nos lucros, causada pela redução nas vendas, seu negócio ainda pode sofrer com prejuízos ligados à insatisfação dos clientes e à má reputação da empresa.
Benefícios da motivação para vendedores
Os benefícios da motivação para vendedores são:
- facilitação da rotina de trabalho;
- organização do processo de vendas;
- mais remuneração e reconhecimento da equipe;
- mais treinamentos e aprendizados para os times.
Como motivar vendedores? Confira 10 dicas para motivar vendedores da sua empresa
Abaixo, nós listamos como motivar vendedores em qualquer tipo de negócio.
– Invista em treinamentos
No mercado de hoje, ter uma vantagem sobre a concorrência é sempre fundamental. Uma equipe de vendas forte é essencial para uma empresa garantir que esteja sempre um passo à frente.
Por causa disso, a maioria das organizações agora está investindo em vários treinamentos de vendas e estratégias de aprimoramento.
Um treinamento de vendas eficaz é a chave para aperfeiçoar e ajudar seu ativo mais eficiente — os vendedores — a atingir as metas da empresa. A lógica aqui é muito simples: se eles não conseguirem vender, o crescimento da sua empresa será afetado. Por isso, invista em treinamentos para ter uma equipe cada vez mais produtiva.
– Ofereça um ambiente agradável de trabalho
Trabalhar em um ambiente agradável ajuda as pessoas a se sentirem positivas e motivadas. Se os funcionários aproveitarem seu tempo no trabalho, será menos provável que façam longas pausas ou saiam de licença médica, devido ao estresse ou qualquer outro tipo de problema, por exemplo.
Os benefícios para os proprietários de negócios incluem aumento de produtividade e redução da rotatividade de pessoal, levando a menores custos de recrutamento e treinamento.
– Tenha processos de venda bem definidos
Um processo de vendas é um conjunto de etapas repetíveis que sua equipe executa para converter um cliente potencial em um efetivo. E possuir esse tipo de processo padronizado adiciona estrutura e responsabilidade às suas atividades de vendas, levando a uma maior taxa de ganhos, ciclos de vendas mais curtos, além de motivar seus vendedores.
– Estabeleça metas atingíveis
Este pode ser óbvio, mas é importante. É necessário oferecer aos vendedores uma meta a ser alcançada. Sem um objetivo, eles não saberão o que aspirar ou o que constitui sucesso. Contudo, escolha uma meta que seja atingível.
Uma dica extra que damos, é trabalhar com cada vendedor individualmente para descobrir o que funcionará melhor para eles.
– Dê feedbacks
O feedback é obrigatório para qualquer empresa que queira crescer de forma sustentável. No caso de uma equipe de vendas, o feedback ajuda a delinear objetivos e como o time pode alcançá-los.
Além disso, permite que você analise os pontos fortes e fracos de cada funcionário, indicando as áreas que eles ainda precisam melhorar.
Vale ressaltar que o feedback não se limita apenas a criticar, mas sim a ajudar a desenvolver as habilidades pessoais e profissionais do funcionário.
– Ouça seus vendedores
Um erro bastante comum que donos e gerentes cometem é tratar os vendedores como robôs. Esse erro prejudica muito a produtividade e a qualidade das vendas. Dê aos funcionários a oportunidade de serem ouvidos e trate a todos de forma cordial, se esforçando para apresentar melhorias nas falhas apontadas por eles.
Um relacionamento mais pessoal quebra as barreiras do ambiente de trabalho e aumenta o bem-estar entre os membros da equipe.
– Crie premiações
Seus vendedores querem ser recompensados. Mas uma comissão por si só não é suficiente. Comissões são esperadas, então você precisa ir além para que os colaboradores de vendas se sintam realmente reconhecidos por suas realizações.
Uma tática que pode ser implementada é oferecer um jantar ou um almoço sempre que um vendedor atingir sua cota ou fizer uma ótima venda. Mas esse convite não é apenas para uma pessoa e sim para toda a equipe. Essa forma de reconhecimento ajuda na motivação e também a trabalharem cada vez mais unidos.
– Invista em tecnologia
A tecnologia ajuda na motivação para vendedores porque possibilita que eles consigam ter mais visibilidade de suas metas e tarefas que precisam ser entregues.
E se os recursos tecnológicos são usados da forma certa, eles colaboraram para a compreensão do progresso feito ao concluir cada atividade, acabando com aquela sensação de insistência em um trabalho menos produtivo.
O resultado, além da motivação para vendedores, é um aumento na produtividade individual, uma vez que a tecnologia permite que os colaboradores sejam mais úteis em suas funções.
– Qualidade de vida
Para aumentar a motivação para vendedores com estratégias de qualidade de vida, a nossa sugestão é que você adote horários flexíveis dentro da sua empresa.
Isso porque os horários flexíveis permitem que os colaboradores decidam seus próprios momentos de trabalhos e consigam incluir em sua rotina atividades que não são possíveis de serem realizadas em um modelo de trabalho tradicional.
Um exemplo básico desse tipo de atividade é levar os filhos na escola, almoçar em casa ou resolver problemas bancários ao longo do dia.
E se você adotar o modelo de home office dentro da sua organização, as vantagens envolvendo qualidade de vida são ainda maiores, pois os colaboradores perdem menos tempo no trânsito ou em transportes públicos.
No fim das contas, essas ações envolvem qualidade de vida e aumentam a flexibilidade ocupacional, dando aos colaboradores a chance de terem mais autonomia da sua própria rotina, contribuindo para uma saúde mental de qualidade tanto no trabalho, quanto na vida pessoal.
– Promova o espírito de time
O local de trabalho com um bom espírito de time colabora para motivação de vendedores, pois os profissionais começam a ter mais confiança em seus colegas, criando um ambiente mais saudável de se trabalhar.
E essa sensação de bem-estar desenvolve outros benefícios que levam a motivação, como o aumento de produtividade e engajamento, estímulos para aprimorar conhecimentos e habilidades, além da facilidade de organizar o fluxo de trabalho entre profissionais.
Conclusão
Agora que você já sabe como motivar vendedores, acesse nosso site e conheça todos os recursos que nossa solução Hábil Empresarial Profissional pode oferecer para o seu negócio.