Financeira Gestão

Como fazer controle financeiro para confecções?

Como fazer o controle financeiro para confecções

Administrar uma confecção e estar à frente de todo o controle financeiro de um estabelecimento é uma tarefa de grande responsabilidade que requer tempo e atenção.

Se você gestor ou empresário do ramo, deseja que seu empreendimento seja consolidado em bases financeiras estáveis, são necessários alguns cuidados e muito empenho para atingir as metas de crescimento e desenvolvimento.

O controle financeiro está entre os principais pilares de sustentação de um empreendimento saudável e seu gerenciamento correto pode garantir o sucesso da sua confecção e garantir que ela se mantenha lucrativa e competitiva no mercado.

Pequenas lojas de confecções

O mercado atual é, na sua maioria, formado por pequenas lojas de confecção. Ou seja, possui concorrência ampla e acirrada, por isso você não pode em nenhum momento se descuidar do gerenciamento e planejamento de seus negócios.

E não pense que só as grandes instituições do ramo de confecções que devem se preocupar com um controle financeiro eficiente.

As pequenas lojas de confecções precisam se estruturar e se planejar para poder crescer e se consolidar no mercado atual.

A importância do controle financeiro

Você como gestor sabe como ter um controle financeiro eficiente e qual a importância dele para a saúde do empreendimento?

O primeiro passo é entender que por mais vendas que sua loja realize, sem uma boa administração financeira ela estará pode fracassar.

Por esse motivo se mantenha alerta ao controle financeiro e confira as dicas para mantê-lo sempre em dia.

  • Mantenha o fluxo de caixa sempre em ordem. Lance todas as entradas e saídas de maneira organizada e separada.
  • Separe despesas operacionais de investimentos em infraestrutura e treinamento.
  • Elabore relatórios que permitam visibilidade ampla da atual situação financeira e das futuras.
  • Planeje-se de maneira estratégica e com foco em crescimento e aumento de lucratividade.

Equilíbrio entre compras x vendas

Uma boa maneira de manter a sua confecção saudável financeiramente é equilibrar o fluxo de compras e vendas sempre com uma visão engajada em redução de custos e aumento dos lucros.

O controle de estoque é muito importante e, nessa etapa do processo, entender quais produtos têm uma maior rotatividade e investir em uma margem de compra maior sobre eles é o ideal para que a sua empresa não fique desprovida de mercadoria.

Outro ponto chave no controle financeiro é equilibrar as compras necessárias para o empreendimento com base nos recebimentos das vendas efetivadas, cruzando as datas de pagamento de fornecedores com períodos de maior recebimento e menor despesas operacionais.

Como reconhecer o momento de fazer liquidações e promoções?

O que significa mercadoria parada em seu estoque? Dinheiro em prateleiras, certo?

Para não deixar o seu lucro parado no estoque, é necessário entender o melhor momento para fazer liquidações e promoções:

 

  • Se não houve aceitação de determinado produto, trate logo de ao menos conseguir recuperar o investimento e coloque na promoção a preço de custo.
  • A moda é muito variável, por isso, nas trocas de estação, faça queimas de estoque para que ele não perca o valor de venda.
  • Descontos anunciados podem ser um ótimo chamariz para que o cliente conheça a sua loja, um marketing por consequência.

Com essas medidas de controle e planejamento seu empreendimento só terá a ganhar e você a lucrar e se desenvolver.

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