Administrar uma confecção e estar à frente de todo o controle financeiro de um estabelecimento, é uma tarefa que carrega grande responsabilidade.

Afinal de contas, para que o setor financeiro seja bem administrado é necessário dedicar tempo e muita atenção.

O controle financeiro está entre os principais pilares de sustentação de um empreendimento saudável.

Portanto seu gerenciamento deve ser feito de forma correta para garantir o sucesso da sua loja de roupas.

Se você gestor ou empresário do ramo, deseja que seu empreendimento seja consolidado em bases financeiras estáveis, são necessários alguns cuidados e muito empenho para atingir as metas de crescimento e desenvolvimento.

O controle financeiro está entre os principais pilares de sustentação de um empreendimento saudável e seu gerenciamento correto pode garantir o sucesso da sua confecção e garantir que ela se mantenha lucrativa e competitiva no mercado.

Uma gestão financeira com visão pode ajudar a manter a lucratividade e manter sua empresa competitiva no mercado de concorrência. 

Quer garantir uma gestão e o controle efetivo financeiro de sua loja de roupas? Continue sua leitura e descubra como fazer isso: 

A importância do controle financeiro

Você, como gestor, sabe como ter um controle financeiro eficiente e qual a importância dele para a saúde do empreendimento?

O primeiro passo é entender que, mesmo realizando um grande número de vendas, sem uma boa administração financeira sua loja de confecções pode acabar fracassando.

Por esse motivo, se mantenha alerta ao controle financeiro, colocando em prática as seguintes ações:

  • Mantenha o fluxo de caixa sempre em ordem; 
  • Lance todas as entradas e saídas de maneira organizada e separada;
  • Separe despesas operacionais de investimentos em infraestrutura e treinamento;
  • Elabore relatórios que permitam uma visibilidade bem ampla da atual situação financeira e das futuras;
  • Planeje-se de maneira estratégica e com foco em crescimento e no aumento de lucratividade;
  • Controle seu estoque para evitar compras desnecessárias desperdiçando dinheiro. 

Equilíbrio entre compras x vendas

Uma boa maneira de manter a sua confecção saudável financeiramente é equilibrar o fluxo de compras e vendas sempre com uma visão engajada em redução de custos e aumento dos lucros.

O controle de estoque é muito importante, principalmente nessa etapa do processo.

Entender quais produtos têm uma maior rotatividade e investir em uma margem de compra maior sobre eles, é o ideal para que a sua empresa não fique desprovida de mercadoria. 

Outro ponto chave no controle financeiro é equilibrar as compras necessárias para o empreendimento com base nos recebimentos das vendas efetivadas, cruzando as datas de pagamento de fornecedores com períodos de maior recebimento e menor despesas operacionais.

Saiba precificar seus produtos

Como precificar os produtos de sua loja de roupas garantindo uma boa margem de lucro e um preço competitivo?

Garantir o equilíbrio destes dois fatores é o desafio principal, mas nem por isso é uma tarefa difícil.

Existem muitas técnicas que facilitam o processo de precificar seus produtos.

Afinal de contas sua margem de lucro deve dar conta dos custos do seu negócio. Uma destas técnicas é o markup.

A fórmula de cálculo do markup é a seguinte: Markup = 100/100-(DF+DV+ML).

Para calcular considere:

  • Despesas Fixas (DP)
  • Despesas Variáveis (DV) 
  • Margem de Lucro, ou Lucro Presumido (ML)
  • Reconheça o momento de fazer liquidações e promoções

Você sabe o que significa mercadoria parada em seu estoque? Dinheiro parado em prateleiras, não é mesmo?

Para não deixar o seu lucro parado no estoque, é necessário entender qual o melhor momento para fazer liquidações e promoções. Os cenários que indicam isso são os seguintes:

  • Se não houve aceitação de determinado produto, trate logo de ao menos conseguir recuperar o investimento e coloque na promoção a preço de custo;
  • A moda é muito variável, por isso, nas trocas de estação, faça queimas de estoque para que ele não perca o valor de venda;
  • Com essas medidas de controle e planejamento seu empreendimento só terá a ganhar e você a lucrar e se desenvolver.

Lembre-se de que descontos anunciados podem ser um ótimo chamariz para que o cliente conheça a sua loja, um marketing por consequência. Então de tempos em tempos, procure colocar uma promoção em prática. 

Isso vai garantir a rotatividade dos produtos em sua loja, e aumentará a captação de clientes. 

Colocando todas estas dicas em prática, sua gestão e controle financeiro serão suficientes para fazer sua loja de roupas decolar. Portanto, não deixe de seguir cada um dos passos acima! 
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