A sazonalidade pode ser uma oportunidade mas também uma dificuldade para as empresas. Por isso, é importante saber como aproveitar as datas sazonais para vender mais na sua empresa.
Além de saber quando é o momento de aplicar estratégias e vender mais, é importante saber quais são as datas que não é válido o investimento, para que assim, a empresa não prejudique o caixa.
Claro que, muitas vezes, as melhores respostas são encontradas na prática, mas se for possível estudar e analisar as situações antes mesmo, é mais proveitoso para as empresas.
A partir disso, entenda como identificar as oportunidades e desenvolver estratégias que ajudem no aproveitamento de datas sazonais, contribuindo para o crescimento da sua empresa.
Como identificar as datas sazonais?
As datas sazonais são identificadas, na maioria das vezes, como comemorativas, sendo: Dia das Mães, Dia das Crianças, Dia dos Pais, Natal, Ano Novo, Carnaval e outras.
Aqui, pontua-se as mais destacadas perante ao comércio, que geram grandes resultados. Mas claro, é válido afirmar que os ramos das empresas mudam, ou seja, as oportunidades também.
Algumas datas sazonais fazem mais sentido com alguns ramos e com outros nem tanto, então, é importante fazer análise e entender os motivos pelos quais a sua empresa vai investir e se vai trazer resultados.
Claro que, a partir da sua empresa, você mesmo pode criar uma data sazonal que pode ter relação direta com a sua loja, podendo ser: o aniversário da loja, ou algo que tenha sentido.
O que é importante analisar na sazonalidade?
A partir do ramo da sua empresa, é importante analisar quais são as sazonalidades que fazem sentido para o investimento e estratégias de vendas para evitar qualquer custo que prejudique o caixa.
Então, a partir do seu próprio conhecimento sobre a empresa e um estudo aprofundado das oportunidades que podem favorecer o financeiro e também o marketing.
Lembrando que, muitas vezes, a melhor validação acontece na prática, ou seja, talvez você precise aplicar uma estratégia para ver se faz sentido para a sua empresa.
O importante nisso é cuidar do financeiro e não ter muitos custos para a aplicação da ação naquela data sazonal. Assim, caso não dê os resultados esperados, você apenas não perde e ainda aprende sobre ela.
Como aproveitar as datas sazonais para vender mais?
Antes mesmo de saber qual a data sazonal que você vai escolher para executar uma ação em sua empresa, é importante entender como executar com eficiência.
A paciência e organização são grandes aliados na hora dessa programação, até porque, empresas que deixam para organizar tudo na semana da ação, acabam pecando de várias formas.
E o principal: o seu estoque. Ele vai suportar todas as vendas desta data? É importante organizar um estoque grande para que você esteja preparado. Ficar devendo para o cliente no meio de uma data comemorativa, não é recomendado.
Neste dia, faça um atendimento personalizado, crie uma metodologia legal, que entregue uma experiência completa ao cliente, para que ele queira voltar ao seu estabelecimento.
Use gatilhos mentais
Do início ao fim da sua ação, utilize gatilhos mentais que incentivem o cliente a ir até o seu estabelecimento comercial nesta data. E no pós venda também, continue utilizando essa técnica.
Entenda sobre os gatilhos mentais: gerar escassez e urgência são formas de convencer o cliente a ir até a sua loja e ainda comprar. São técnicas importantes de venda que podem fazer a diferença.
Escassez: utilizar termos como: “está acabando os estoques” “última oportunidade para aproveitar” “últimas unidades” e outras frases nesse sentido. Todas criam um gatilho de escassez no consumidor.
Urgência: “É só hoje” “Você não pode perder” “Aproveite a oportunidade hoje” “Sua chance é agora” Este gatilhos geram a necessidade imediata no cliente para ele ir até o seu estabelecimento e realizar uma compra.
Ofereça descontos especiais
Descontos especiais combinam com datas comemorativas, né? Por isso, aproveite esse momento para oferecer descontos jamais vistos na sua loja e impulsione as vendas.
Claro que, lembre-se sempre de organizar o seu estoque e caixa, para que assim, os valores não fiquem desconexos e você acabe ficando no prejuízo ao invés de lucrar nas ações.
É uma oportunidade para a sua empresa vender mais produtos, talvez em um valor menor, porém, em mais quantidade. Por isso, é importante colocar na ponta da caneta as melhores possibilidades para a sua empresa.
Assim, com essa organização, é mais garantido não ficar no prejuízo e poder aproveitar de forma tranquila a data comemorativa, oferecendo opções melhores aos clientes.
Invista em marketing
O marketing digital é uma ferramenta poderosa, principalmente quando envolve ações especiais de datas comemorativas, pois muitas possibilidades podem ser desenvolvidas.
Então, mesmo a partir da data comemorativa que a sua empresa escolher para explorar, todas merecem ser divulgadas nas redes sociais, como Instagram e Facebook com o público orgânico que ficaria grátis.
Mas, também tem opções pagas como: outdoor, rádio, panfletagem e outros, porém, antes de realizar o investimento, é preciso estudar onde o seu público se encaixa, se ele será atingido eficientemente por estes meios.
Antes de qualquer escolha, avalie quais são as melhores opções para a sua empresa aproveitar as datas comemorativas sem prejudicar o caixa, ou seja, muita análise antes da execução.
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