Você já conhece o projeto de lei que visa proibir o uso de celulares em expediente de trabalho?
Causando revolta e sendo assunto em várias empresas do país, o projeto de Lei pode determinar uma mudança drástica no dia a dia empresarial.
Essa é mais uma oportunidade para entender um pouco sobre o assunto.
Fique atento.
A Lei
O Projeto de Lei nº 9066/2017 prevê a proibição de aparelhos eletrônicos portáteis, o que inclui o celular, durante o horário de trabalho.
a Lei teria uma exceção para aqueles que fazem uso para sua atividade profissional.
O Deputado Federal Heuler Cruvinel destaca que a proibição de celulares já é facultativa nas empresas, inclusive passiva de penalidades disciplinares.
Também salienta que quando os aparelhos são usados para funções laborais, a produção e a excelência podem ser aumentadas.
Os aparelhos são um problema na sua empresa?
Quais outras formas de controlar o uso dos celulares e a desconcentração dos funcionários?
Se você tem esse problema em sua empresa, já deve ter pensado em várias possibilidades de driblar a desconcentração dos funcionários.
Saiba que existem saídas inteligentes e que podem dar certo antes de tomar uma medida mais drástica.
Veja algumas:
- Estabelecer regras de etiqueta para o uso dos celulares.
- Estipular horários e locais para o uso.
- Permitir que sejam usados em caso de emergência.
- Criar a conscientização de que pode trazer malefícios não só a empresa, como também aos próprios colaboradores.
Com um ambiente mais organizado, com processos e metas bem estabelecidos, os aparelhos podem ser grandes aliados, e não inimigos.
Proibir talvez não seja a melhor solução
Repense se não é possível instaurar o equilíbrio entre a necessidade e o desejo.
E assim, conseguir manter uma convivência harmoniosa entre a empresa e os tão amados celulares e demais aparelhos.
Que tal levantar essas questões com sua própria equipe e entender junto a eles o que pode ser feito e implementado?!
Analise resultados e converse com seu time
Faça um levantamento dos resultados com e sem o uso do celular e peça a sua equipe ajuda para estipular regras de conduta.
Veja o que eles acham, o que eles sugerem. Lembre-se: comunicação é tudo!
A proibição completa pode ser negativa em alguns casos.
Sabendo implementar regras de conduta durante o expediente de trabalho, o resultado pode ser conscientização, força produtiva e maturidade de toda a empresa!
Portanto, em qualquer caso, converse com sua equipe!