Gestão

Dicas para não errar no controle de estoque

O controle de estoque serve para informar qual a quantidade de cada item disponível. Assim é possível controlar toda a movimentação de produtos, saber o que vende mais, repor o estoque de acordo com a sazonalidade de determinados produtos e tomar cuidado com as datas de validades.

Um estoque bem controlado, é a chave para o sucesso de uma boa gestão. Quando o controle de estoque não está correto pode causar muitos prejuízos para a empresa independente do tamanho, pequena, média, grande, e-commerce, todos os tipos de negócios devem cuidar muito bem do estoque para não prejudicar o funcionamento da empresa e a satisfação dos clientes.

Separamos algumas dicas para evitar erros na hora de controlar o estoque:

  • Registrar: registre tudo que entra e sai, mercadorias e insumos, como se cada item tivesse um cadastro e atualize sempre conforme houver mudança. Nesse cadastro deve conter a data em que o produto entrou no estoque, a data da venda, data de validade e o preço que será praticando.
  • Data de validade: compre produtos com longa data de validade, pois se eles estragarem antes de você vender, terá muito prejuízo.
  • Organização do estoque: as mercadorias precisam estar bem organizadas em locais fáceis de encontrar, não adianta tem todas as informações sobre o produto, se não consegue achá-lo quando precisa.
  • Estabeleça processos: por exemplo, quando um produto for vendido, alguém precisa atualizar o sistema do estoque para evitar falhas.
  • Use um sistema acessível: de nada adianta investir em um software novo se ninguém sabe usar, o hábil empresarial oferece sistema para gestão financeira e conta com controle de estoque, faz isso com design fácil e simples para que todos consigam operar.
  • Mapeie e integra: todas as informações sobre o estoque precisam estar no mesmo lugar que o histórico de vendas, com isso, o gestor saberá exatamente quais são os produtos com maior e menor saída. Além disso, a integração dos dados permite realizar promoções de queima de estoque quando tem muito produto parado.
  • Programe as compras: crie um calendário com as datas de compra para cada item quando for necessário fazer reposição por falta ou por sazonalidade, separe um tempo para negociar com os fornecedores.

Quando seu estoque estiver bem controlado, sua empresa irá otimizar os investimentos, levanta mais informações sobre suas vendas, faz compras mais precisas e muito mais. Siga as orientações acima para evitar erro pois, qualquer erro no estoque pode ter custo alto. Não deixe de controlar seu estoque com a ajuda de um software para o controle de estoque, pois, é muita coisa para anotar em um caderninho.

Saiba mais: guia para um planejamento de sucesso

Você pode gostar
5 erros que podem acabar com a sua empresa
5 erros que podem acabar com a sua empresa
Emissores gratuitos
O fim dos emissores gratuitos

Deixe o seu comentário para

Seu comentário*

Nome*
Website