Dicas de home office para pequenas empresas

Sabemos que durante a pandemia muitas empresas tiveram que adequar seus modelos de trabalho e muitas migraram para o modelo home office. Mas como os pequenos negócios podem encarar essa mudança de maneira estável e sem surpresas? Confira algumas dicas.

Os desafios do home office para negócios pequenos

O home office traz alguns desafios em sua constituição e outros para sua implementação, como: 

  • adaptabilidade dos funcionários (já que nem todos se adequam a este novo modelo)
  • ruídos de comunicação (caso não sejam adotadas formas eficientes de comunicação entre equipes) 
  • problemas com as mudanças das rotinas na empresa e nas casas dos colaboradores (caso ambos não consigam se encaixar no novo modelo).

Os benefícios do home office para as pequenas empresas

Um ponto positivo do grande movimento migratório para o home office dos últimos tempos foi que ele serviu para desconstruir o mito da redução de produtividade dos funcionários. Recente pesquisa feita pela Fundação Dom Cabral, Emlyon Business School e Grant Thornton Brasil apontou que mais de 50% dos entrevistados notou maior produtividade após adotarem o home office.

Outra vantagem é que esse modelo permite um crescimento de funcionários em algumas áreas da empresa sem ocasionar aumento em gastos como aluguel de salas maiores ou novos espaços, luz, água e internet. O consumo destes recursos será menor e mais estável, já que reuniões com equipes de trabalho ocorrerão ocasionalmente. Além disso, o modelo remoto permite ainda que sua empresa contrate talentos de outras localidades. 

Por fim, temos como benefício da inserção do home office uma maior flexibilidade nas jornadas de trabalho, o que possibilita aos funcionários adequarem seus horários pessoais aos de suas rotinas de trabalho, gerando maior motivação, produtividade e satisfação.

6 dicas para as pequenas empresas terem sucesso com o home office

Para não ter problemas no processo de implementação do modelo home office na sua empresa, veja seis dicas para que a mudança seja um sucesso:

Estabeleça uma comunicação clara com a equipe

É fácil perder o controle da gestão com o home office quando não há uma comunicação limpa, eficiente e transparente. Para isso, invista em modelos de comunicação que sejam claros, efetivos e que mantenham o fluxo de informações constantes entre equipes e gestores.

Defina metas e objetivos claros

Como no modelo home office não há uma supervisão física e constante sob os colaboradores, é importante que os times estejam cientes de suas metas de curto, médio e longo prazo, e sejam orientados de acordo com os objetivos traçados. Mantenha um controle do desenvolvimento dos projetos em conformidade com as metas e os objetivos, de maneira clara e bem delimitada.

Invista em boa ferramenta de gestão de tarefas

Para que ocorra uma gestão de tarefas adequada à comunicação é imprescindível garantir que todos os participantes de um projeto estejam alinhados entre si. Por isso, investir em boas ferramentas de gestão de tarefas e de comunicação entre as equipes auxiliará os gestores a acompanhar os processos de maneira segura e eficaz.

Garanta o acesso e a segurança dos arquivos da empresa

Já para que não haja problemas de desenvolvimento dos projetos em sua empresa, tampouco que informações sigilosas sejam acessadas em ambientes duvidosos, garanta que todos os arquivos da empresa estejam seguros e possam ser acessados remotamente através de ferramentas de gerenciamento e armazenamento de arquivos digitais, como os sistemas de nuvem de arquivos.

Conte com um bom sistema de gestão

Adquirir um bom sistema de gestão para sua empresa é fundamental para o modelo home office, pois além de centralizar diversas tarefas em apenas um software, ele ainda trará maior confiabilidade e segurança dos dados da empresa, além de diversas funcionalidades que agregarão dinamismo e eficiência para o negócio.

Aposte no bem-estar dos funcionários

Os funcionários são o ponto-chave do home office, por isso, garantir que eles terão locais de trabalho adequados em suas casas e assegurar que as demandas sobre as tarefas e modos de trabalho estão sendo ouvidos é investir na produtividade, qualidade e sucesso da sua empresa.

Pronto para implementar o home office no seu negócio? Siga essas boas práticas e para mais dicas sobre gestão e soluções empresariais acompanhe nosso blog.

Equipe Hábil
Equipe Hábil

Sistema de gestão que leva agilidade, eficiência e controle para as pequenas empresas brasileiras.

Artigos: 273