Mesmo os empresários do comércio que têm o seu negócio muito bem posicionados reconhecem que os tempos não são os melhores para a economia brasileira. A recessão pegou o brasileiro e, mesmo que os índices apontem para uma retomada, a confiança no setor não anda das melhores.
Conforme pesquisa realizada pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), a confiança dos empresários caiu pelo sexto mês seguido, um recuo de 1,9 ponto em setembro, sendo de 89,5 pontos, o menor patamar desde setembro do ano passado.
Apesar dos números apontando para o desânimo, render-se não é uma opção. Quando uma empresa crescer, o empreendedor cresce junto, e oferecer bons produtos e serviços, com atendimento de primeira, deixa de ser um diferencial para tornar-se o básico aos estabelecimentos comerciais.
Então, como se destacar da concorrência?
Se você tem essa dúvida, continue lendo este artigo.
Separamos três maneiras de, sem muito investimento, sua loja se destacar entre tantas que estão tentando prosperar.
1 – Crie interatividade para se aproximar de seus clientes
A relação comercial, antes de qualquer coisa, é baseada em confiança, por isso é sempre bom quando se abrem espaços que valorizam e estimulam esse tipo de vínculo.
O cliente quer, antes de decidir por uma compra, ter espaço para experimentar o produto, obtendo o máximo de informações sobre ele.
Para este tipo de interatividade, há várias formas de criar canais de comunicação, principalmente com o auxílio de tecnologia. Mas, afinal, o que você espera do marketing digital?
Desde páginas nas redes sociais até grupos no WhatsApp, o mais importante é manter frequente a interação, mantendo uma conversa entre amigos.
Lance todas as novidades, faça promoções exclusivas, crie material informativo, faça pesquisas, responda a todos e, principalmente, ouça o que seus clientes tem a dizer sobre o seu negócio. Esteja sempre próximo deles. Esses laços criados fazem toda a diferença frente à concorrência.
2- Sua marca precisa de personalidade
Hoje em dia, o mercado é muito segmentado, e ao contrário do que muitos pensam escolher um público alvo é muito mais eficaz do que atacar de genérico.
Trace personas de seus prováveis clientes e estude o mercado em que eles estão inseridos. A partir daí, crie estratégias para alcançá-los de maneira efetiva. Por exemplo, seu público pode ser mais jovem e despojado, mais esportivo, pode ser pessoas que são adeptas da sustentabilidade, que são petfriendly, pode ser mais velho e que buscam por produtos com tradição. Quando definir quem você deseja alcançar, fortaleça sua marca oferecendo a ela a personalidade que atrai quem você deseja para dentro da sua loja.
O consumidor busca, sim, por bom preço, mas também por qualidade e consolidação de seus valores.
3- Foque na experiência de seus clientes
Se você já tem a confiança de seu consumidor e conseguiu conferir uma personalidade à sua marca, então é o momento de investir na experiência de seus clientes. Assim como sua marca precisa ser autêntica, sua loja também precisa de um aspecto que a distinga das demais. Para isso, vale apostar nas experiências sensoriais, que ficam marcadas no inconsciente de quem a visita. Pode ser no repertório musical agradável (sempre levando em conta quem é o seu público-alvo), em um aroma exclusivo, em um mimo personalizado, em um cantinho reservado para petiscos, em funcionários bem treinados, o ideal é fazer com que a visita a sua loja seja uma experiência única e agradável, que faça com que o cliente tenha vontade de voltar, deixando de ir à concorrência.
Se você tem uma loja e gostou das nossas dicas, conte-nos o resultado que obteve ao aplicá-las.
E se você ainda não tem uma relação de confiança com algum software de gestão, nos procure. A Hábil está preparada para mostrar a você tudo o que podemos fazer para que sua loja se destaque da concorrência.