Produtividade no trabalho é um dos tópicos mais importantes hoje em dia quando o assunto é ter mais resultados .
A produtividade no trabalho é uma medida econômica usada para determinar a saúde da economia de uma empresa. Especificamente, ela descreve o quanto é produzido por funcionário a cada hora.
Os aumentos de produtividade são geralmente aceitos como sinal de que a economia da empresa está se expandindo e os avanços tecnológicos e o aumento na eficiência dos trabalhadores são duas das fontes primárias de melhorias na produtividade.
Está a fim de medir a produtividade aí, em sua empresa?
Continue conosco.
Com o cálculo de produtividade também é possível saber a quantia exata que é gasta para fabricar um determinado número de produtos. Alguns especialistas em logística afirmam que, para saber se uma empresa é produtiva, deve-se saber se ela é capaz de gerar mais produtos e serviços de qualidade, mesmo com gastos reduzidos e dentro do menor espaço de tempo possível.
Para isso podem ser tomados os seguintes passos.
Defina uma unidade de medida
Para saber o quão produtiva está a sua equipe de trabalho, estabeleça metas e medidas. Elas ajudam na hora de saber sobre a que pés anda a sua produtividade.
Uma forma de fazer isso é pelo montante auferido, ou seja, monetário. Outra forma de medir a produtividade é pela quantidade, ou seja, o número de serviços produzidos, de chamadas atendidas, de serviços contratados entre tantos outros pontos que possam ajudar na medição.
Escolha um limite temporal
Escolher um limite temporal significa escolher o período de tempo que será preciso para fazer o cálculo. Pode ser uma hora, um dia, uma semana, um trimestre, um ano e assim por diante. Lembrando que quanto menor for o intervalo entre as medições, mais fácil fica para fazer o cálculo.
Meça o resultado do trabalho
Para medir o resultado obtido no empenho do seu trabalho, você pode criar uma tabela com os nomes dos funcionários da sua empresa e registrar os resultados obtidos através das realizações dos trabalhos. Existem sites especializados no registro de tarefas, eles podem te ajudar na hora de medir a produtividade.
Calcule o tempo de trabalho
Calcular o tempo de trabalho efetivamente utilizado em uma tarefa específica determina o seus períodos produtivos.
Por exemplo: durante um dia foram gastas 6 horas (de um trabalhador) ou 80 horas (de vários trabalhadores em conjunto) para produzir determinado número de serviços.
Calcule a produtividade do trabalho
Por fim, para calcular a produtividade do trabalho, basta pegar os resultados obtidos durante o período de tempo escolhido e dividi-los pelo número de horas que foram investidos para fazê-lo.
Dicas a considerar
Para medir a produtividade em serviços, ainda, pode-se dar os seguintes passos:
- Estipular qual a estrutura a analisar (o setor, o número de pessoas e o tipo de trabalho);
- Medir a produção;
- Calcular a capacidade de mão-de-obra nesse tipo de trabalho.
Saiba mais sobre produtividade baixando: