Como evitar fraude é uma preocupação que pode ser constante entre os gestores de comércios.
Afinal, os golpes são um dos responsáveis pelo abalo financeiro das empresas, que, em alguns casos, não conseguem se recuperar e acabam por fechar as portas.
Por isso, é interessante aprender como se proteger desse tipo de situação, pois os comércios, tanto físicos quanto eletrônicos, podem estar vulneráveis.
Pensando nisso, preparamos esse guia com algumas orientações e dicas que poderão te ajudar a aprender como evitar fraudes, tornando mais fácil proteger o seu comércio.
O que é fraude?
Fraude é todo tipo de ação ou conduta que tenha caráter enganador, com o intuito de lesar alguém.
Quando se pensa na fraude praticada diretamente contra o comércio, é possível entender que são práticas que prejudicam o cotidiano empresarial, feito de má-fé e que pode afetar a atuação do negócio.
Além disso, essas ações podem aumentar em épocas específicas.
Por exemplo, cenários de muito movimento no varejo, como Natal e Dia das Mães, existe um aumento na incidência dessas práticas, já que a atenção fica comprometida devido ao grande fluxo de atendimentos.
Por isso, é essencial conhecer como são realizadas essas ações, para poder evitá-las mais facilmente.
Dicas essenciais para evitar fraudes no comércio
Ações enganadoras costumam ser frequentes em lojas físicas, e também estão se tornando comuns no e-commerce.
Por isso, vale a pena conhecer alguns métodos que podem reduzir essa incidência. Consequentemente, te ajudar a se manter mais protegido contra malfeitores e golpistas. Veja quais são:
Treine a sua equipe
Uma maneira eficiente de reduzir a ação de golpistas é treinar os colaboradores para aprenderem a reconhecer situações em que a fraude pode ser aplicada.
Por isso, invista em capacitações realizadas por especialistas e dê estímulos para que esses indivíduos se preocupem em manter os malfeitores longe da sua loja.
Solicite documentos originais
Algo essencial no momento de realizar a cobrança das contas é solicitar um documento original com foto para a conferência com o nome do titular do cartão.
Caso sejam de pessoas diferentes, confirme o vínculo que pode garantir a compra.
Se necessário, entre em contato com o dono do cartão, para confirmar se esse empréstimo de cartão está autorizado.
Contrate um segurança
Vale a pena investir em um segurança nas lojas físicas, para evitar o roubo de peças.
Alguns clientes entram no estabelecimento pretendendo comprar ou ver itens, e levam modelos embora sem se preocupar em pagar.
Em momentos de grande movimento, esse risco aumenta ainda mais. Por isso, é interessante contratar alguém que possa proteger os interesses do empreendedor.
Pensando, especificamente, no comércio online, ainda é possível investir em mais algumas táticas de segurança.
Use um sistema antifraude
Sistemas de gestão e segurança também podem ajudar a identificar irregularidades nas transações comerciais, como dados incorretos e avisos sobre a clonagem de cartão, por exemplo.
Por isso, vale a pena apostar em uma ferramenta como essa, que irá contribuir para reduzir a incidência de fraudes.
Tenha certificado de segurança na máquina
O certificado de segurança é um autenticador que garante que a transação comercial está sendo realizada de maneira protegida, sem vazamento de informações e com criptografia máxima.
Investir em uma ferramenta como essa gera um diferencial para garantir que os clientes vão preferir a sua loja.
Afinal, ela é segura para realizar as suas compras e dificulta a ação de hackers e criminosos.
Tenha um intermediador de pagamentos que seja seguro
Por fim, é importante que o seu comércio eletrônico tenha um intermediador de pagamentos seguro.
Isso, inclusive, gera credibilidade ao seu negócio, considerando que os clientes se sentirão mais aptos a comprar com você.
Há algumas plataformas disponíveis no mercado e que atendem a essa necessidade com muita praticidade.
Além disso, muitas delas possuem valores bastante acessíveis, que podem ser absorvidos pela sua empresa sem causar impactos no orçamento.
As fraudes mais praticadas no comércio regular e e-commerce
Tanto o comércio físico quanto o eletrônico estão sujeitos a situações de fraude. E para cada modalidade, há um método específico na aplicação de golpes.
As vendas online, inclusive, demoraram para se popularizar no Brasil, justamente porque muitas pessoas acreditavam que a compra pela internet tornava os seus dados vulneráveis.
Com muito trabalho e divulgação de informações, os lojistas conseguiram modificar esse pensamento.
No entanto, isso não impediu que os golpistas continuassem tentando as suas jogadas. Em 2021, o número de tentativas de fraude nos e-commerces subiu 84%, de acordo com o portal IstoÉ Dinheiro.
E esse risco também vale para o comércio regular.
Então, para aprender como evitar fraudes, é interessante que você saiba quais são as mais praticadas, tanto em ambiente físico, como digital.
Roubo de dados do cartão
O roubo de dados do cartão é um dos golpes mais aplicados ultimamente. Por meio de apps maliciosos, que são instalados sem que você perceba, golpistas têm acesso aos seus dados de crédito.
Com eles em mãos, esses criminosos passam a fazer compras em e-commerces, prejudicando, diretamente, o titular da conta.
Fraude amiga
A fraude amiga é aquela em que uma pessoa se utiliza do cartão de crédito de algum conhecido para fazer compras.
No entanto, o titular do cartão não sabe sobre esse “empréstimo”. Isso se configura, também, como roubo ou furto.
Auto-fraude
A auto-fraude é um golpe aplicado pelo próprio cliente. Após realizar a compra de determinado produto pela internet, o indivíduo entra em contato com a operadora do cartão, afirmando que não realizou aquela transação.
Como é garantido por políticas específicas, esse cliente tem direito de contestar a sua compra em um prazo de até 180 dias.
Nesse período, ele afirma não ter realizado nenhum tipo de transação digital e a operadora do cartão o ressarce. Assim, ele acaba ficando com o produto e com o dinheiro.
Inadimplência
Esse é um dos golpes mais antigos do mundo: comprar e não pagar.
Mesmo com a ameaça de impedir o acesso ao crédito e “sujar o nome” do consumidor, ainda assim tem muitos clientes que realizam essa ação fraudulenta.
A inadimplência é um problema recorrente nas lojas físicas, principalmente nas que realizam parcelamento no cartão e crediários.
Investimento em capacitação de profissional e tecnologia
Uma das principais formas de como evitar fraudes, é investindo no conhecimento da equipe de vendas. Assim, eles serão capazes de antever situações que demonstram risco e se proteger.
Nesse caso, vale a pena investir em treinamentos e capacitações, que ajudarão os colaboradores a identificar ações de caráter fraudulento, e, principalmente, a como evitá-las.
Além disso, também é interessante investir no uso de softwares de gestão, que servem para nortear ações de venda e verificar a idoneidade dos dados dos compradores. Nesse caso, um bom sistema de ERP pode ser um ótimo aliado.
Como sugestão, indicamos que conheça os recursos do Hábil10, que pode contribuir para reduzir a incidência de fraudes em seu comércio.