Na gestão de um negócio, saber como contratar um funcionário ideal geralmente acaba se tornando um grande desafio.
Pois bem, existem algumas dicas que você pode aplicar no processo de seleção para garantir que a sua escolha seja a mais assertiva possível.
Como contratar o funcionário ideal:
- Analise com cuidado o currículo dos candidatos
Uma das dicas para você saber contratar o funcionário ideal é avaliar criteriosamente o currículo das pessoas que se candidataram à vaga disponibilizada por sua empresa.
Veja se o candidato apresenta as qualificações necessárias para ocupar o cargo que está vago.
Também é importante analisar a disponibilidade de tempo e se há algum elemento que possa inviabilizar a produtividade do funcionário dentro da sua organização.
- Seja cauteloso durante a entrevista
Durante a realização da entrevista procure analisar a segurança com a qual o candidato responde às perguntas. Tente identificar contradições em suas respostas e veja se o mesmo tem potencial para ocupar o cargo.
Na maioria das vezes é possível identificar o funcionário ideal para o cargo apenas durante a entrevista. Sendo assim, é importante que você avalie pontos tais como:
- Pontualidade ao chegar para fazer a entrevista;
- Segurança e objetividade nas respostas;
- Sequência lógica e racional entre as respostas dadas;
- Simpatia;
- Carisma.
Não esqueça de confirmar, durante a entrevista, as habilidades profissionais e experiências anteriores do candidato, até mesmo para se certificar de que as informações contidas no currículo realmente são verdadeiras.
Como contratar a equipe ideal de funcionários
Se você não está em busca de um, mas de vários funcionários e deseja montar uma equipe eficiente e que agregue valor para a sua empresa, então as dicas dadas acima também serão muito úteis nesse caso.
Mas não é só com o currículo e com a entrevista que você deve se preocupar. Para formar uma equipe de sucesso, é importante que, durante o período de experiência, você avalie como a sua equipe está evoluindo no ambiente de trabalho.
Algumas pessoas são ótimas em trabalhos individuais, mas péssimas em trabalhos em grupo e é justamente nesse ponto que você deve focar. Analise a sua equipe e verifique se há interação entre os funcionários que a integram, afinal de contas é este detalhe que faz toda a diferença nos resultados obtidos em uma empresa.
Como perceber o momento de contratar alguém novo
Se a sua dúvida é saber quando é o momento certo para contratar alguém novo para a sua equipe de funcionários, também temos algumas dicas para você.
Alguns fatores precisam ser avaliados antes de você tomar a decisão de contratar um novo funcionário, tais como:
- Sua equipe está sendo produtiva?
- Os resultados obtidos na sua empresa estão dentro das metas estabelecidas?
- Sua empresa está com problemas envolvendo algum funcionário?
- A demanda de serviços da sua empresa está sendo atendida integralmente?
- A equipe não corresponde mais às expectativas de trabalho da sua empresa?
Com as respostas obtidas a partir das questões formuladas acima, você deve avaliar e chegar a conclusão lógica se deve ou não contratar um ou mais funcionários para a sua empresa.
Portanto, agora que você já sabe como contratar um funcionário ideal para o seu negócio, basta seguir as dicas dadas acima e garantir que esta decisão seja tomada da melhor forma possível e o principal, seja causar prejuízos para a sua empresa.
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