Investimento Negócios

Como calcular o ROI em sua empresa?

Como calcular o ROI em sua empresa?

Você conhece o ROI? Saber qual é o Retorno sobre o Investimento do seu negócio é um passo importante para entender o quão lucrativa sua empresa é.

Com este dado, você tem informações importantes sobre sua gestão, principalmente sobre os erros que está cometendo e precisa mudar.

Para lhe ajudar, vamos falar mais sobre ROI hoje!

O que é o ROI?

ROI nada mais é que uma medida do que você ganhou a partir de um investimento. Você gastou, qual foi o retorno desse investimento?

Além de ser usado para avaliar rentabilidade, o ROI é uma ótima ferramenta de comparação para investimentos e estratégias.

Como calcular?

Calcular o ROI não é difícil. A fórmula é simples:

ROI = [(ganho – custo) / custo] x 100

Para melhorar, imagine o seguinte exemplo: Você teve um investimento de R$5.000,00. Um tempo se passou e você decidiu passar para frente esse produto, ou ação. Atualmente, ele vale R$7.500,00.

Como determinar o ROI?

Pegue o valor total do seu investimento: R$7.500,00
Subtraia todos os custos (seu valor inicial): R$7.500,00 – R$5.000,00 = R$2.500,00
Divida este valor pelo custo do seu investimento: R$2.500,00 / R$5.000,00 = 0,5
Multiplique este número por 100 para torná-lo uma porcentagem: 0,5 x 100 = 50%

Seu ROI, neste caso, é de 50%.

Como utilizar o ROI?

O ROI é um dado, sobretudo, flexível. Você pode aplicar a mesma ideia em vários pontos da sua gestão para saber como está o seu retorno financeiro.

No mundo empresarial, o ROI pode ser aplicado em quatro áreas distintas.

Operacional: para ter uma compreensão geral do desempenho da sua empresa.
ROI = [(ganho – custo) / custo] x 100

Técnico: para compreender o retorno sobre equipamentos que foram comprados, tecnologias novas que você trouxe para dentro da empresa e novas máquinas, por exemplo.
ROI = [(Total de Economias – Custos Técnicos) / Custos Técnicos] x 100

Marketing: Como você realiza seus investimentos em Marketing? Você tem algum retorno sobre eles? Mesmo parecendo uma conta subjetiva, é possível sim medir seus resultados de campanhas de marketing.
ROI = [(Crescimento nas Vendas – Custos de Marketing) / Custos de Marketing] x 100

Aplique essas fórmulas em seu dia a dia para saber como investir mais e melhor em sua empresa.

Para mais controle da sua gestão, conte com o Hábil Empresarial.

Como calcular o ROI em sua empresa?

Você pode gostar
Quais-métricas-são-importantes-no-varejo
Quais métricas são importantes no varejo?
Qual a hora certa de empreender?
Qual a hora certa de empreender?

Deixe o seu comentário para

Seu comentário*

Nome*
Website