A formação do preço para a venda é uma das principais dificuldades de quem tem um negócio. Este post irá tentar ajudá-lo a definir, de forma consciente, custos importantes de seu negócio, além de auxiliá-lo na elaboração de preços com margens de lucro.
Formação de preço de vendas
O cálculo do preço de venda do produto deve abranger e cobrir todos os custos da empresa para gerar o lucro desejado. É como dizer que ao vender o seu produto por determinado preço você está tirando todos os custos relativos a empresa, sejam eles Custo fixo, Custo Variável ou Não Operacional.
Lucro
O lucro consiste no retorno positivo de um investimento feito na empresa por uma pessoa.
Assim, para determinar e calcular o preço adequado de um produto e obter um lucro consistente é necessário entender tudo o que foi gasto no processo e traçar uma meta de remuneração do capital investido, ou seja, o “seu lucro”.
Ainda, existe a outra ponta do negócio: o mercado. Ele também é fator determinante quando o assunto é preço sobre venda. O fator atua na forma concorrencial e, por vezes, também influencia no valor final de qualquer produto que esteja na linha de venda.
O que queremos dizer é que de nada adianta colocar ou, ainda, desejar um preço para determinados produtos se o mercado não os aceita. Tratamos esta situação como uma variável não controlada.
Desse modo, você deve centrar seu foco em variáveis que podem e devem controlar dentro do seu empreendimento e da estrutura que você tem para formar preços, que são os custos fixos e variáveis.
Como fazer na prática
A primeira coisa a se fazer é calcular a margem de lucro média que você pretender tem em seu negócio.
O lucro, dito aqui, é o que sobra das vendas, menos o custo das despesas variáveis e menos, ainda, as despesas fixas. Vale ressaltar que cada tipo de empreendimento ou atividade tem uma margem de lucro. Salientamos que o lucro destina-se, exclusivamente, a remunerar o capital que foi investido na empresa. É desejável que esse capital seja remunerado no mínimo por volta de 2% a 4% ao mês.
Resumindo
Existem alguns softwares onde o cálculo do valor de venda é automatizado, formando preço em várias tabelas, o que facilita a vida do empreendedor.
O processo não é complexo. Basta apurar os valores e, quando julgar que eles estão seguindo o que foi planejado, repetir os valores para cada um dos produtos ou serviços disponíveis em sua empresa.
Saiba mais: