Diante das grandes demandas solicitadas pelo mercado, processos de produção e, ainda, pelas etapas logísticas, a tarefa de gerenciar uma fábrica ou uma indústria se torna desafiadora.
O investimento em metodologias, treinamentos e novas tecnologias capazes de fazer com que a produtividade aumente, com melhor qualidade, se faz necessário quando o objetivo da empresa é acelerar os resultados.
Um bom investimento e uma das melhores formas de conseguir esse aumento é um sistema ERP, específicos para o setor industrial.
O que é um ERP?
ERP: Entreprise Resource Planning é uma ferramenta que ajuda a vencer os desafios, sendo um grande diferencial para que as PMEs consigam superar os obstáculos, trilhando um caminho mais seguro.
De forma simples, um ERP é um sistema que gerencia todas as operações do cotidiano, como vendas, estoque, impostos, finanças entre outros.
Com todas as informações em apenas um lugar, melhora nos processos e menos erros, sua produtividade decola! Os ERP’s são o diferencial para tomada de decisão dentro das empresas.
Otimização e Rendimento
Através de um sistema ERP é possível alavancar, produzir, otimizar e obter um melhor faturamento.
Produzir, aqui, significa produzir com maior rendimento, otimizar refere-se à otimização de processos referentes a sua gestão, a consequência disso é a obtenção de um melhor faturamento.
Facilita a gestão de pedidos
Indústrias que possuem um sistema ERP implantado tendem a ter um aumento considerável na produtividade. Isso se dá, pois, esse tipo de sistema oferece soluções desenvolvidas especificamente para esses negócios.
Através desse sistema você consegue, por exemplo, tornar a gestão de pedidos mais fácil e com mais eficiência.
Isso permite um controle maior e o acompanhamento adequado de cada encomenda solicitada.
Assim, os empreendimentos conseguem cumprir melhor os prazos determinados, obtendo, assim, uma satisfação elevada dos clientes.
Melhora o gerenciamento de estoques
Um dos principais objetivos de um sistema ERP é integrar setores que normalmente não “conversam” entre si.
Com isso, é possível aumentar a economia e melhorar a produtividade em todas essas áreas.
Por meio das informações contidas no software é possível identificar as necessidades de suprimento em tempo real, o que ajuda a evitar pausas e atrasos na produção.
Ajuda na análise empresarial
O ERP possibilita fazer uma análise ampla da performance dos profissionais e do desempenho da empresa como um todo, pois ele oferece apontamento de horas trabalhadas, paradas de máquinas, peças refugadas e assim por diante.
Minimiza perdas e desperdícios
Por meio desse sistema é possível reduzir os desperdícios e perdas, pois há a possibilidade de fazer uma profunda análise de custos gerenciais e produtivos.
Confira algumas dicas de produtividade baixando gratuitamente o eBook: