Então você teve uma ideia, e acredita que será um sucesso. Primeiro passo é fazer uma análise de mercado, mesmo que informalmente, faça algumas pesquisas e descubra a opinião das outras pessoas. Feito isso descobrirá se sua ideia tem mesmo potencial. Ótimo! o primeiro passo foi bem dado.
1 – Pesquise nomes e o endereço da sua empresa
Pesquise se o nome está disponível na junta comercial, em seguida pesquise o endereço, para saber se no local é permitido a realização de atividades econômicas.
2 – Encontre um contador de confiança
Um bom contador vai auxiliá-lo quanto à documentação necessária para a abertura da empresa. Ele também pode te ajudar em um planejamento para sua empresa quanto as datas de pagamentos.
3 – Próximo passo: elaborar o contrato social e registrar na Junta Comercial
Nesse momento, procure também um advogado de confiança para elaborar o Contrato Social da sua empresa. Este é o documento fundador da sua empresa, nele haverá as informações sobre objetivos, ramos, capital, etc.
4 – O contrato social está pronto? Hora de registrar
Vá ao cartório de registro de pessoas jurídicas mais próximo com seus documentos. Você vai precisar levar:
- Três vias do contrato social (ou requerimento de empresário individual, ou estatuto);
- Cópias autenticadas do RG e do CPF dos sócios (se houver);
- Uma via do requerimento padrão (capa da Junta Comercial);
- Uma via da Ficha de Cadastro Nacional (FCN), modelos 1 e 2;
- Pagamentos de taxas através de DARF.
5 – Empresa registrada? Agora é o CNPJ
Você recebeu do cartório o NIRE, (Número de Identificação de Registro de Empresa). Com ele será possível obter o CNPJ – o registro da sua empresa como contribuinte.
6 – Alvará
É preciso agora ir até a prefeitura pegar o alvará de funcionamento, tenha em mãos os seguintes documentos:
- Formulário próprio da Prefeitura;
- Consulta prévia de endereço aprovada;
- Cópia do CNPJ;
- Cópia do contrato social;
- Laudo dos órgãos de vistoria;
7 – Inscrição estadual na Secretaria da Fazenda
Essa inscrição é necessária para obtenção do registro no ICMS. Em geral, a documentação pedida é:
- Três vias do documento único de cadastro, DUC;
- Uma via do documento complementar de cadastro, DCC;
- Cópia autenticada ou original do comprovante de endereço dos sócios (se houver);
- Cópia autenticada de documento que prove o direito de uso do imóvel, como contrato de locação ou escritura;
- Número do cadastro fiscal do contado;;
- Comprovante de contribuinte do ISS, para as prestadoras de serviço;
- Certidão simplificada da junta (para empresas constituídas há mais de três meses);
- Cópia do ato constitutivo;
- Cópia do CNPJ;
- Cópia do alvará de funcionamento;
- RG e CPF dos sócios.
Em alguns Estados, você pode resolver essa etapa pela internet.
8- Registre-se na previdência
Mesmo que ainda não exista funcionários, você tem o prazo de 30 dias para fazer o registro da sua empresa, após os início das atividades, para pagar os tributos devidos.
9- Nota fiscal
É preciso, agora, solicitar autorização para emitir nota fiscal na prefeitura ou na secretaria do comércio da sua cidade. Pronto!
Se você já tem sua marca, é melhor registrar para que ninguém roube a sua ideia, caso ainda não tenha, crie logo ou contrate alguém para este serviço.
Lembre-se sempre do marketing: é comum novos empresários não se importarem com questões como divulgação, por isso, seja diferente dos demais. Tenha em mente que investir em marketing é investir na imagem da sua empresa. Ele é ideal para que ela seja lançada com planejamento naquilo que ela deseja comunicar. Hoje existem empresas especializadas em pequenos empreendedores que desejam dar mais atenção ao marketing. Isso pode ser um importante diferencial para o seu negócio.
Planejamento financeiro: No momento de abrir uma empresa é fundamental estar com tudo em dia, para evitar sustos e garantir um melhor andamento dos processos. Caso precise, existem softwares como o da Habil para te ajudar a fazer alguns controles.
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