A decisão sobre a comissão dos vendedores é uma questão de gestão. Não apenas financeira, como também de motivação de sua equipe de vendedores.
Esta estratégia é adotada por diversas empresas que querem alavancar suas vendas através deste tipo de incentivo.
No entanto, existem algumas dúvidas em relação a esse tipo de remuneração, se ela deve ser paga de maneira fixa, variável, ou ambas as opções.
Caso sua empresa escolha a remuneração fixa, existe o risco dos seus vendedores se acomodarem, afinal, independentemente dos resultados obtidos no mês, o salário estará garantido.
Por um outro lado, a comissão variável estimula muito mais a sua equipe de vendas.
Isso porque no fim, todos se esforçam mais para atingir um número de vendas que garanta uma boa remuneração.
Vamos entrar mais a fundo neste assunto? Dessa forma, você gestor vai descobrir qual a melhor opção para sua empresa!
O que é comissão de vendas?
Pagar comissão sobre vendas é uma das formas de recompensar a equipe de vendedores de sua empresa.
Esta estratégia faz com que eles se sintam motivados a ir atrás de melhores resultados, já que isso não beneficia apenas a empresa, mas a remuneração deles também.
Na maior parte das vezes, a comissão é um valor percentual que o trabalhador recebe baseado nas vendas que ele realizou.
Tipos de comissão de vendas
Comissão por vendas
Nesse caso, os vendedores podem receber uma porcentagem referente a cada venda feita.
O pagamento pode ser feito sempre no momento da venda, ou ao fim do mês, juntamente do salário.
Comissão e salário juntos
A maioria das empresas fazem o pagamento dos seus vendedores com o salário fixo junto das comissões.
Nesse caso, a comissão pode ser tanto fixa, ou preestabelecida sobre o valor de cada venda.
Além do mais, pagar um salário todo o mês demonstra que a empresa percebe o trabalho do vendedor e reconhece seu esforço.
O colaborador percebe que não se trata apenas dos bons números de vendas feitas.
Comissão pura
Neste caso, todo o dinheiro que o funcionário ganha é proveniente das comissões sobre as vendas fechadas.
Esse tipo de comissão está presente na lei, que demanda que caso o vendedor não venda bem durante o mês, o mesmo tem direito a um salário mínimo.
Comissão por faturamento
Na comissão por faturamento o cálculo é baseado no que a empresa conseguiu faturar no mês anterior com todas as vendas.
É estabelecida uma porcentagem a ser paga para seus vendedores, de por exemplo 7%.
É necessário pegar o valor total do faturamento e pagar 7% do valor para a equipe de vendas.
Comissão por margem de lucro
Nente modelo de comissão, o vendedor recebe uma porcentagem fixa por venda feita.
O cálculo da comissão é baseado no lucro bruto gerado no final de cada mês.
Para calcular o lucro bruto é necessário somar o faturamento total do mês e subtrair os custos totais do negócio.
Este é um tipo de comissão bastante sustentável para a empresa, uma vez que o vendedor receberá a comissão relativa ao de fato entrou no caixa da empresa.
Comissão por recebimento
Esse modelo de comissão é mais utilizado por empresas que fazem vendas a prazo e recebem seu valor parcelado.
A comissão por recebimento permite que o gestor tenha mais controle do dinheiro que entra no caixa da empresa.
As comissões são passadas aos vendedores somente depois da empresa receber o pagamento da parcela.
Comissão escalonada
No caso da comissão escalonada é necessário determinar um aumento progressivo da porcentagem do pagamento da comissão.
Um exemplo prático seria:
- Se for vendido R$ 5 mil, o vendedor recebe uma comissão de 5%;
- Se for vendido entre R$ 10 mil e R$ 20 mil, sua comissão passa a ser de 10%;
E assim por diante.
Taxa de colocação
Neste tipo de comissão, um valor fixo deve ser estabelecido como a comissão que o funcionário vai receber. Esse valor não é em porcentagem.
Em um exemplo prático: em cada venda feita o vendedor recebe R$ 400,00
Comissão limitada
A comissão limitada funciona a partir de um teto máximo de comissão.
Na prática: se a empresa determinar que R$ 25 mil é o teto máximo que cada colaborador recebe em comissões, independentemente do número de vendas feito, se o vendedor atingir esse teto, ele não ganha nada além disso.
Desenhar
No comissionamento feito através do Draw, o vendedor recebe um “adiantamento” para começar a vender o produto ou serviço da empresa.
A expectativa é que ele venda mais do que a quantidade dada até o final do mês. Até porque, caso o vendedor não atinja a meta estabelecida pelo negócio, ele precisa devolver o dinheiro adiantado.
Comissão residual
No caso da comissão residual,o vendedor continua recebendo mesmo após o fechamento da venda.
Sendo necessário apenas que o cliente permaneça ativo nas compras feitas com a empresa.
Com o cliente fazendo compras continuamente, o vendedor recebe uma porcentagem de comissionamento disso.
Comissão por território
Este tipo de comissão permite que os times de vendas foquem o aumento da cartela de clientes em uma determinada região.
A equipe de vendas pode trabalhar de forma conjunta, porém, cada um recebe sua comissão pelas vendas de forma individual.
Mais vendas mais resultados
É necessário estabelecer um planejamento para aumentar o número de vendas de sua empresa.
Toda a sua gestão é focada no aumento de vendas para aumentar a lucratividade.
Além de um bom comissionamento para o seu modelo de negócio, é necessário contar com ferramentas que facilitam o processo de vendas.
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