As recentes fraudes envolvendo boletos bancários, obrigaram os bancos e as empresas que fazem a emissão desses boletos a procurarem alguma alternativa.
A solução imediata encontrada por esses órgãos foi a descontinuação da forma mais vulnerável deste documento, o chamado boleto sem registro.
Se você deseja saber mais sobre esse assunto para não ficar perdido com as mudanças ocorridas frente a emissão de boletos bancários, continue lendo esse post e veja como será feito esse processo e o que muda agora com a implementação dos boletos com registro.
Boletos sem registro não são mais permitidos!
Os boletos sem registro são de simples emissão para os comerciantes e prestadores de serviço, pois não há a necessidade de enviar nenhuma forma de confirmação para a instituição bancária na qual o cliente efetuará o pagamento.
Entretanto, existe uma agência preferencial, e após o vencimento do documento, o pagamento só pode ser feito em pontos dessa instituição.
A falta de comunicação com a instituição, faz com que esta não tenha nenhum controle a respeito de onde vêm e para onde vão os pagamentos desses boletos, o que permitia o acontecimento de várias fraudes, e o pior: que elas raramente fossem descobertas em tempo hábil, causando muitos prejuízos materiais, tanto para o banco, como para as empresas e seus clientes.
Boleto com registro: O que isso muda nas empresas?
Basicamente a sua empresa precisará abolir a emissão de boletos sem registro, uma vez que estes podem ter o seu código de barras facilmente modificado, alterando assim a conta onde o dinheiro será depositado após o pagamento.
Com a adoção da emissão de boleto com registro, a sua empresa passará a ficar mais resguardada acerca de possíveis fraudes, garantindo assim mais segurança nos pagamentos e demais processos envolvendo boletos bancários tanto para o seu negócio, quanto para os seus clientes.
Processos que precisam ser modificados com a adoção do boleto com registro
Agora, além de emitir o documento, você precisará enviar ao banco as informações referentes à venda realizada.
Essas informações são reunidas no arquivo de remessa, e correspondem basicamente aos dados do comprador (dados do sacado), a descrição do produto ou serviço em questão, taxas de juros, multas, data de vencimento e etc.
Os softwares precisam ser atualizados? Qual o impacto disso?
Em relação aos softwares de automação gerencial, grande parte deles já trazem a emissão de boletos com registro como uma de suas funções. O que acontecerá com o tempo será o desaparecimento da opção sem registro, que seguirá um escalonamento de acordo com o valor dos boletos.
Cuidados que devem ser tomados
Você deve investir em um bom sistema de gestão, caso contrário, a emissão do boleto com registro, e envio dos arquivos de remessa pode se tornar uma tarefa desorganizada e trabalhosa, prejudicando a experiência de compra dos seus clientes.
Existe a cobrança de uma taxa pelo banco para a emissão e gestão de boletos, mas ela é menor do que as taxas cobradas em transações por cartão de crédito ou de débito.
Agora que já sabe como funciona e o que é preciso fazer para se adequar a nova regra do boleto com registro, basta tomar as providências necessárias para que a sua empresa empresa faça essa transição da melhor forma possível, aumentando assim a segurança e diminuindo cada vez mais os riscos de fraudes envolvendo boletos bancários.
A funcionalidade que os ERPs apresentam e que tornam o seu uso colaborativo na gestão empresarial é a gestão de boletos, por exemplo.