Empreendedorismo Financeira Gestão

Benefícios do controle financeiro empresarial

Controlar as finanças de maneira adequada é o que faz um empresa se consolidar por longos anos.

Não é novidade para ninguém que, ao abrir uma empresa, o empreendedor visa a obtenção dos lucros. Por isso, é necessário saber de forma precisa fatores que porventura possam desestabilizar financeiramente negócio.

O controle financeiro empresarial é uma prática que agrega e mostra onde será possível investir o seu dinheiro. Por meio deste é possível fazer um levantamento de despesas e receitas mais frequentes, apontando onde está sendo aplicado cada centavo que você está investindo.

Ainda, com ele, você tem um olhar panorâmico sobre algumas informações importantes, como:

  • Custos operacionais
  • Salários e benefícios de funcionários
  • Produtos que dão lucro
  • Produtos que dão prejuízo
  • Planejamento orçamentário
  • Contas a pagar
  • Contas a receber

O Controle financeiro empresarial consegue ajudar nas suas escolhas, trazendo mais segurança para o seu dia a dia.

A seguir, listamos 7 benefícios desse controle:

1. Tranquilidade na gestão

Com a prática de um bom controle das suas finanças você mantém seu negócio engrenado e funcionando. Isso mantêm suas contas em dia e os investimentos direcionados para o caminho certo. Tudo isso permite tranquilidade na hora de tomar decisões referentes ao gerenciamento do seu negócio.

2. Corte de gastos

Com o controle financeiro você consegue “colocar no papel” os gastos que sua empresa está praticando. Com isso é possível identificar os gastos supérfluos, ou seja, os desnecessários e os que necessitam ser revistos para realizar investimentos maiores. Isso faz a conta de “investimento-resultado” bater no fim de cada mês.

3. Previsão para o futuro

Sem adivinhações. Um controle financeiro permite estabelecer e traçar novos objetivos de curto, médio e longo prazo, definindo a quantia que poderá ser investida em cada um desses períodos.

4. Planejamento e acompanhamento do ROI

O ROI – Retorno sobre Investimentos – é uma relação segura do dinheiro que você ganhou ou perdeu em um investimento. Com um controle financeiro você pode avaliar com brevidade e antecedência o ROI de um determinado investimento. Isso identifica se vale ou não a pena realizá-lo.

Após a realização do investimento, é possível acompanhar o desempenho do mesmo e se o resultado está sendo o esperado. Isso permite a correção de rotas caso haja necessidade.

5. Contratação ou demissão de pessoal

Aumentar a equipe traz custos. Lembre-se sempre disso. Contratar e demitir é um ato comum do dia a dia de todo empreendimento. Com um controle empresarial é possível tomar essas decisões de forma estabilizada, evitando futuras surpresas.

Ele permite avaliar se seu fluxo de caixa pode arcar com um novo funcionário – levando em conta todos os custos como INSS e FGTS – além de dizer se haverá algum impacto no seu bolso essa rescisão contratual do colaborador.

6. Definição do preço de venda

Ações como mapear os concorrentes e saber como cada um atua no seu segmento mercadológico são básicas para definir o preço de venda do seu produto ou serviço.

Porém existem outros fatores, como a Projeção de Margem de Contribuição e a Projeção do Ponto de Equilíbrio, que só um bom controle financeiro poderá ajudar você a fazer.

7. Orçamento colaborativo

O orçamento colaborativo permite que cada setor da empresa monte sua proposta de orçamento, justificando a necessidade dos valores, negociando com a diretoria sua aprovação.

Essa prática é adotada por muitas empresas, fazendo uma divisão de um percentual do que será economizado, como forma de motivar equipes e estimular as pessoas a realizarem suas atividades com um objetivo comum e de maneira mais consciente.

Baixe nosso eBook e veja alguns passos para te ajudar na gestão:

cta-7-passos-para-iniciar-a-gestao-empresarial-560x293

Você pode gostar
Gestão Financeira: Mais Estabilidade em tempos de Crise
Veja 5 dicas para controlar melhor seu fluxo de caixa
Veja 5 dicas para controlar melhor seu fluxo de caixa

Deixe o seu comentário para

Seu comentário*

Nome*
Website