Controlar as finanças de maneira adequada é o que faz um empresa se consolidar por longos anos.
Não é novidade para ninguém que, ao abrir uma empresa, o empreendedor visa a obtenção dos lucros. Por isso, é necessário saber de forma precisa fatores que porventura possam desestabilizar financeiramente negócio.
O controle financeiro empresarial é uma prática que agrega e mostra onde será possível investir o seu dinheiro. Por meio deste é possível fazer um levantamento de despesas e receitas mais frequentes, apontando onde está sendo aplicado cada centavo que você está investindo.
Ainda, com ele, você tem um olhar panorâmico sobre algumas informações importantes, como:
- Custos operacionais
- Salários e benefícios de funcionários
- Produtos que dão lucro
- Produtos que dão prejuízo
- Planejamento orçamentário
- Contas a pagar
- Contas a receber
O Controle financeiro empresarial consegue ajudar nas suas escolhas, trazendo mais segurança para o seu dia a dia.
A seguir, listamos 7 benefícios desse controle:
1. Tranquilidade na gestão
Com a prática de um bom controle das suas finanças você mantém seu negócio engrenado e funcionando. Isso mantêm suas contas em dia e os investimentos direcionados para o caminho certo. Tudo isso permite tranquilidade na hora de tomar decisões referentes ao gerenciamento do seu negócio.
2. Corte de gastos
Com o controle financeiro você consegue “colocar no papel” os gastos que sua empresa está praticando. Com isso é possível identificar os gastos supérfluos, ou seja, os desnecessários e os que necessitam ser revistos para realizar investimentos maiores. Isso faz a conta de “investimento-resultado” bater no fim de cada mês.
3. Previsão para o futuro
Sem adivinhações. Um controle financeiro permite estabelecer e traçar novos objetivos de curto, médio e longo prazo, definindo a quantia que poderá ser investida em cada um desses períodos.
4. Planejamento e acompanhamento do ROI
O ROI – Retorno sobre Investimentos – é uma relação segura do dinheiro que você ganhou ou perdeu em um investimento. Com um controle financeiro você pode avaliar com brevidade e antecedência o ROI de um determinado investimento. Isso identifica se vale ou não a pena realizá-lo.
Após a realização do investimento, é possível acompanhar o desempenho do mesmo e se o resultado está sendo o esperado. Isso permite a correção de rotas caso haja necessidade.
5. Contratação ou demissão de pessoal
Aumentar a equipe traz custos. Lembre-se sempre disso. Contratar e demitir é um ato comum do dia a dia de todo empreendimento. Com um controle empresarial é possível tomar essas decisões de forma estabilizada, evitando futuras surpresas.
Ele permite avaliar se seu fluxo de caixa pode arcar com um novo funcionário – levando em conta todos os custos como INSS e FGTS – além de dizer se haverá algum impacto no seu bolso essa rescisão contratual do colaborador.
6. Definição do preço de venda
Ações como mapear os concorrentes e saber como cada um atua no seu segmento mercadológico são básicas para definir o preço de venda do seu produto ou serviço.
Porém existem outros fatores, como a Projeção de Margem de Contribuição e a Projeção do Ponto de Equilíbrio, que só um bom controle financeiro poderá ajudar você a fazer.
7. Orçamento colaborativo
O orçamento colaborativo permite que cada setor da empresa monte sua proposta de orçamento, justificando a necessidade dos valores, negociando com a diretoria sua aprovação.
Essa prática é adotada por muitas empresas, fazendo uma divisão de um percentual do que será economizado, como forma de motivar equipes e estimular as pessoas a realizarem suas atividades com um objetivo comum e de maneira mais consciente.
Baixe nosso eBook e veja alguns passos para te ajudar na gestão: