O ciclo de vida do cliente é um ciclo natural percebido no mercado.

É como se fosse o ciclo de vida de uma pessoa, mas aplicado às relações de consumo.

Começa pela segmentação, passando pela aquisição, rentabilização, retenção e recuperação.

Não existe possibilidade de venda sem a captação de clientes. Quanto maior o poder de uma empresa de atrair consumidores em potencial, melhores os seus resultados no mercado.

Mas o processo de captação e venda nem sempre é fácil. Ele envolve esse grande ciclo.

Faz parte deste ciclo a delimitação do público-alvo, da persona e de outros elementos básicos, até chegar na recuperação, quando esforços são colocados em prática para fisgar um cliente que abandonou a marca.

Compreender o funcionamento e cada uma das etapas permite entender o consumidor e, consequentemente, pensar estratégias para que ele se mantenha fiel ao produto ou serviço oferecido.

Qual a importância de aplicar isso na sua empresa?

Cada cliente deve ser tratado de forma especial. No mercado empresarial moderno, atendimento personalizado não é mais um diferencial, mas sim uma obrigação de qualquer empreendedor.

Os clientes estão exigentes e buscam sempre por serviços que sejam de qualidade, personalizados e com preços justos.

Ao compreender o ciclo de vida do cliente, tanto o gestor quanto a equipe do estabelecimento podem colocar em prática estratégias de negócio.

Quais são as 5 etapas?

Segmentar

A primeira etapa é a segmentação.

Segmentar significa fracionar, dividindo o grupo em várias partes menores.

O seu público-alvo deve ser organizado com base nos gostos, comportamentos e desejos, além de outros indicadores, como idade, sexo e preferências de consumo.

Analise quem é sua persona e como dividi-la em grupos. Você pode, por exemplo, separar clientes e não clientes, ou então clientes que fazem parte do plano A, plano B e plano C.

Sempre que sentir que a comunicação com dois grupos de cliente não pode ser a mesma, faça a segmentação.

Ela ajuda a compreender as diferenças existentes dentro do público-alvo.

Quando se segmenta, é possível atender de forma diferenciada cada um dos perfis de consumidores.

Aquisição

A partir da segmentação, é o momento de começar a adquirir clientes.

Uma ótima maneira de fazer isso é através do marketing de conteúdo, com a produção de material relevante para cada um dos perfis obtidos no processo de segmentação.

Ao invés de produzir um único tipo de conteúdo (para todo o público-alvo), é fundamental produzir estilos de conteúdos específicos para cada perfil (obtido a partir da segmentação).

Seja com a estratégia que for, após reconhecer quem é seu público-alvo e segmentá-lo, crie formas de chegar até estas pessoas.

Será pelo marketing digital? Offline? Telefone? Quais são os hábitos do seu público e qual a melhor forma de adquirir esse perfil de cliente?

Rentabilizar

Agora que os clientes foram adquiridos e já demonstram interesse na marca, é preciso pensar maneiras de rentabilizar o negócio.

Estratégias de venda devem ser colocadas em prática, pois é nessa etapa que a empresa consegue recuperar o capital investido e começar a produzir lucro.

Reter

A quarta etapa do de vida do cliente na empresa é a retenção, também conhecida como fidelização do cliente.

As pessoas que já executaram ações dentro da empresa, como a compra de um produto, devem ser estimuladas a continuar fiéis à marca.

Uma boa maneira de fazer isso é oferecendo descontos exclusivos para clientes da empresa, ou realizar promoções que envolvam somente essas pessoas.

Esses mesmos clientes podem voltar a comprar produtos e serviços. Na verdade, são bem mais propensos a fazer isso.

Recuperar

Infelizmente, alguns clientes acabam abandonando a marca, por diversos motivos.

Um bom gestor não deve menosprezar e descartar esse cliente, mas sim buscar formas de recuperá-lo.Isso pode ser feito com o oferecimento de descontos, promoções e outras estratégias de venda.

Tente compreender qual ponto do processo você está mais vulnerável a perder clientes e o que fazer para melhorar esse índice?

Esse é o ciclo de vida do cliente no mercado, com todas as suas etapas. Saber como ele funciona e quais estratégias devem ser tomadas em cada etapa é fundamental para ter sempre uma boa quantidade de clientes ativos e fiéis à marca.

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