A margem de contribuição pode dizer a você se a receita da sua empresa é capaz de pagar os seus custos e despesas fixas e ainda assim gerar lucro.
Levando isso em conta, é fundamental aprender a fazer o cálculo da margem de contribuição corretamente e com uma certa regularidade.
O lado bom deste indicador é que a sua conta é bastante simples, conforme você verá ao longo deste artigo .
Confira!
O que é a margem de contribuição?
A margem de contribuição é conhecida também como lucro bruto ou ganho bruto sobre as vendas, pois se trata do valor que sobra das vendas ao descontar os custos de despesas variáveis.
O indicador leva esse nome justamente por estar relacionado a diferença entre o preço de venda e os custos e despesas envolvidos nesta operação (margem) e porque é capaz de mostrar o quanto cada venda contribuiu para o pagamento de custos, despesas fixas e para a geração de lucro (contribuição).
Para tornar mais fácil a compreensão de o que é margem de lucro, imagine que um restaurante gasta R$ 1 mil por mês com custos e despesas fixas, como o aluguel do espaço, algo que não muda independentemente da quantidade de pessoas que ele servir.
Nesse cenário, para o negócio ser sustentável, é preciso que o valor gerado pelas vendas seja maior do que o valor que o dono gasta com despesas fixas, para gerar lucro.
Se isso não acontecer, o restaurante fecha o mês no prejuízo.
Importância da margem de contribuição: entenda
A margem de lucro é importante porque ela diz quanto dinheiro um negócio é capaz de gerar a partir de suas vendas para conseguir pagar os custos e despesas fixas e ainda assim ter lucro.
Nesse sentido, se o seu valor da margem de contribuição é maior do que o valor total dos custos e despesas fixas, quer dizer que a sua empresa está no lucro.
Mas se esse valor é menor, significa que a empresa está tendo prejuízo.
Além do mais, a margem de contribuição é importante porque possibilita identificar alguns pontos do negócio, como:
- qual deve ser o volume mínimo necessário de vendas do negócio para conseguir pagar os custos e despesas fixas, algo que chamamos de ponto de equilíbrio;
- visualizar qual é o produto ou serviço mais lucrativo do negócio e qual deles está trazendo mais prejuízo e provavelmente precisa deixar de ser oferecido;
- quais os descontos de acordo com o volume vendido para um único cliente.
Tipos de margem de contribuição
Os tipos de imagem de contribuição são unitária e total.
Entenda mais sobre elas abaixo.
– Margem de contribuição unitária
A margem de contribuição unitária propõe que você olhe individualmente para cada um dos seus produtos ou serviços prestados.
Assim, ela determina que o cálculo aconteça a partir do faturamento do produto ou serviço reduzido dos custos e despesas variáveis do próprio item.
Deste modo, é definida a seguinte equação como cálculo para margem de contribuição unitária:
Margem de contribuição unitária = faturamento unitário de cada produto/serviço – custos e despesas exclusivos a ele
– Margem de contribuição total
A margem de contribuição total envolve o valor de todas as receitas somadas subtraído dos custos e de despesas variáveis totais.
Deste modo, todos os produtos e serviços de um negócio são responsáveis por contribuir para a análise da margem de contribuição, seja com seus faturamentos ou com seus custos e despesas variáveis.
Isso nos leva a seguinte equação da margem de contribuição total:
Margem de contribuição total = faturamento total – custos e despesas variáveis totais
Como calcular a margem de contribuição?
Para calcular a margem de contribuição você precisa entender quais são as despesas variáveis e os custos variáveis, para então chegar a sua fórmula.
Na sequência, explicamos melhor como você pode fazer isso na prática. Acompanhe!
– Despesas Variáveis
As despesas variáveis são aquelas que mudam de acordo com a volatilidade dos resultados do seu negócio.
Alguns exemplos de despesas variáveis comuns são:
- comissão dos vendedores;
- manutenções não programadas;
- reparo de avarias;
- fretes e multas por atraso na entrega de um produto ao cliente;
- incidentes na produção.
– Custos Variáveis
Consideramos o custo todos os gastos que estão envolvidos diretamente com a atividade de fim do seu negócio, logo, sem esse tipo de custo é impossível seguir com a produção, como custos de matéria-prima e pagamento do salário dos funcionários do chão de fábrica.
Um custo variável, por sua vez, se trata de tudo o que um negócio paga para ter o que é vendido para seus clientes.
Em um comércio, o custo variável pode ser o valor de sua mercadoria e o imposto pago na compra.
Em serviços, são os gastos com peças e materiais usados no trabalho.
Em uma indústria, envolvem os gastos de produção, como insumos e embalagens.
– Margem de contribuição: Fórmula
Compreendendo o que é despesa variável e custo variável, chegamos a fórmula da margem de contribuição, que é a seguinte:
MC = receita total – (custos variáveis + despesas variáveis)
Margem de contribuição e ponto de equilíbrio: entenda a relação
O ponto de equilíbrio operacional (PEO) envolve em seu cálculo duas variáveis: a margem de contribuição total e os custos fixos da empresa.
Deste modo, a sua fórmula é a seguinte:
PEO = Custos Fixos Totais / Margem de Contribuição Total
Então, se um negócio tem R$10.000 de custos fixos e uma margem total de 20%, isso significa que para cada R$1,00 faturado, ele conseguiu ter R$0,20 de lucro bruto.
No cálculo do PEO, temos:
PEO = 10000/0,20 = R$50.000
Logo, o negócio precisa faturar R$50.000 para encerrar o seu mês com todos os custos pagos, depois desse faturamento ele passa a ter lucro líquido.
Conclusão
Como você viu ao longo deste artigo, a margem de contribuição se trata do valor que sobra das vendas ao descontar os custos de despesas variáveis.
Este indicador é importante porque diz quanto dinheiro um negócio é capaz de gerar a partir de suas vendas para conseguir pagar os custos e despesas fixos e ainda assim ter lucro.
Então, não esqueça sua fórmula de cálculo:
MC = receita total – (custos variáveis + despesas variáveis)
E lembre-se que o sistema da Hábil está a seu dispor para ajudar você a ampliar as oportunidades de rentabilidade do seu negócio!