Nos posts anteriores falamos sobre a importância do controle de estoque e demos algumas dicas para não errar no controle do estoque. Nesse post, descobrimos que manter o estoque organizado, sem falhas e bem controlado parece uma tarefa difícil, por isso, agora vamos mostrar que existem formas de otimizar o controle de estoque para que essa etapa não tome mais ainda o seu tempo.

Confira algumas dicas valiosas:

Utilize um software de gestão

Saber tudo que entra e sai do estoque é a melhor forma de evitar falhas e controlar a quantidade de produtos. Com a ajuda de um software de gestão que faça o controle de estoque como o Hábil Empresarial, você terá registros próprios de mercadorias e materiais, facilitando dois serviços ao mesmo tempo, o de gestão financeira e o controle de estoque, pois isso deixará o gestor ciente das mercadorias que precisa repor de acordo com as sazonalidades, das saídas maiores e as datas de vencimento.

Padrão de Inventário

Treine seus colaboradores para criar uma rotina de manuseio do novo software de controle, esse será o novo padrão de lançamentos de entradas e saídas de mercadorias. Isso unificará as categorias e deixará todas as informações em um mesmo local.

Entregas

Se prepare para receber as mercadorias. Reserve no seu estoque o local de cada categoria e seja rigoroso quanto às encomendas, controle os andamentos do embarque e do desembarque dos suprimentos para que nada fique de fora do inventário. Ao otimizar o controle de estoque, você saberá quanto vai durar certa categoria de produto, com o objetivo de planejar o próximo pedido.

Contrate alguém para cada setor

O estoque ou depósito é divido em várias zonas, o ideal é que cada parte tenha o seu responsável específico. Assim, ele ficará encarregado de cuidar para que nada saia ou entre sem ser colocado no sistema.

Se organize de acordo com a demanda

Ter mercadorias no estoque é importante, mas dê preferência para os itens que estão com maiores saídas ou para aqueles que terão mais demanda no período atual. Logo, você vai observando quais produtos estão sobrando e quais estão faltando para que sejam pedidos mais equilibradamente.

Estoque sem barreiras

Nunca é demais lembrar que seu estoque precisa ser um local de fácil tráfego, onde pegar as mercadorias seja algo fácil e colocá-las de volta também. Grandes pilhas de determinado produto podem dificultar a movimentação ou até muito complicado de pegar acabará atrasando a reposição nos locais de venda.

Cuidar de grandes estoques pode ser estressante, porém, com as dicas acima ficará mais fácil aperfeiçoar o controle de estoque da sua empresa, pois, tempo é dinheiro e quanto melhor aproveitado seu tempo mais verá seus clientes satisfeitos. Coloque as dicas em prática e aproveite as melhorias no seu controle de estoque.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *