Sem categoria

Conheça os desafios para 2019

Conheça os desafios para 2019

Você sabe quais são os desafios para 2019 nas pequenas e médias empresas? Ou melhor, sente que está preparado para eles?

O próximo ano pode ser mais um ano de instabilidade.

E todo empreendedor que deseja se manter firme em 2019 precisa se preparar em vários aspectos. Questões tributárias, atualização de processos, produtividade.

Se você ainda não se sente totalmente preparado para os desafios do ano que vem, confira esse artigo na íntegra e veja como se preparar e garantir que o ano de 2019 seja um período de prosperidade.

Algumas coisas podem ser previstas

Todo ano é uma incógnita em vários aspectos. O cenário político-econômico muda bastante, surpresas aparecem, taxas flutuam. Mas o que pode ser previsto?

Os impostos, por exemplo, sempre foram uma questão difícil para empreendedores. O Brasil é um dos países com maior carga tributária, o que pode dificultar muitos negócios. A tributação, porém, é um destes desafios que podem ser previstos.

Além disso, outro desafio para 2019 é a parte financeira. Os donos de negócios que quiserem se manter estáveis dentro do mercado precisarão remodelar muitos gastos para conseguir manter a saúde financeira dos empreendimentos.

Desafios para 2019: Como se preparar para eles?

  • Tributação

A tributação no Brasil é uma questão bem complicada. Se você realmente quiser obter lucro no seu negócio, mas, ao mesmo tempo, manter ele regular perante a Receita, é necessário procurar meios de reduzir a tributação de forma legal.

A melhor forma de enfrentar isso é contar com um profissional de contabilidade. Isso porque, existem várias formas de lidar com impostos e até obter isenção de forma a diminuir suas despesas, mas tudo dentro da lei.

  • Equipe

Mais um dos desafios para 2019 que você precisa estar preparado é o fato de encontrar profissionais capacitados e manter sua equipe motivada.

Para enfrentar esse obstáculo o ideal é estabelecer parâmetros de qualidade na hora da contratação. Tenha funcionários que atendam às necessidades do negócio.

Além disso, vale à pena investir em treinamentos e capacitações.

Manter seu time com profissionais que gostam do que fazem, harmonioso e que estão de acordo com as metas e posicionamentos da empresa é essencial para qualquer ano.

  • Produtividade

Produtividade é sempre um ponto importante.

A verdade é que hoje qualquer um que queira se manter no mercado precisa ser rápido e dinâmico. Gestores, principalmente.

Para aumentar a produtividade do seu negócio, reveja seus processos para 2019. Encontre acertos e falhas, como melhorar e como manter formas de monitoramento que possam indicar o que está e o que não está dando certo no seu negócio.

  • Tecnologia

Todas as empresas precisam acompanhar as inovações tecnológicas. Isso porque, é através delas que você poderá otimizar vários aspectos do seu negócio, inclusive a produtividade.

Para enfrentar esse desafio, aproveite o início de ano para automatizar alguns processos. Esse tipo de investimento será extremamente benéfico, principalmente a médio e longo prazo.

  • Financeiro

A parte financeira é também é um dos desafios para 2019. A verdade é que a redução de gastos é essencial para manutenção da empresa e aumento do lucro.

O desafio está em baixar os custos de forma a não prejudicar a qualidade de produtos e serviços.

Para conseguir lidar com essa parte, tenha em sua equipe um profissional especializado para analisar as finanças. Através dele será possível otimizar suas despesas, melhorando a saúde financeira.

Além disso, aprenda cada vez mais sobre capital de giro, como cobrar pelos seus produtos e como realizar uma gestão financeira eficiente.

  • Contar com um sistema de gestão pode ajudar

O sistema de gestão é algo indispensável para as empresas. Independentemente do porte ou segmento.

Isso porque ele pode ajudar você em todos os aspectos citados acima.

Através de um sistema, você consegue acompanhar de perto desde a execução de processos, sua equipe, seus resultados e as finanças e controles administrativos.

Esse monitoramento e cuidado diário permite que você tome decisões mais assertivas ao longo do ano.

Com ele, além de conseguir se preparar para os desafios para 2019, você também irá otimizar o dia a dia do seu negócio.

Por isso, não deixe de investir em um sistema de gestão.

Agora que já sabe quais desafios terá que enfrentar no ano de 2019, não perca tempo e comece a planejar suas ações para garantir a estabilidade do seu negócio no ano que vem!

Qual a hora certa de empreender?

Você pode gostar
O-que-é-o-Ciclo-de-Vida-do-Cliente
O que é o Ciclo de Vida do Cliente?

Deixe o seu comentário para

Seu comentário*

Nome*
Website