Financeira Gestão

Como gerenciar uma crise financeira

Como-gerenciar-uma-crise-financeira

Considerando o cenário econômico atual, as crises financeiras empresariais ou pessoais são quase impossíveis de serem evitadas.

No entanto, existem meios para você saber como gerenciar uma crise financeira e fazer seu bolso ou sua empresa saírem do vermelho. Quer saber como?

Tenha o conhecimento sobre a existência da crise financeira

O primeiro passo para você saber como gerenciar uma crise financeira, é reconhecer que ela existe.

Portanto, olhe constantemente sua planilha de gastos, dê umas olhada se seu faturamento está baixo, se está com dificuldade de manter ou até mesmo aumentar os prazos dados pelos fornecedores e se suas metas estão sendo atingidas no prazo que você estipulou.

Se algumas, ou todas essas opções estiverem acontecendo, é hora de chamar um contador para que ele identifique onde sua empresa está gastando mais do que deveria.

Evite situações que leve a sua empresa a uma crise financeira

Além de ter total controles dos gastos, para que se possa evitar as crises, é necessário a prevenção das situações pelas quais sua empresa poderia entrar em crise.

Esta é uma tarefa árdua, uma vez que elas são impossíveis de saber exatamente quando irão acontecer.

Porém, especialistas no assunto apontam alguns sinais que indicam o início de uma possível crise, como o aumento de juros, maus investimentos, mudança de gestão, nível de endividamento elevado, dentre outros. É justamente nesses sinais que você deve ficar atentos.

Tenha o controle sobre os gastos e investimentos da sua empresa  

Ter total controle sobre o dinheiro que sai da sua empresa é de extrema importância, uma vez que a falta de controle sobre esses fatores é uma das principais causas que levam muitas empresas à falência.

Sendo assim, procure por meios que o ajudem a ter um melhor controle sobre os valores que saem e os que entram no seu negócio.

Hoje em dia existem muitos programas e softwares de gestão que auxiliam pequenos, médios e grandes empreendedores a lidar melhor com problemas como este.

Software De Gestão para auxiliar no controle financeiro

O controle financeiro pode ser algo difícil, mas os avanços tecnológicos não deixaram o mundo empresarial de lado.

Atualmente a antiga planilha está sendo deixada de lado pelo softwares de gestão. Eles fazem o controle de tudo que entra e sai na empresa de maneira rápida, fácil e segura.

Portanto, uma das dicas para você saber como gerenciar uma crise financeira, é adquirindo um bom software de gestão de finanças, pois ele ajudaria bastante com esse controle, tornando mais fácil a identificação de falhas no processo de gestão financeira para se chegar mais rapidamente a uma solução, evitando assim que a crise venha a comprometer o sucesso da sua empresa.

Gastos Desenfreados – Evite-os

Ter controle nos gastos é a chave para evitar possíveis crises.

No momento em que você gasta mais do que ganha, seu orçamento será diferente no próximo mês e o dinheiro usado para pagar alguma conta extra fará falta em algo que realmente deveria ser comprado.

O primeiro passo é fazer o controle desses gastos. Guarde todos os comprovantes dos gastos que efetuou, pois assim você saberá o quanto gastou em um determinado período.

O segundo é analisar para onde foi esse dinheiro, o que realmente foi necessário, e o que não foi. Os gastos desnecessários devem sofrer um corte.

O terceiro passo consiste em pesquisar sobre os preços do que realmente será necessário comprar, uma vez que você já sabe o que é essencial e não irá sofrer cortes, é hora de buscar locais em que o custo benefício do produto valerá mais a pena.

Dessa forma, você não só cortará gastos como irá economizar.

Portanto, com as dicas dadas acima, você saberá como gerenciar uma crise financeira e assim terá boas chances de impedir que ela prossiga, colocando o seu negócio em risco.

Você pode gostar
Benefícios do controle financeiro empresarial
Quando você deve informatizar seu negócio?
Em que momento você deve informatizar seu negócio?

Deixe o seu comentário para

Seu comentário*

Nome*
Website