As datas sazonais, também chamadas de datas comemorativas, podem ser usadas durante todo o ano para criar novas estratégias e campanhas para vender mais.
Além de ocasiões como Dia das Mães, Dia dos Pais, Dia das Crianças, Dia dos Namorados e Natal, há diversas outras datas sazonais no calendário que geram ótimas oportunidades para os comércios melhorarem seus resultados. A seguir, listamos algumas dicas que ajudam a aproveitar essas datas. Confira!
Identifique as datas sazonais mais relevantes para o seu negócio e crie um calendário de vendas
Embora, como dissemos já de início, haja diversas datas comemorativas no calendário, para aumentar as vendas no seu comércio não adianta usar aquelas que não têm nada a ver com o seu negócio.
Por isso, para começar a se beneficiar das datas sazonais é fundamental que você identifique aquelas que se relacionam com o tipo de produto/ serviço que você oferece e com o seu público. Afinal, se você tem uma loja de material de construção, não faz sentido fazer ações no Dia das Crianças. E se vende roupas, não têm porque comemorar o Dia do Padeiro ou do Profissional de TI.
Crie promoções interessantes e personalizadas para cada data
Para que suas ações de datas sazonais façam sentido e gerem bons resultados, é essencial que seu comércio crie promoções específicas para cada ocasião, considerando as características de cada “comemoração” e os interesses e necessidades do público que você pretende atingir naquele momento.
Planeje seu estoque
De nada adianta criar estratégias específicas e grandiosas para as datas comemorativas, se o seu estoque não estiver preparado para suportar o aumento das vendas.
Faça cálculos e previsões para garantir atendimento ao maior número possível de clientes. Pois, do contrário, mesmo que sua campanha seja bem sucedida, você pode perder diversas vendas por não ter um produto ou não conseguir realizar um serviço.
Divulgue suas ações com antecedência
Para garantir que suas ações deem certo e que não fique estoque parado, é importante divulgá-las muito bem e com boa antecedência.
O ideal é começar a planejar as ações até três meses antes da data comemorativa e iniciar sua divulgação entre 15 dias e 1 mês antes do evento.
Mostre suas ações especiais nas redes sociais
As redes sociais são ferramentas essenciais para alavancar os resultados de qualquer negócio hoje em dia. Por isso, invista em ações especiais nessas plataformas: elas trarão bons frutos.
Entre as ações que valem ser colocadas em prática nas redes sociais estão:
- personalizar o perfil da empresa de acordo com a data comemorativa
- fazer postagens relacionadas à sazonalidade
- divulgar as ações que estão sendo realizadas na empresa em ocasião daquela data.
Prepare sua loja
Entre as ações que ajudam a aproveitar as datas sazonais, preparar o espaço físico da loja é um dos mais importantes. Investir em detalhes na decoração que remetem à comemoração mostra a dedicação e o cuidado da empresa, ajuda a fazer os clientes entrarem no clima e pode influenciar na decisão de compra.
Invista na qualidade do atendimento
A qualidade do atendimento ao cliente nas ações de datas sazonais é extremamente importante para o sucesso da sua estratégia.
Oriente seus funcionários para que eles estejam preparados para lidar com o provável aumento de fluxo de consumidores e não permita que isso diminua a excelência do atendimento prestado.
Bônus: calendário com as principais datas comemorativas
Para você tirar de letra e criar uma campanha incrível para o seu negócio, vamos listar as datas sazonais mais importantes e conhecidas, aquelas que fazem muito sentido seu comércio comemorar:
1 de janeiro – Ano Novo
Carnaval
8 de março – Dia Internacional da Mulher
15 de março – Dia Mundial do Consumidor
Páscoa
1 de maio – Dia do Trabalhador
1° domingo de maio – Dia das Mães
12 de junho – Dia dos Namorados
15 de julho – Dia do Homem
1° domingo de agosto – Dia dos Pais
15 de setembro – Dia do Cliente
12 de outubro – Dia das Crianças
Mês de novembro – Black Friday
25 de dezembro – Natal
Esperamos que nossas dicas para aproveitar as datas sazonais sejam muito úteis para o seu negócio. Acompanhe nosso blog para ver outros conteúdos como este!