Estoque Gestão Hábil Empresarial

Gestão de Estoque em Panificadora

Gestão de Estoque em Panificadora

O gerenciamento correto do estoque é essencial, pois ajuda a controlar gastos desnecessários, além de evitar a falta ou o acúmulo de produtos estocados.

Alguns cuidados são indispensáveis para o bom funcionamento de todos os processos. Existe, por exemplo, uma divisão de atividades do controle de estoque, elas são:

  • Registro: que se refere à classificação dos produtos – do modelo ao custo.
  • Fiscalização: se baseia no controle dos produtos como o tributário.
  • Gestão: parte estratégica do processo que analisa os indicadores que podem melhorar a operação.

Estar verificando constantemente o andamento dessas etapas é muito importante, pois o bom funcionamento delas pode fazer o estoque ficar mais eficiente e rentável.

A solução para que seus processos aconteçam sem erros pode ser a utilização de um software de automação comercial. Isso pode fazer com que seus atendimentos e processos se tornem muito mais ágeis.

A pergunta é pra você gestor de panificadoras. Você sabe como como gerir o estoque da sua panificadora?

Algumas questões são de extrema relevância e precisam ser conhecidas pelo gestor de estoque. Portanto, vamos a elas;

O armazenamento, posicionamento e venda de produtos

Produtos como carnes e derivados em estabelecimentos comerciais tem regras específicas em relação ao armazenamento, posicionamento e venda.

Caso alguma regra da vigilância sanitária para padarias seja violada, o gestor terá de arcar com as consequências, algumas diretrizes precisam ser seguidas, como:

  • Inicialmente a padaria recebe uma advertência que pode ou não ter pena educativa.
  • Pode haver multa.
  • Apreensão dos produtos, das embalagens, bem como dos utensílios.
  • Pode haver também interdição total ou parcial de seções, produtos, serviços, equipamentos, veículos, entre outros.
  • Pode da mesma forma, ter descarte de embalagens, recipientes e produtos.
  • Suspensão da fabricação dos produtos.
  • Suspensão de vendas.
  • Cancelamento do registro do produto.
  • Cancelamento do alvará sanitário e da licença de funcionamento.
  • Proibição da propaganda da padaria.
  • Entre outros.

Depois de analisar seriamente esses termos, e avaliar o quanto sua padaria pode estar correndo sérios perigos de ser multada e até de ter decretado seu fechamento, é sempre bom tomar muito cuidado. Por essa razão, o estoque tem toda essa importância.

Como gerir o estoque de sua padaria?

Tenha uma boa planilha de controle

A planilha para padaria deve conter itens listados no estoque, bem como discriminações importantes com relação à quantidade, data de vencimento, sangrias, recebimentos, perdas, entre outros.

Gerenciamento de qualidade

Cada funcionário de padaria deve ter um papel bem específico para que os processos sejam desenvolvidos da melhor forma, evitando que um colaborador acuse o outro de ser o responsável por alguma falha que venha a acontecer.

Portanto, nomeie os responsáveis por cada processo de atendimento ou atuação. Se possível coloque as funções por turno, responsabilidade e listagem de forma visível. Neste caso um quadro pode ser muito útil.

Tranque o estoque e impeça entradas de ratos e outros insetos

Trabalhar com comida exige intensificação de cuidados. Portanto, além de contabilizar o estoque, em volume, quantidade e etc; lembre-se de manter o local de armazenamento da padaria bem vedado e propício para o tipo de alimentos que seu estabelecimento utiliza.

Cuidados a serem tomados com o estoque

Realize constantemente a contagem dos produtos. Faça a contagem toda a semana, isso irá gerar uma análise de curto prazo com relação ao volume de saídas semanais.

Verifique também quais são os produtos mais caros que sua panificação faz uso.

Para isso é bom usar gráficos para que seja possível verificar o que é mais necessário para a fabricação de determinados alimentos.

Veja se há como ser substituído por outro ingrediente que possa compensar no custo, sem que se perca em qualidade e sabor.

Não deixe também de gerar a informatização para padaria. Não vivemos em uma era jurássica, é preciso como gestor e empreendedor, entender a importância dos acessos que sistemas de automação trazem e que facilitam tanto no controle financeiro, e também pode te ajudar a ficar de olho na produtividade do seu negócio.

Esse mesmo sistema pode ser útil em vários sentidos, como: cálculos dos custos das mercadorias, valor de frete, tributação fiscal, impostos, entre outros.

Estoque e alimentos perecíveis

Por fim, vamos falar dos alimentos perecíveis. Nada de exageros!

Para que sua padaria atue dentro do necessário, é preciso estabelecer uma quantidade mínima e máxima de cada produto/ ingrediente no estoque.

Além disso, cada armazenamento deve ser selecionado com atenção.

Como você pode ver, com foco e determinação é possível minimizar e até mesmo excluir completamente o risco de perder dinheiro com produtos que estão fora da validade, mofados ou até mesmo contaminados.

Sua gestão de estoque vai definir grande parte do sucesso de sua empresa.

É peça fundamental para a organização dos processos, e influi de forma profunda nas questões financeiras do seu negócio.

Mantenha-se atento às etapas dos processos que constituem as diversas repartições da sua panificadora para garantir sucesso e rendimento no final de cada mês.

E aí, ficou mais fácil fazer a Gestão de estoque da sua panificadora? Aproveite e baixe nosso e-book gratuito:

7 passos para iniciar a carreira empresarial

Você pode gostar
Aumente a produtividade da sua empresa com um sistema ERP
10 sinais que você deve adotar um software para seu negócio

Deixe o seu comentário para

Seu comentário*

Nome*
Website