Gestão Hábil Empresarial Produtividade

Controle de Estoque para Pequenos Comércios

Controle-de-Estoque-para-Pequenos-Comércios

A maioria dos empreendedores hoje em dia não faturam o quanto gostariam e, apesar de investirem pesado em seus negócios, ainda não alcançaram bons resultados. Isso pode acontecer por  falta de controle de estoque em seus empreendimentos.

E você? Sabe como anda o estoque do seu estabelecimento? Consegue manter um controle fixo desse estoque?

Aqui você entenderá um pouco mais sobre a importância de manter um controle de estoque eficiente, quais são os principais benefícios disso e como fazer para garantir um controle de estoque eficiente.

Importância de manter um controle de estoque para pequenas empresas

Manter um controle de estoque eficiente é essencial para o sucesso de qualquer empresa, principalmente para as de pequeno porte.

A partir do momento em que você não detém este controle, há uma perda considerável das vendas em função da falta de produtos.

É preciso que você tenha em mente que o controle de estoque ineficiente pode acabar prejudicando a imagem da sua empresa.

Isso mesmo! Quando os consumidores vão até as lojas, é porque estão em busca de algo específico e quando não encontram acabam se frustrando com o estabelecimento.

Dessa forma as chances dele retornar a essa mesma loja para comprar algo são mínimas, o que caracteriza uma queda acentuada no número de vendas.

Portanto, é importante que você mantenha o controle do seu estoque em dias. Além de evitar a queda nas vendas, esse controle pode também garantir uma série de outros benefícios para o seu negócio.

Principais benefícios do controle de estoque para pequenas empresas

Pode até não parecer, mas contar com um bom controle de estoque significa ter em mãos uma excelente estratégia competitiva para o seu estabelecimento.

Ao dispor sempre dos produtos que os clientes estão buscando no mercado, você conquista a satisfação da clientela, aumentando assim a chance de fidelizar o seu público.

Além disso, manter o controle do seu estoque também vai lhe gerar benefícios como:

  • Elevação do percentual de vendas;
  • Diminuição de custos;
  • Facilidade para manter a qualidade dos produtos;
  • Economia de tempo.

Como garantir um controle de estoque eficiente

Para manter o seu estoque sob controle e assim garantir todos os benefícios que essa prática pode gerar, é preciso seguir algumas dicas básicas, sendo que a primeira delas é fazer parceria com os fornecedores certos.

Não adianta você achar que fechando com vários fornecedores diferentes, apenas pelo preço baixo, é uma boa estratégia para lucrar mais. Nesse caso você pode acabar se confundindo com valores e prazos diferentes, o que representa um risco para o seu negócio.

Diante disso, a dica é sempre optar por 2 ou 3 fornecedores que lhe ofereçam o melhor custo e prazo, sem deixar a qualidade do produto de lado.

Além disso, outra dica para você conseguir fazer o controle de estoque do seu negócio é manter um controle de entrada e saída de produtos no seu estabelecimento.

Esse controle é muito importante e, nesse caso, você pode investir em um bom software de gestão que possa auxiliar você nesse processo.

Automatizar o seu controle de estoque é a melhor dica que pode adotar para garantir uma gestão eficiente dos produtos que entram e que saem da sua empresa.

Atualmente você encontra uma infinidade de empresas que oferecem esse tipo de serviço.

Basta escolher a que melhor se adequa a demanda do seu negócio e dessa forma melhorar o controle de estoque do seu estabelecimento.

Aproveite e baixe nosso e-book com motivos para você ter um software de gestão para pequenas empresas, é gratuito.

CTA

Você pode gostar
Um ERP grátis para aumentar a produtividade da sua equipe
Gestor fazendo balanço do setor financeiro
Dicas para melhorar o setor financeiro da sua empresa

Deixe o seu comentário para

Seu comentário*

Nome*
Website