Marketing digital para pequenas empresas

O marketing digital para pequenas empresas pode ser o segredo para o sucesso do seu negócio. E, ao contrário do que muitos imaginam, não se trata de algo complexo. Com um celular nas mãos e nossas dicas, você pode começar agora mesmo a aplicar técnicas de marketing digital, ou seja, colocar em prática ações de publicidade, propaganda e comunicação na internet, utilizando diferentes tipos de canais para divulgar seus produtos e serviços.

Ficou interessado em saber mais sobre como se tornar relevante para o mercado através do marketing digital? Então continue a leitura!

Marketing digital X Marketing tradicional

O marketing tradicional, seja ele feito por meio de anúncios em veículos de comunicação, ações em eventos e pontos de venda ou, ainda, com a distribuição de panfletos e brindes, nunca caiu em desuso total. Afinal, ele tem suas vantagens, como alcançar um grande público, atingir pessoas de faixas etárias mais avançadas e dar maior visibilidade à marca. 

Porém, a grande desvantagem do marketing tradicional, principalmente para as pequenas empresas, é o seu alto custo. Alguns planejamentos chegam a custar milhões de reais. 

Por sua vez, com marketing digital todas as empresas podem, a partir de um baixo custo (celular com internet, por exemplo), se lançar pela rede mundial de computadores e alcançar um público ilimitado. 

Há exemplos de marcas que começaram do nada, mas com pouca verba e muita criatividade conseguiram abrir grandes portas e se colocaram entre as grandes.

Independentemente do tamanho da sua empresa, o marketing digital disponibiliza ferramentas certas para desenvolver campanhas qualificadas na internet, reproduzindo resultados reais para o seu empreendimento.

Quais as vantagens de adotar estratégias de marketing digital para pequenas empresas

Veja agora quais são as vantagens do marketing digital para as pequenas empresas:

1. Reduzir custos

Como já mencionamos, o marketing digital apresenta um custo mais baixo do que o marketing tradicional, já que é possível atingir um grande público e alcançar excelentes resultados sem altos investimentos em publicidade televisiva, outdoors, anúncios impressos etc.

Com ideias criativas, estratégias inteligentes e boas ferramentas, você consegue um retorno maior quando comparado às mídias tradicionais.

2. Segmentar o público 

Pesquisa promovida pelo Comitê Gestor da Internet do Brasil revelou que, em 2020, o país chegou a 152 milhões de usuários. Números mostram que 81% da população com mais de 10 anos de idade tem internet em casa. Ou seja, por meio do marketing digital é possível alcançar  uma parcela considerável que abrange mais da metade da população nacional. 

E o grande diferencial do marketing digital para pequenas empresas é a personalização. Com tanta gente online, leva vantagem quem souber segmentar o público e preparar uma estratégia de comunicação adequada.

Com um bom marketing digital sua empresa consegue se comunicar com um público limitado, mas extremamente qualificado, ou seja, realmente interessado no seu produto ou serviço. 

3. Fortalecer a presença online 

Hoje em dia, muitos consumidores preferem conhecer a identidade da marca, as causas que ela defende e seus valores antes de realizar a compra.

E uma maneira de trabalhar o branding é criando perfis em diferentes canais online, como nas redes sociais, por exemplo. Dessa forma, fica mais fácil para o consumidor encontrar a sua empresa na internet, interagir com ela e tirar todas as dúvidas que podem surgir durante a jornada de compra. 

Se você não marcar presença por lá, outras empresas concorrentes vão ocupar o seu lugar.

4. Fidelizar clientes 

As estratégias de marketing digital permitem que as pequenas empresas fidelizem clientes por meio das diversas ferramentas e canais, mantendo o contato ativo, estimulando a recompra ou a indicação da marca para amigos e familiares. 

E como você já deve saber, a fidelização é muito vantajosa, uma vez que costuma valer mais a pena que o processo de aquisição de novos clientes. 

Como exemplos de estratégias que podem ajudar nessa fidelização estão a nutrição de leads e a oferta personalizada por e-mail.

5. Conseguir mensurar resultados 

Por fim, essa talvez seja a vantagem mais importante do marketing digital para pequenas empresas.  No mundo digital tudo pode ser quantificado e no marketing não é diferente. Assim, é possível saber quantas pessoas entraram em uma página, por quanto tempo ficaram, quantas clicaram em um link, assistiram um vídeo, curtiram um post ou por quais canais chegaram.

Por meio de ferramentas que geram relatórios você consegue identificar o que  realmente está funcionando na sua estratégia, qual é o ROI (retorno sobre investimento), o CAC (custo de aquisição de clientes), entre outras métricas importantes.

Quais estratégias de marketing digital adotar em sua pequena empresa 

Veja a seguir algumas das principais estratégias que devem ser adotadas por você quando se trata de marketing digital para pequenas empresas:

Comece traçando objetivos

Antes de começar qualquer ação, é importante se perguntar o que você deseja alcançar com ela. Isso é fundamental para ter parâmetros no momento de tomar decisões.

Para te ajudar a definir de forma clara seus objetivos, indicamos que você responda à seguinte questão antes de começar o seu trabalho: O que você espera com o marketing digital?

A resposta pode ser: 

  • gerar mais tráfego qualificado
  • gerar leads
  • aumentar suas vendas
  • manter a sua marca na mente dos clientes
  • melhorar a sua presença nas redes sociais 

E claro, cada resposta pedirá uma ação diferente. 

Para tráfego qualificado, crie uma persona

As personas são figuras-chave para a comunicação com o cliente e nada mais são do que personagens que representam o público-alvo do negócio. Elas são criadas a partir de dados demográficos, socioeconômicos e do levantamento dos interesses e das preferências dos seus clientes.

A importância de traçar sua persona é saber exatamente com quem você está falando antes de falar. Para qualificar o seu público, é preciso se comunicar de forma a atrair quem você deseja, produzindo conteúdos que elas queiram consumir, produzidos especificamente para elas.

Para gerar lead, produza conteúdo relevante

O braço do marketing digital que produz e compartilha conteúdo relevante para um público-alvo é chamado de inbound marketing e, teoricamente, é a contradição do marketing tradicional, que compra a atenção do usuário com banners e publicidade paga.

No inbound marketing o objetivo é atrair a atenção do público a ponto de transformá-los de visitante do site em potenciais clientes, com interesse na atuação que a empresa possui no mercado.

Para isso, a relevância e a regularidade do conteúdo gerado deve mostrar sua autoridade no assunto em relação aos concorrentes, provando assim que o investimento vale a pena.

Com um material realmente relevante, o tempo que o seu leitor gastará no seu site ou perfil nas redes sociais trará visibilidade ao seu empreendimento, além de colocá-lo no topo das ferramentas de busca.

Além disso, um bom conteúdo, que mostre que você e sua equipe realmente entendem do assunto, pode garantir ainda mais chances de conversão.

Entre os conteúdos que podem ser gerados estão, além de artigos para blogs, vídeos, webinars, infográficos e e-books. 

Mas lembre-se, o mais importante nesta etapa é entregar o conteúdo certo no momento certo para a pessoa certa.

Se você quer aumentar suas vendas, invista em mobiles

Mobilidade é a palavra-chave para quem quer investir na internet. 

De acordo com o IBGE, desde 2014 há mais brasileiros acessando a internet pelo celular do que pelo computador. Já a Pesquisa Nacional de Amostra por Domicílio Contínua (Pnad Contínua), o telefone celular foi o principal meio para acesso à internet, sendo utilizado por 94,6% das pessoas em 2017.

Por isso, é possível afirmar que sua presença online depende diretamente de pensar no mobile.

Se você quer a sua marca na mente dos clientes, utilize técnicas de SEO

 Uma das estratégias essenciais do marketing digital para pequenas empresas é a boa localização nos mecanismos de busca do Google. Esse é um dos indicadores para saber se a sua empresa está desempenhando um bom trabalho.

A estratégia para conseguir fazer com que sua marca esteja entre as mais lembradas nas buscas é saber usar de forma inteligente as palavras-chaves, trabalho que no marketing digital é designado SEO.

Preste atenção nas tendências, no que as pessoas estão comentando, o que estão procurando na internet e ao que seus concorrentes estão produzindo e se utilize disso para aumentar sua busca orgânica e seu tráfego como um todo.

Quanto mais visibilidade, mais as pessoas lembrarão da sua marca.

Para melhorar sua presença nas Mídias Sociais, entenda como cada uma delas funciona

As redes sociais são um atalho para mostrar todo o conteúdo relevante que você anda produzindo ao mundo, mas cada uma delas tem uma característica e objetivo e, por isso, deve ser abordada de forma exclusiva.

Cada um dos canais, Facebook, Twitter, Instagram, Linkedin, merece uma atenção especial, já que são direcionados a audiências diferentes.Por isso, poder contar com alguém que entenda de social media pode ser um bom negócio, já que essa pessoa saberá que tipo de conteúdo produzir e compartilhar, em cada lugar.

Entretanto, todas as redes sociais têm algo em comum: são canais de interação entre o consumidor e sua empresa. Assim, não economize na interação para que os usuários tenham uma boa impressão da sua marca.

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Equipe Hábil
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Sistema de gestão que leva agilidade, eficiência e controle para as pequenas empresas brasileiras.

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