Como fazer controle financeiro

Planejamento e controle financeiro são a chave do sucesso para qualquer negócio, independentemente do porte ou área de atuação. No entanto, é comum que alguns donos não saibam muito bem como fazer a gestão das finanças de sua empresa, prejudicando seus resultados.

Pensando nisso, neste texto nós mostramos a você a importância de realizar uma gestão financeira de forma correta e damos dicas de como manter as finanças do seu negócio sob controle. Confira!

O que é o controle financeiro? 

O controle financeiro é um conjunto de ações realizadas com o objetivo de acompanhar e melhorar os resultados de uma empresa, evitando excesso de gastos e equilibrando as contas. 

Quando bem realizado, o controle financeiro oferece ao dono importantes dados sobre a situação do negócio e ajuda na tomada de decisões, como cortar funcionários ou fazer novas contratações, investir em equipamentos e infraestrutura e se chegou o momento de expandir.

Por que fazer controle financeiro?

Em outro texto aqui do blog, o Benefícios do controle financeiro empresarial, nós listamos alguns bons motivos para realizar uma boa gestão financeira em empresas e comércios. Mas além dos benefícios citados lá, vale lembrar que é o foco no equilíbrio das finanças que permite que um negócio cresça. 

Donos que negligenciam o controle financeiro invariavelmente cometem erros que causam sérios problemas à empresa e podem, até mesmo, levar ao fechamento das portas.

5 dicas para controlar as finanças do seu negócio

Agora que você sabe como o controle financeiro pode impactar uma empresa, veja dicas de como controlar suas finanças e garantir que seu negócio vá bem.  

1. Separe as finanças pessoais das da empresa

Essa é a dica-chave para o dono que deseja ter um negócio próspero. Não importa o tamanho da sua empresa, se é um negócio só seu ou um comércio familiar: jamais misture as finanças pessoais com as da empresa. Para isso:

  • comece mantendo contas bancárias separadas e divida, com organização e rigor, o que são recursos da empresa e o que é dinheiro seu
  • determine o valor e a data para a retirada do seu pró-labore mensal e evite realizar qualquer outra transferência do capital da empresa para sua conta pessoal
  • em nenhuma hipótese pague contas pessoais com o dinheiro da empresa.

2. Tenha disciplina

É impossível ter controle financeiro sem disciplina. Se o dono ou responsável pela parte financeira do negócio não tiver foco e não fizer um acompanhamento diário das entradas e saída de receita, as chances de haver desequilíbrio nas finanças são muito grandes. 

3. Fique de olho no fluxo de caixa

O acompanhamento do fluxo de caixa, com registro de toda entrada e saída de valores da empresa é uma medida indispensável para um controle financeiro eficiente.

Um controle de caixa bem feito permite planejar ações e agir para equilibrar as finanças da empresa, mantendo o negócio sempre no positivo. 

4. Conheça todos os prazos

Outro ponto que merece toda a atenção na gestão financeira de um negócio são os prazos e as datas de recebimento e de vencimento das contas. Manter esse tipo de controle evita atrasos nas quitações e o pagamento de juros.

Conhecendo os prazos fica muito mais fácil controlar o fluxo de caixa e estabelecer prioridades de pagamento.

5. Use um sistema de gestão empresarial

Tão fundamental para que um negócio dê certo, fazer controle financeiro de forma adequada não é nada fácil sem o uso de um sistema de gestão empresarial. 

Esses softwares, que automatizam os processos de provisionamento financeiro e controle da área financeira, ajudam as empresas a eliminar erros, cortar custos e otimizar seus processos, o que impacta positivamente nos ganhos do negócio. 

Se a sua empresa está em expansão e você precisa melhorar seu controle financeiro, conheça o sistema Hábil Empresarial, um programa desenvolvido para atender às necessidades de gestão de empresas e comércios. 

Software instalável, o Hábil oferece diversos recursos para otimizar a operação do seu negócio e garante controle e segurança para a gestão das suas finanças

Quer ver outras dicas  e aprender como fazer controle financeiro de forma simples e prática no seu negócio? Então, baixe o nosso e-Book: Controle financeiro para pequenas e médias empresas. É grátis!

Equipe Hábil
Equipe Hábil

Sistema de gestão que leva agilidade, eficiência e controle para as pequenas empresas brasileiras.

Artigos: 269